Os saberes docentes são alvos de estudo do processo da formação de educadores e estão associados à questão da identidade a ser constituída. Eles são alistados em algumas áreas da formação e da atuação pessoal e profissional e por isso se fazem presentes no trabalho educativo a ser efetivado, contudo, quando se trata da prática a ser desenvolvida na educação cristã, observa-se a presença de uma área específica que precisa ser enfatizada e que não é prevista pelos estudiosos da formação de educadores. Essa área compreende os saberes espirituais.
Antes de apresentar os saberes espirituais é necessário descrever o que se entende por saberes docentes. Esses foram definidos por Tardif como plurais, mas que se conectam entre si de uma maneira coerente, podendo ser encontrados no processo da formação profissional, a partir das áreas disciplinar, curricular e experiencial. Isso indica que o saber faz parte da vida dos educadores, na medida em que possibilitam o trabalho educativo a ser concretizado.
O saber docente compreende não apenas o trabalho educativo a ser efetivado, mas a pessoa do profissional educador. Tanto é assim, que ele é composto pela experiência que se adquire ao longo de uma trajetória, a qual consiste nas vivências que são constituídas individual como coletivamente. Assim, o saber docente pode ser considerado uma marca distintiva dos educadores.
Se o saber docente pode ser considerado uma marca constitutiva de cada educador, então, quando se olha para o âmbito da educação cristã é possível identificar vivências que são específicas, visto que elas são situadas em um espaço diferenciado da formação humana. Esse espaço compreende códigos e linguagens que precisam ser apropriadas e expressas de uma maneira significativa pelos educadores cristãos.
Os códigos e as linguagens estão associados a uma mensagem contida na verdade revelada. Ela traz um conteúdo que alcança mente e coração, ou seja, o ser humano por inteiro, por isso que o processo formativo a ser delineado é integral. Ele se interessa pela vida e não por fragmentos dela. Por esse motivo, é que surge a necessidade de desenvolver os saberes espirituais.
O que seriam os saberes espirituais e como eles podem ajudar no processo da formação humana integral? Os saberes espirituais são aqueles que trazem o conteúdo da fé apropriada ao longo da vida. Eles são fundamentados na cosmovisão cristã bíblica, por isso, eles se ancoram nos pressupostos defendidos e se apresentam em forma de princípios.
Dito isto, entende-se que os saberes espirituais tratam das questões associadas aos pressupostos da fé como: origem da vida, a constituição e identidade do ser humano, o episódio da queda, redenção e nova aliança. Esses pressupostos precisam estar bem solidificados na vida de cada educador (a), a fim de que o ato de ensino possa ser impactado e dirigido por eles. Não há que ter dúvida sobre eles, uma vez que são o parâmetro utilizado e que atribui o sentido da vida cristã.
Os saberes espirituais, ainda, possibilitam olhar para as situações do dia a dia sob o prisma da soberania e autoridade de Deus. Esses se materializam em forma de princípios que pautam o relacionamento estabelecido entre Criador e criatura. Afinal, a existência só pode ser pensada a partir da permissão, ação e misericórdia divinas estendida à criação, incluindo, o ser humano.
O trabalho e a ação educativas dos educadores cristãos possibilitam identificar ou não a formação dos saberes espirituais na vida daqueles que são alvos diretos do processo ensino e aprendizagem. Nesse sentido, é que são construídos currículos e uma proposta educativa a ser desenvolvida pela comunidade cristã. Então, não se projetam currículos sem uma intenção educativa. Eles sempre almejam um resultado projetivo.
Conclui-se que os currículos visam atingir a proposta formativa desenhada e que tem como uma de suas finalidades a apropriação dos pressupostos da fé cristã, os quais serão evidenciados na vida, a partir da aplicabilidade dos saberes espirituais. Essa é sua relevância e o seu impacto pode ser ou não significativo. Isso dependerá do trabalho e da ação de educadores comprometidos com a mensagem revelacional.
REFERÊNCIA:
TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petropólis, RJ: Vozes, 2002.