Neste texto daremos continuidade às práticas educativas nos ambientes virtuais de aprendizagem. O foco será em mais algumas tendências voltadas para as metodologias ativas ou métodos ativos, inov-Ativos.
Ainda sobre as aprendizagens para o desenvolvimento de competências, ancorado nas tecnologias de comunicação digital e em metodologias ativas da aprendizagem baseada em projetos como vimos anteriormente, o professor pode propor: contextualização do tema da lição, e apresentação da situação-problema; o brainstorming (“tempestade de ideias”) e a entrega de uma síntese por parte dos alunos. Considera-se que estamos modificando radicalmente nossa noção espacial de sala de aula, seja (presencial, virtual ou híbrida) e temporal, ou seja, na EBD será necessário mais do que 60 minutos de aula.
O que são o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)? Ambientes versáteis e adaptáveis a qualquer perspectiva de ensino e aprendizagem. Novas tendências na educação cristã, a sala de aula virtual, entendida como um espaço educacional promovido por ambientes virtuais de aprendizagem. Segundo Rui Fava (2018, p.6), o processo de ensino e de aprendizagem deverá ser embalado com flexibilização, personalização, atualização, adaptação e conexão rápida, se possível instantânea. Na educação 3.0, currículo algum é intangível, metodologia nenhuma é estática, (…) tudo está se tornando ininterruptamente mutável.
Novas tendências na educação cristã e os Sistemas de Recomendação (SRs) utilizados com fins educacionais. Reafirmar que a publicação de conteúdo está cada vez mais frequente e intensa, Web. 2.0, que facilita a autoria, a criação e o compartilhamento. A expressão “recuperação de informação” e filtragem de informação em um contexto de elevada quantidade de informações exige que o pastor e o educador cristão acompanhem diariamente o desenvolvimento da membresia. Atualmente os membros têm tido acesso a cursos, estudos e pregações oriundas de várias fontes de informação.
Esses conteúdos de aprendizagem se possíveis devem estar disponíveis no youtube da igreja, em cursos e aulas gravadas das lições da EBD em áudios, sermões e lives entre outros na modalidade de comunicação síncrona e assíncrona da própria igreja. Novas tendências na educação cristã devem contribuir para criar uma identidade visual e virtual, fidelização da membresia. Tal iniciativa visa adaptar às novas linguagens e apoio na produção de materiais e recursos didáticos.
As tecnologias digitais acessíveis versus condições de inacessibilidade às tecnologias digitais. Novo dilema às novas tendências na educação cristã e os novos desafios como: adultos com deficiência visual apontam que os aparelhos de tecnologia acessível estavam substituindo ferramentas tradicionais assistidas. As plataformas de ensino e os recursos digitais nos processos de ensino e de aprendizagem devem ser acessíveis a todos. Ainda que para isso seja necessário a produção de materiais educacionais digitais e modelos pedagógicos para EAD. Ou materiais educacionais digitais (MEDs).
Lembre-se que estamos falando de Estratégias pedagógicas (EPs) inov-ativas. Para exemplificar temos o aplicativo de aprendizagem de línguas Duolingo, que teve 20 milhões de usuários ativos diariamente em 2023. Eu mesmo baixei recentemente no meu celular. No colégio que trabalho a lousa digital está substituindo a folha de papel.
Segundo (BENNETT apud DAIANA ROCHA, 2021, p.39), ponderou “a necessidade de fazer algumas observações antes da escolha da ferramenta: o contexto da ação, o público-alvo (as características do aprendiz), o acesso às tecnologias e o objetivo da aprendizagem (qual o propósito pedagógico).”
As igrejas que possuem condições de investir em salas de aula em formato híbrido estão se reestruturando para oferecer essa estrutura. Saber que Web. 2.0, caracteriza a disponibilização de técnicas para suportar a alta interatividade. Os usuários podem gerar seus próprios conteúdos por meio de ferramentas ou serviços como redes sociais, blogs, bate-papo e publicação de fotos e vídeos. Na Web 3.0, o Upload é o envio de arquivos de um terminal local para um sistema remoto de interatividade, adequações de práticas pedagógicas e as necessidades do aluno e do professor. É preciso reinventar as formas de aprender e ensinar a Bíblia, carregar a cruz e testemunhar o evangelho.
De uma maneira prática, será necessário que o professor aprenda e apreenda mais sobre o planejamento inverso. Adote uma metodologia ativa que permita ao aluno ser mais autônomo e protagonista do aprendizado bíblico na construção do conhecimento de forma ativa.
Isso permite que os alunos sejam mais criativos e participativos em sala de aula de forma conjunta. O professor caminha lado a lado com o aluno, seja presencialmente ou de maneira híbrida. O aluno se torna mais responsável por suas decisões e escolhas, e isso permite pensar biblicamente “fora da caixa”, formular suas próprias perguntas e respostas.
Entre os métodos adotados a fim de compreender e interpretar o texto bíblico, estão o trabalhar em equipe, em grupo, capacidade de resolver problemas, debates e tomar decisões. Os alunos deixam de ficar sentados em uma cadeira, ou banco assimilando o conhecimento enquanto o professor transmite. Uma mudança radical no processo ensino aprendizagem.
Considera-se que o professor dispõe trimestralmente de treze lições, no caso de adotar uma revista na EBD. Qualquer que seja o planejamento de ensino proposto, cabe ao professor diversificar na metodologia de ensino, para isso, deverá se apropriar destes métodos antecipadamente. No caso das crianças a curiosidade e a imaginação já é uma habilidade que costumam ter, mas precisa ser incentivada.
Considerações Finais:
A educação e as novas tendências na educação cristã têm impactos sobre as práticas educativas a partir dos ambientes virtuais de aprendizagem. Percebe-se que ampliação das competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) e a formação continuada e/ou permanente ao longo da vida (lifelong learning), do conhecimento atualizado já é uma realidade educacional. Isso implica rever a forma, o local e o horário para aprendizagem que se tornaram flexíveis. O educador cristão, pastor e demais líderes precisam rever seus papeis desempenhados diante das novas tendências na educação cristã.
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