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                      Novas Tendências na Educação Cristã: Metodologias Ativas (parte 6)

                      Publicado por Genivaldo Felix em 16/10/2024
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                      • Novas tendências na Educação Cristã

                      Neste texto daremos continuidade às práticas educativas  nos ambientes virtuais de aprendizagem. O foco será em mais algumas tendências voltadas para as metodologias ativas  ou métodos ativos, inov-Ativos. 

                      Ainda sobre as aprendizagens para o desenvolvimento de  competências, ancorado nas tecnologias de comunicação  digital e em metodologias ativas da aprendizagem baseada  em projetos como vimos anteriormente, o professor pode propor:  contextualização do tema da lição, e apresentação da  situação-problema; o brainstorming (“tempestade de  ideias”) e a entrega de uma síntese por parte dos alunos.  Considera-se que estamos modificando radicalmente nossa  noção espacial de sala de aula, seja (presencial, virtual ou  híbrida) e temporal, ou seja, na EBD será necessário mais do que  60 minutos de aula.  

                      O que são o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)? Ambientes versáteis e adaptáveis a qualquer perspectiva de ensino  e aprendizagem. Novas tendências na educação cristã, a sala de aula  virtual, entendida como um espaço educacional promovido  por ambientes virtuais de aprendizagem. Segundo Rui Fava  (2018, p.6),  o processo de ensino e de aprendizagem deverá  ser embalado com flexibilização, personalização,  atualização, adaptação e conexão rápida, se possível instantânea. Na educação 3.0, currículo algum é intangível, metodologia nenhuma é estática, (…) tudo está se tornando  ininterruptamente mutável. 

                      Novas tendências na educação cristã e os Sistemas de  Recomendação (SRs) utilizados com fins educacionais. Reafirmar que  a publicação de conteúdo está cada vez mais frequente e intensa, Web.  2.0, que facilita a autoria, a criação e o compartilhamento. A expressão  “recuperação de informação” e filtragem de informação em um  contexto de elevada quantidade de informações exige que o pastor e o educador cristão acompanhem diariamente o  desenvolvimento da membresia. Atualmente os membros têm tido  acesso a cursos, estudos e pregações oriundas de várias fontes de  informação.  

                      Esses conteúdos de aprendizagem se possíveis devem estar  disponíveis no youtube da igreja, em cursos e aulas gravadas das  lições da EBD em áudios, sermões e lives entre outros na  modalidade de comunicação síncrona e assíncrona da  própria igreja. Novas tendências na educação cristã devem contribuir  para criar uma identidade visual e virtual, fidelização da  membresia. Tal iniciativa visa adaptar às novas linguagens e apoio  na produção de materiais e recursos didáticos.  

                      As tecnologias digitais acessíveis versus condições de inacessibilidade às tecnologias digitais. Novo dilema às novas  tendências na educação cristã e os novos desafios como: adultos com  deficiência visual apontam que os aparelhos de tecnologia acessível  estavam substituindo ferramentas tradicionais assistidas. As plataformas  de ensino e os recursos digitais nos processos de ensino e de aprendizagem devem ser acessíveis a todos. Ainda que para  isso seja necessário a produção de materiais educacionais digitais e modelos  pedagógicos para EAD. Ou materiais educacionais digitais  (MEDs). 

                      Lembre-se que estamos falando de Estratégias pedagógicas (EPs)  inov-ativas. Para exemplificar temos o aplicativo de aprendizagem  de línguas Duolingo, que teve 20 milhões de usuários ativos diariamente em  2023. Eu mesmo baixei recentemente no meu celular. No colégio que  trabalho a lousa digital está substituindo a folha de papel. 

                      Segundo (BENNETT apud DAIANA ROCHA, 2021, p.39), ponderou “a  necessidade de fazer algumas observações antes da escolha da ferramenta:  o contexto da ação, o público-alvo (as características do  aprendiz), o acesso às tecnologias e o objetivo da  aprendizagem (qual o propósito pedagógico).” 

                      As igrejas que possuem condições de investir em salas de  aula em formato híbrido estão se reestruturando para oferecer essa  estrutura. Saber que Web. 2.0, caracteriza a disponibilização de  técnicas para suportar a alta interatividade. Os usuários podem gerar seus  próprios conteúdos por meio de ferramentas ou serviços como redes  sociais, blogs, bate-papo e publicação de fotos e vídeos. Na Web 3.0, o Upload é o envio de arquivos de um terminal local para um sistema remoto de interatividade, adequações de práticas pedagógicas e as necessidades do  aluno e do professor. É preciso reinventar as formas de aprender e  ensinar a Bíblia, carregar a cruz e testemunhar o evangelho.    

                      De uma maneira prática, será necessário que o professor aprenda e  apreenda mais sobre o planejamento inverso. Adote uma  metodologia ativa que permita ao aluno ser mais autônomo e  protagonista do aprendizado bíblico na construção do  conhecimento de forma ativa.  

                      Isso permite que os alunos sejam mais criativos e participativos em  sala de aula de forma conjunta. O professor caminha lado a  lado com o aluno, seja presencialmente ou de maneira  híbrida. O aluno se torna mais responsável por suas decisões  e escolhas, e isso permite pensar biblicamente “fora da caixa”,  formular suas próprias perguntas e respostas.    

