Resumo: Neste artigo, abordamos a relevância do discipulado de crianças. Para além disso, refletimos sobre uma questão primordial: como deve ser o discipulado de crianças e o que deve contemplar.
No mês passado, abordamos a evangelização das crianças como uma necessidade urgente para a igreja contemporânea. Neste mês, enfocamos a próxima etapa a ser contemplada pelo ministério de Educação Cristã da igreja local, ou seja, o discipulado das crianças evangelizadas.
No entanto, o que podemos entender como discipulado? Para Silva, esta etapa consiste em um processo contínuo e individual, no qual o cristão convertido é integrado à igreja, recebendo formação e treinamento para conhecer e vivenciar o caráter de Cristo. Na visão de Santos, o discipulado “deve ser um estilo de vida de todos os salvos em Cristo, pois aquele que é salvo é impulsionado pelo Espírito Santo a obedecer ao Seu Mestre”.
Ao examinarmos as Sagradas Escrituras, podemos verificar que a prática do discipulado não é optativa, mas obrigatória para a igreja de Cristo. No evangelho de Mateus 28.19-20, Jesus dá uma ordem para todos os cristãos: “Portanto, ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo; ensinando-lhes a obedecer a todas as coisas que vos ordenei; […]”. No que tange ao discipulado das crianças, no livro de Provérbios 22.6 há uma menção específica: “Instrui a criança no caminho em que deve andar, e mesmo quando envelhecer não se desviará dele”.
Corroborando esses versículos bíblicos, Jehle assevera que: “O discipulado de crianças e nações representa o núcleo da educação cristã”. Mas, por que o discipulado de crianças é tão essencial a ponto de figurar como parte do núcleo da Educação Cristã?
Segundo Fowler, nunca na história, as crianças estiveram diante de um perigo espiritual tão grande. Nas palavras de Fowler: “A sociedade nunca teve tantas maneiras de invadir o coração das crianças inculcando nelas as suas doutrinas como hoje”.
Para Magalhães, é na infância que se forma o caráter do homem adulto. Por isso, é de suma importância que a criança receba os ensinamentos bíblicos necessários e, também, experimente da presença e do amor divinos, a fim de desenvolver o caráter de Cristo. Na concepção de Santos, quando discipulamos uma criança, efetivamente, fornecemos-lhe fundamentos sólidos para o exercício de sua fé em Cristo. Por exemplo, as atitudes e práticas em nossas reuniões de adoração contribuem para a forma como a criança pensa sobre Deus, conforme Downs.
Na Bíblia, temos, por exemplo, o caso de Timóteo, uma criança que foi discipulada por Loide e Eunice, segundo afirma Paulo, no livro de 2Timóteo 1.5: “Também recordo a fé sincera que há em ti, que primeiro habitou em tua avó Loide e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também habita em ti”.
Ao nos conscientizarmos, como educadores cristãos, sobre a relevância do discipulado de crianças, resta-nos uma questão primordial: como deve ser o discipulado de crianças e o que deve contemplar?
Para a evangelização e o discipulado, de acordo com Lovaglia, um ministério com crianças efetivo deve contemplar sete qualidades, a saber:
- base bíblica forte;
- centrado no evangelho e no evangelismo;
- focado em fazer discípulos;
- altamente relacional;
- integração entre igreja e lar;
- aproveitamento adequado da tecnologia;
- suporte e currículo de programação flexível e adaptável.
No tocante à tecnologia, Lovaglia pondera que, atualmente, há vários recursos tecnológicos atrativos para o discipulado de crianças, tais como: livros de histórias interativos, jogos de memória das escrituras, currículos em DVD, aplicativos para smartphones etc.
Em relação ao ensino bíblico, no processo do discipulado, conforme Guimarães, para além da aprendizagem dos conteúdos das histórias bíblicas, é necessário que a criança aprenda a aplicar as verdades bíblicas, de forma específica, em sua vida pessoal. Por exemplo, se ela estudou sobre como Davi venceu o gigante Golias, deve aprender, também, a como vencer os possíveis gigantes de sua vida (medo, desânimo, pecado etc.). A APEC – Aliança Pró-Evangelização das Crianças orienta, ainda, que o professor volte a abordar as mesmas verdades bíblicas ou condutas cristãs, no processo de discipulado, em outros momentos, apresentando-as de diferentes formas.
Por fim, no que diz respeito às verdades/condutas a serem aprendidas pelas crianças salvas em Cristo Jesus, no decorrer de seu discipulado, Doherty destaca as seguintes:
- a segurança da salvação;
- a inspiração da Bíblia e a importância de lê-la todos os dias;
- a importância da prática de oração;
- o entendimento das doutrinas bíblicas básicas;
- a necessidade de dedicarem suas vidas a Jesus Cristo e de se submeterem ao seu senhorio;
- um esboço da conduta cristã e o que Deus espera delas;
- como lidar com o pecado na vida e não ser dominado por ele;
- como testemunhar aos outros;
- a importância de obedecer aos pais;
- a necessidade de frequentar a igreja e a escola dominical.
REFERÊNCIAS
ALIANÇA PRÓ EVANGELIZAÇÃO DAS CRIANÇAS. Apascenta os meus cordeiros: metodologia para um bom ministério com crianças. 16ª edição. São Paulo: Editora da APEC, 2016.
BÍBLIA. Português. Bíblia da Escola Bíblica. Versão Almeida Revista e Atualizada. 2ª edição. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil. São José dos Campos: Editora Cristã Evangélica, 2016.
DOHERTY, Sam. Primeiros passos: um manual simples para o ministério com crianças. Tradução de Eros Pasquini Junior. 2ª edição. São Paulo: Editora da APEC, 2008.
DOWNS, Perry G. Ensino e Crescimento – Introdução à Educação Cristã. Tradução de Marcelo Cliffton Tolentino. São Paulo: Editora Cultura Cristã, 2001.
FOWLER, Larry. Crianças firmadas na rocha: fornecendo às crianças base bíblica para a vida. Tradução de Débora Galvão Andrade Leal. 2ª edição. São Paulo: Editora Batista Regular do Brasil, 2016.
GUIMARÃES, Claudia. Pastoreando as crianças desta geração. 2ª edição. São Paulo: Editora Vida, 2007.
JEHLE, Paul. Ensino e discipulado. Tradução de Markus Hediger. São Paulo: Editora Cultura Cristã, 2016.
LOVAGLIA, Dan. Mais que tios da salinha: de influenciadores de crianças a formadores de discípulos. Tradução de Onofre Muniz. São Paulo: Editora Vida, 2020.
MAGALHÃES, Vanessa. Educação Cristã na Infância: uma proposta metodológica para as igrejas locais. Curitiba: A.D. Santos Editora, 2018.
SANTOS, Jean Porto. Discipulado infantil. In: OLIVEIRA, Ana; VARGAS, Carolina; GUIMARÃES, Cláudia; GRÉGIO, Flávia; SANTOS, Jean Porto; WHITE, Raquel. 7 pilares para o ministério com crianças: diálogos e reflexões. Rio de Janeiro: Betel, 2020.
SILVA, Rayfran Batista. O discipulado eficaz e o crescimento da igreja. Rio de Janeiro: CPAD, 2009.