Observe que ao longo dos tempos as metodologias têm estado presentes na prática educativa e, é importante ressaltar que a tecnologia (internet, computadores, programas…) faz parte das metodologias ativas como uma ferramenta, e não apenas a única forma de metodologias ativas.
Vamos fazer agora uma jornada por algumas metodologias ativas.
- Aprendizagem Baseada em Experiência
A abordagem experiencial leva os alunos a viverem e aplicarem os princípios bíblicos na prática.
Vejamos dois exemplos:
- Dramatização e teatros bíblicos – Grupos encenam passagens bíblicas para imergir na história.
- Projetos comunitários – Aplicação de valores cristãos em ações práticas, como ajudar a sua comunidade em suas necessidades.
- Método Indutivo – Explorando o Texto Bíblico
Em vez de simplesmente ensinar doutrinas, este método incentiva os alunos a descobrirem por si mesmos as verdades da Bíblia.
A leitura é feita com perguntas abertas, levando à reflexão:
- O que o texto diz? (Observação)
- O que ele significa? (Interpretação)
- Como aplicamos isso hoje? (Aplicação)
Adaptação para diferentes realidades: Esse método funciona tanto para pequenos grupos em igreja quanto para estudos mais estruturados em igrejas maiores. Podendo ser feito com material impresso, aplicativos ou até mesmo em discussões abertas.
- Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP)
Os alunos recebem uma situação real ou hipotética baseada em princípios bíblicos e precisam, juntos, encontrar soluções a partir das Escrituras.
Vejamos um exemplo: Como a igreja primitiva lidaria com as redes sociais? O que a Bíblia diz sobre conflitos familiares modernos?
Podemos pensar: Qual a vantagem desse método? Ele estimula o pensamento crítico a aplicação prática da Bíblia à vida cotidiana.
- Sala de Aula Invertida
Nesta abordagem, os alunos estudam o conteúdo em casa, por meio de leitura ou vídeos, e utilizam o tempo em sala para discussões, esclarecimento de dúvidas e atividades práticas. Essa técnica já é praticada em algumas Escolas Bíblicas, permitindo que os alunos tenham um papel mais ativo na construção do saber.
- Rotação por Estações
É uma metodologia onde os participantes são divididos em pequenos grupos e rotacionam entre diferentes estações, cada uma abordando o tema central de maneira variadas. Cada estação utiliza estratégias específicas, como leitura, arte, dramatização, discussão e aplicação prática.
- Design Thinking
É uma metodologia de resolução de problemas que coloca as pessoas no centro do processo. Ele é usado para criar soluções inovadoras e pode ser aplicado em várias áreas, como educação, negócios e tecnologia.
Como aplicar o design thinking? Vejamos os cinco passos do design thinking.
- Empatia – Entender as dificuldades dos discípulos no aprendizado bíblico.
- Definição – Identificar desafios, como a falta de tempo para estudar ou dificuldades na aplicação prática da Palavra.
- Ideação – Criar diferentes soluções, como grupos de estudos, desafios práticos ou materiais interativos.
- Prototipagem – Testar essas soluções em pequena escala, como um encontro experimental.
- Teste – Observar os resultados e ajustar para tornar o discipulado mais eficaz.
- Aprendizagem Ativa e Participativa
O aluno deixa de ser apenas ouvinte e passa a construir conhecimento.
- Método Socrático – Debates e perguntas para estimular a reflexão.
Sugestão: “Como você aplicaria o Sermão do Monte hoje?”
Se você pudesse adicionar mais uma metodologia, qual seria? Qual dessas metodologias você acha mais eficaz para o ensino bíblico para sua realidade?
Referências
Bíblia Onilne < https://www.bibliaonline.com.br/nvi/1co/11>. Acesso em 28 de março de 2025.
Bíblia Online < https://www.bibliaonline.com.br/nvi/1pe/3>. Acesso em 28.de março de 2025.
DURÃES; Ivan de Oliveira. RAMIRO; Elana Costa. EDUCAÇÃO CRISTÃ: REFLEXÃO SOBRE DESAFIOS E OPORTUNIDADES. Editora Reflexão, 2018.OLIVEIRA, Flávio Rodrigues de; OLIVEIRA, Dayane Horwat Imbriani de; FERNANDES, Adriano Hidalgo. METODOLOGIA ATIVAS: REPENSANDO A PRÁTICA DOCENTE NO CONTEXTO EDUCACIONAL DO SÉCULO XXI. Revista Aproximação – Volume 02. Número 02. – Jan/Fev/Mar 2020. ISSN: 2675-228X.
OECBB < https://oecbb.com.br/blog-da-oecbb/ >. Acesso em 15 de março de 2025.
PAIVA, Marlla Rúbya; PARENTE, José Reginaldo Feijão; BRANDÃO, Israel Rocha; QUEIROZ, Ana Helena Bomfim. METODOLOGIA ATIVAS DE ENSINO – APRENDIZAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA – SANERE, Sobral – V.15 n.02, p.145-153, Jun./Dez. – 2016 – 145.
PINTO, Lucas Baffi Ferreira. BACICH, LILIAN; MORAN, JOSÉ. METODOLOGIAS ATIVAS PARA UMA EDUCAÇÃO INOVADORA: UMA ABORDAGEM TEÓRICO – PRÁTICA – Revista de Formação e Prática Docente. n.4, 2020, pp 89-91, Teresópolis, ISSN 2026-5814.
RESENDE, Adriana Torquato. EDUCAÇÃO CRISTÃ COM RESULTADO – Sanat Bárbara d’Oeste, SP: Z3 Editora e Livraria, 2013.
MSKrad. As gerações. <https://www.mskrad.com.br/post/asgera%C3%A7%C3%B5es>. Acesso em 16 de março de 2025.
Pensador.com. <https://www.pensador.com/frase/MjQ2MTA5MQ/>. Acesso 20 de março de 2025.