“Ouvi-me, vós que conheceis a justiça, povo em cujo coração está a minha lei; não temais o opróbrio dos homens, nem vos turbeis
pelas suas injúrias” (Isaías 51.7.)
“Tendo uma boa consciência, para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, fiquem confundidos os que blasfemam do vosso bom porte em Cristo” (1 Pedro 3.16).
Homens temem as maldades, a opressão, o desprezo de outros homens. Temor e perturbação abatem o ânimo de muita gente, inclusive o nosso.
Nos tempos do profeta Isaías, os fiéis do povo de Israel estavam com medo e perturbados. O país fora invadido por exércitos estrangeiros. Isaías profetizava a destruição de Jerusalém. Israel cairia nas mãos de opressores. Seria exilado para a Babilônia. Israel temia seus próprios governantes perversos. Temia a violência, a opressão, o desprezo. Temia influências pagãs na vida espiritual, o caos, a ruína. Não era de se temer uma situação daquelas?
Tememos o desencadeamento duma guerra nuclear de consequências irreparáveis. Tememos que a inflação devore nossas economias e que percamos o nosso emprego. Tememos doenças fatais e lutamos por nossa sobrevivência. Tememos o futuro de nossos filhos, os conflitos de família, as influências da imoralidade, da abominação em nosso lar. Tememos a multiplicação do paganismo e o alastramento de falsos ensinos na igreja cristã. Tememos dar testemunho do evangelho de Cristo em face de possível desprezo. Medo e perturbação invadem o nosso coração.
Deus conhece nossos temores e perturbações. Ele sabe que necessitamos de encorajamento. Deus providenciou coragem e alimentou esperanças em Israel. Em nosso medo e perturbação Deus tem uma palavra de encorajamento, pois ele diz: “Não temais o opróbio dos homens, nem vos turbeis por causa das suas injúrias”.
Não temais! Apesar das ameaças dos homens. Deus é o Senhor supremo. Nas mãos do Pai Celeste estão a nossa vida e o nosso futuro. Sendo da sua vontade, Deus pode nos livrar agora do desprezo e das ameaças de homens perversos. Afinal, ele é o Deus Todo Poderoso, enquanto homens são frágeis. Deus ouve nossos gritos de socorro e se faz presente ao nosso lado todos os dias. No fim de tudo o Senhor nos libertará. Por meio de Jesus Cristo, Deus nos remiu. Chamou-nos pelo nosso nome. Somos dEle. Ele nos tem nas palmas dás suas mãos. Não temais!