VERSÍCULO-CHAVE: “Vinde, cantemos ao Senhor com alegria, cantemos com júbilo à rocha da nossa salvação” (Sl 95.1).
A música está presente na vida do ser humano. Existem muitas ferramentas possíveis que podem ser usadas na sua execução. Como o som extraído da voz, do estalar dos dedos, dos gestos corporais, dos instrumentos musicais, entre outros. Ela é um meio de comunicar uma mensagem, quer sentindo os ritmos e batidas, quer entoando uma canção.
Cantar é uma atitude que envolve muitos sentimentos. E um deles é de alegria. É uma forma de deixar o ambiente leve e contagiante, afinal se é envolvido pelo ritmo, melodia e letra entoados. Cantar é um ato que pode produzir descontração, sorrisos e muita empolgação. De fato, cantar faz bem à alma.
Como bem diz o salmista, cantar expressa júbilo e gratidão, contudo, cabe ressaltar que não se pode entoar louvores, quando não se vive as verdades contidas nas letras. Isso significa que, não se pode louvar, dizendo que o motivo da vida é Deus e não expressar isso nos relacionamentos ou na prática diária. Antes, o louvor está em cada expressão que se faz, seja no sorrir, no gesticular, no falar e no cantar. Todo nosso ser deve estar envolvido na prática do louvor.
O ato de cantar louvores a Deus requer motivação e atitude de reverência. Motivação, porque é ela que impulsiona a sua prática, na medida em que oferece razões e significados; e atitude de reverência, porque requer um coração comprometido com as verdades entoadas. Então, é preciso tanto crer no que está sendo entoado, como para quem está sendo entoado. Assim, cantar louvores ao Senhor é uma maneira de expressar gratidão e reconhecimento a Deus por sua presença, cuidado e ação.
A expressão “vinde, cantemos” revela que o convite é estendido a todos aqueles que amam ao Senhor de todo o coração, reconhecendo que ele é a rocha da salvação, ou seja, o porto seguro; não existem outros caminhos, antes, ele é o perfeito caminho que conduz à salvação. Somente ele, é digno de toda a confiança.
A partir dos cânticos espirituais entoados, é possível aprender sobre os princípios que abordam os atributos de Deus, o plano de redenção e a missão atribuída ao ser humano e a toda criação. Os cânticos de louvores exaltam a beleza e a grandiosidade do Senhor. Eles reconhecem sua ação sempre presente na história.
O convite “Vinde cantemos ao Senhor”, só pode ser aceito quando de fato o louvor é verdadeiro, isto é, quando parte de um coração sincero diante de Deus. Afinal, não se pode proferir canções a Deus, como se estivesse entoando qualquer música ou canção. O convite requer compromisso com as declarações emitidas.
Cantar louvores ao Senhor é uma forma de adoração, por isso é um ato que requer seriedade, responsabilidade, gratidão e compromisso do adorador. Cantar louvores ao Senhor é evidenciar sobre seus feitos e suas maravilhas. É uma forma de testificar sobre o viver com Deus.
Cante em oração ao Senhor e agradeça por tão grande salvação.