                      Entre os métodos adotados a fim de compreender e interpretar o  texto bíblico, estão o trabalhar em equipe, em grupo, capacidade  de resolver problemas, debates e tomar decisões. Os alunos  deixam de ficar sentados em uma cadeira, ou banco assimilando o conhecimento enquanto o professor transmite. Uma  mudança radical no processo ensino aprendizagem.    

                      Considera-se que o professor dispõe trimestralmente de treze  lições, no caso de adotar uma revista na EBD. Qualquer que seja o  planejamento de ensino proposto, cabe ao professor  diversificar na metodologia de ensino, para isso, deverá se  apropriar destes métodos antecipadamente. No caso das  crianças a curiosidade e a imaginação já é uma habilidade que costumam ter, mas precisa ser incentivada. 

                      Considerações Finais:  

                       A educação e as novas tendências na educação cristã têm impactos  sobre as práticas educativas a partir dos ambientes virtuais  de aprendizagem. Percebe-se que ampliação das competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) e a formação  continuada e/ou permanente ao longo da vida (lifelong learning),  do conhecimento atualizado já é uma realidade educacional. Isso implica rever a forma, o local e o horário para aprendizagem que se tornaram  flexíveis. O educador cristão, pastor e demais líderes precisam rever seus  papeis desempenhados diante das novas tendências na  educação cristã.  

                        

                       Referências  

                      ARMSTRONG Paul. Dominando as Tecnologias Disruptivas. São  Paulo: Autêntica Business, 2019. 

                      BACICH, Lilian (at all). Ensino Híbrido. Personalização e tecnologia na  educação. Porto Alegre: Penso, 2015.  

                      ______________; MORAN, José. (Orgs). Metodologias ativas para  uma educação inovadora. Uma abordagem teórico-prática. Porto  Alegre: Penso, 2018. (Série Desafios da Educação).  

                      BERGMANN, Jonathan; SAMS, Aaron. Sala de aula invertida. Uma  metodologia ativa de aprendizagem. Rio de Janeiro: LTC, 2019. CAMARGO, Fausto; DAROS, Thuinie. A sala de aula digital. Estratégias  pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo, on-line e híbrido. Porto  Alegre: Penso, 2021. 

                      CORTELAZZO, Ângelo Luiz; (et all). Metodologias ativas e  personalizadas de aprendizagem. Rio de Janeiro: Alta Books, 2018. DAROS, Thuinie. Mentalidade criativa. Preparando estudantes para  serem inovadores e resolutivos. Porto Alegre: Penso, 2023. 

                      DEBALD, Blasius. (Org.) Metodologias ativas no ensino superior. O  protagonismo do aluno. Porto Alegre: Penso, 2020. (Série Desafios da  Educação).

                      FAVA, Rui. Trabalho, educação e inteligência artificial. A era do  indivíduo versátil. Porto Alegre: Penso, 2018. (Série Desafios da Educação). FILATRO, Andrea; CAVALCANTE, Carolina Costa. Metodologias inov-ativas na educação presencial, a distância e corporativa. São  Paulo: Saraiva Educação, 2018. 

                      GABRIEL, Martha. Educação na era digital. Conceitos, estratégias e  habilidades. Barueri: Athas, 2023. 

                      GIL, Antônio Carlos. Metodologias do ensino superior. Presencial, a  distância e híbrido. 6ª ed. Barueri: Atlas, 2023. 

                      GODOI, Mailson Alan de GUEDES, Luiz Carlos Vieira. (Org.). Metodologias  Ativas: disrupção na prática pedagógica. Curitiba: CRV, 2019. IMBERNÓN, Francisco. A inovação educacional no ensino do  futuro. São Paulo: Cortez, 2024. 

                      MARTÍN, Héctor Ruiz. Como aprendemos? Uma abordagem científica  da aprendizagem e do ensino. 3ª ed. Porto Alegre: Penso, 2024. NEVES, Vander José das. (et all) (Org.). Metodologias ativas: perspectivas teóricas e práticas no ensino superior. Campinas: Pontes  Editores, 2018. 

                      ORDOÑEZ, Ana Manuela; CAMARGO, Fausto. (Org.) Planejamento e  gestão da aprendizagem por competências. Além do conteúdo  na educação superior. Porto Alegre: Penso, 2023. 

                      PSCHEIDT, Allan Carlos. Inteligência artificial na sala de aula. Como  a tecnologia está revolucionando a educação. São Paulo: Matrix, 2024. RAINER, Thom S. Igreja pós-quarentena. Seis desafios e oportunidades.  Rio de Janeiro: CPAD, 2020. 

                      ROCHA, Daiana Garibaldi da; (et all) Aprendizagem digital. Curadoria,  metodologias e ferramentas para o novo contexto educacional. Porto Alegre:  Penso, 2021. (Série desafios da educação). 

                      SINE, Tom. O lado oculto da globalização. Como defender-se dos  valores da nova ordem mundial. São Paulo: Mundo Cristão, 2001. SHATZER, Jacob. Transumanismo e a imagem de Deus. a  tecnologia de hoje e o futuro do discipulado cristão. São Paulo: Vida Nova,  2022. 

                      TIPPIT, Sammy. Fazendo discípulos na era digital. As redes sociais e  a nova via romana. Rio de Janeiro, JMN, 2022.

                      ZYLSTRA, Sarah Eekhoff. Equilíbrio social na era digital. São José dos  Campos. Fiel, 2023. 

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