VERSÍCULO-CHAVE: “Vinde a mim, e eu vos farei pescadores de homens” (Mt 4.19-20).
Você já recebeu um convite personalizado? Não tem como enviar um substituto, não é mesmo? Ele foi feito especialmente para você, por isso, que ele é singular e não pode ser transferido. Um convite singularizado expressa o quão importante você é para aquele que emitiu o convite. Ao reconhecer o valor do convite personalizado, é possível observar que este “vinde” foi dirigido a cada um dos doze discípulos. Ele foi pessoal e intransferível, o que indica que ele não pode ser terceirizado e nem alterado, antes, ele requereu uma decisão e pronta resposta. Assim, o “vinde à missão”, reclamou uma tomada de decisão.
O convite do Senhor Jesus expressa que o ato de aceitar o chamado está envolvido com uma missão. Essa missão tem tudo a ver com o ato de compartilhar a mensagem de salvação. O conteúdo do convite precisa ser conhecido e transmitido a todas as pessoas. Por isso, ele envolve uma atitude proativa e reativa.
A missão é proativa porque requer iniciativa daquele que recebeu e aceitou a tarefa; e é reativa porque não pode advir do comodismo, mas da ação em prol de uma finalidade a ser alcançada. Então, quando se diz sim ao convite do Senhor Jesus, é preciso estar disposto e disponível para a missão confiada.
Ressalta-se, ainda, que a missão objetiva traz novidade de vida. Ela transforma mentes e restaura corações. Isso porque, ela traz esperança, alento, ânimo e alegria incontida. Afinal, a salvação é um presente de Deus para a humanidade a partir do sacrifício redentor de Cristo Jesus.
Compartilhar a mensagem do Evangelho com outras pessoas, significa transmitir a esperança em Cristo. É levar a boa nova que faz a diferença na vida daquele que crê e recebe a mensagem. É possibilitar que haja perdão e paz completos em Cristo, porque ele é aquele que tem o poder para redimir e perdoar os pecados da humanidade. Em Cristo, há verdadeira salvação.
Ser mensageiros da boa nova é uma missão sublime e sem igual. Ela pode até não ser reconhecida na sociedade, entretanto, aquele que se dispõe a servir, não deve estar à procura disso; seu objetivo é compartilhar a mensagem salvadora. Isso é uma das atividades a serem efetivadas pelo discípulo de Cristo Jesus, por isso, que ao ouvir o seu chamado, a decisão deve ser a de prontamente, atendê-lo.
Seguir a Jesus é uma atitude que expressa compreensão sobre a missão de ser discípulo. Por essa razão, a decisão de seguir a Jesus não significa cumprir com regras de conduta, mas viver os princípios ensinados com integridade e inteireza de mente e coração. Os princípios são aqueles que se encontram na verdade revelada e fundamentam toda a caminhada da vida cristã. Isso é essencial para ser discípulo de Jesus.
O convite foi feito, a missão foi anunciada, basta agora a decisão, seguir ou não a Jesus. Aceitar ou rejeitar o conteúdo do convite. Esse é um convite que também requer uma resposta. Então, qual será sua resposta?
Agradeça ao Senhor por ter o privilégio de participar efetivamente
da missão e da obra de Cristo.