O que é um currículo? Dentre as várias respostas possíveis, podemos destacar que é um suporte para orientar as ações dos professores no seu fazer educacional, norteando o processo ensino-aprendizagem. Por isso a necessidade de que seja muito bem construído.
Existem diversos tipos de currículo: fechado, aberto, oculto, entre outras formas de classificação, mas de um modo geral, podemos destacar algumas características que são importantes em um currículo.
Como nosso tema é educação cristã, vamos destacar marcas ou características de um currículo educacional cristão, o que não impede que também faça parte de um currículo de forma geral.
Dentre outras marcas, o currículo precisa ter:
1- Clareza: Que possa ser usado com facilidade, sem complexidade, coerente, sucinto, sem deixar de abordar os saberes/conhecimentos planejados.
2- Comunicação: Comunicar de forma simples e clara. Jesus como Mestre dos Mestres, nos mostrou que Ele usava coisas do cotidiano das pessoas, de maneira que, o tema falado era importante para quem ouvia, despertando desta forma a curiosidade e o interesse. Ao construir um currículo deve-se ter em mente a importância da integração entre educador e educando no processo ensino-aprendizagem.
3- Consistência: Apresentar um conteúdo sólido. Mesmo nas fases iniciais o currículo não deve ser fragmentado, partido, sem coesão e com conteúdos e atividades soltas. É importante haver coerência.
4- Flexibilidade: Construir um currículo sem rigidez. Sabe-se que um currículo possui um conteúdo a ser trabalhado, mas este deve ser adaptável às mudanças que possam ocorrer, como alteração de espaços, redução ou aumento de horários, falta de materiais, problemas tecnológicos, entre outros.
5- Qualidade: Não deve ser feito com negligência, nem para “tapar um buraco” ou vazio existente. Aliás, como cristãos, devemos sempre fazer o melhor para o nosso Deus.
6- Objetivo: O que se quer alcançar? O objetivo é importante, pois ajuda a manter o foco e evita o desperdício de tempo.
7- Aplicável: Necessário ser eficiente. Não seria apenas um documento a ser apresentado ou mesmo para uma demonstração de competência de quem o elaborou, o importante é que tenha condições de ser colocado em prática, de ser executado.
8- Levar em consideração as necessidades dos alunos, para que o ensino faça sentido para os educandos.
9- Não repetitivo, mas criativo. Um currículo que contenha atividades desafiadoras e reflexivas, de tal modo, que a aula não seja monótona, mas busque a participação dos alunos. Mesmo quando se quer reforçar um ensino, pode-se fazer de forma distinta da anterior, e que desperte a curiosidade. Usar da tecnologia como aliada no aprendizado, e combinar técnicas tradicionais com ferramentas tecnológicas.
10- Bíblico: Tratando-se de um currículo educacional cristão, será fundamentado na Bíblia, sempre buscando a glorificar ao Criador.
Evidente, que além destas 10 marcas, pode-se citar outras marcas importantes na construção de um currículo cristão, tais como, ter uma cosmovisão bíblica/cristã. Mas este tema trataremos em outro momento.