Ensinaram-nos que para seguirmos algo em nossas vidas deveríamos gostar do que fazíamos e assim tudo sairia bem feito. Com o passar do tempo entendi que para ser um bom educador (a) seria necessário ser vocacionado e não apenas gostar do que fazia. Em Mateus 19.21 Jesus responde à um jovem rico quando lhe pergunta o que fazer para ter a vida eterna: “Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres; e terás um tesouro no céu; depois vem e segue-me.”. Esse trecho serve de exemplo para o nosso vocacionado, não nos prendermos as coisas desse mundo, ou seja, desapegar dos bens materiais.
Quando falamos da Educação Cristã compreendemos o valor que ela traz à vida das pessoas ao transformar cada momento em legado, histórias de cuidado na igreja de Cristo. Vocação é o apelo, inclinação ou chamado de Deus para seguir a vida educacional cristã, nos capacitando e direcionando para o comissionamento em algum lugar do mundo, por tanto veja o que Jesus nos ordenou: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura“ (Marcos 16.15).
“E todo o que tiver deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou filhos, ou campos, por minha causa, receberá cem vezes mais e herdará a vida eterna” (Mateus 19.29), ser vocacionado é algo muito mais profundo e significativo do que a alianças feita diariamente através dinheiro ou prazer, mas, entendendo que vocação dar sentido à vida é a missão única que foi entregue a você e a mais ninguém, despertando o senso de responsabilidade que é fundamental no trabalho com o próprio Deus. Ao receber o chamado de Deus, superamos os momentos que não há rendimentos financeiros que geralmente serão o ponto de prazer para muitos. Superar esses momentos para o vocacionado é conhecer a si mesmo e também quem o vocacionou. A sua maior missão não está em idolatrar deuses, mas, em glorificar e obedecer ao Único Deus que deve ser glorificado e obedecido.
Encontramos em uma mulher chamada Maria o valor da obediência e entendimento do chamado de Deus: “Aqui está a serva do Senhor; cumpra-se em mim a tua palavra. (Lucas 1.38). Ao observarmos que entender e atender esse chamado nos torna pessoas melhores, capazes e humildes diante das situações difíceis que possamos encontrar no decorrer da vida ministerial.
Em Efésios 4.1 diz: “Eu, que estou preso por causa do Senhor, exorto-vos a viver de maneira digna da vocação à qual fostes chamados.” Não despreze a tua vocação ao contrário sedes fortes na caminhada, converse diariamente com nosso Deus que nos chamou para o serviço e seja o instrumento de transformação na vida das pessoas, na liderança que vais conduzir ao ser honrado na escolha para o exercício e ao continuar apaixonado pelo que faz sempre, continuamente e vivendo o primeiro amor.
Ser educador é entender o chamado e aceitar o vocacionado.
Referências:
Bíblia na Nova Tradução na Linguagem de Hoje.
Bíblia na nova versão transformadora.
Pimentel, Heloíza Helena Ribeiro de Amorim. Educação Cristã – Revendo a EBD. Rio de Janeiro: JUERP, 2009.
Richards, Lawrence O. Teologia da educação cristã / Lawrence O Richards, 3.ed, São Paulo: Vida Nova, 1996.