Este modelo propõe uma inversão no modelo tradicional de ensino como o próprio nome já diz. No modelo tradicional de ensino temos a figura do professor dividindo seu conhecimento com os alunos e em casa eles tem a oportunidade de rever e fixar o conteúdo. Já no método “sala de aula invertida”, os alunos têm acesso ao conteúdo da aula através das ferramentas on line como: vídeos, pod casts, pesquisas em sites etc., e em sala de aula, discutem e tiram suas dúvidas com o professor e seus colegas de turma nos círculos de conversa. Desta forma, o professor deixa de ser o detentor de todo conhecimento e passa a ser o mediador. O aluno deixa de ser passivo e ganha a responsabilidade na construção do processo de conhecimento. Desta forma, o aluno passa a ser também protagonista no processo de ensino aprendizagem.
Como foi a implementação desse conceito?
Em uma escola do Colorado em 2007, a partir de uma dificuldade dos alunos se fazerem presentes em algumas aulas pois era uma escola rural. O educador norte-americano, Jonathan Bergmann em parceria com o professor Aaron Samsm então defendem o conceito de sala de aula invertida – ou flipped classroom.
Como funciona?
Esse método requer um pouco mais do educador e de sua equipe pedagógica. Pois todo material precisa ser preparado previamente (conteúdo, vídeos-aulas, vídeo de pesquisa, pod casts, slide share, avaliação etc.). O aluno precisa ter o conhecimento prévio do assunto da aula. Terá o primeiro contato em casa podendo anotar suas dúvidas e fazer suas ponderações. E em sala, ter a oportunidade de troca e sanar suas dúvidas. Precisa ser instigado à investigação e à produção de conhecimento.
“Para o método funcionar, o professor deve oferecer diferentes fontes de informações confiáveis, atentar para a participação de cada aluno, provocar reflexões, estimular a interação, propor exercícios e garantir o registro do aprendizado feito”. (https://escoladainteligencia.com.br).
Imagina você: uma turma de EBD, treinamento ou discipulado trabalhando com esse método?
Mas o que tem isso de novo? Nós sabemos que com acesso às literaturas, podemos fazer esse estudo prévio e participar mais ativamente das aulas. O que temos “a mais” agora a nosso favor é a tecnologia. Com ela o professor tem muitas possibilidades de preparo do conteúdo e ferramentas para fazer chegar até aos alunos.
Algumas vantagens:
– Temos hoje acesso à tecnologia;
– O aluno tem uma diversidade de fontes confiáveis de pesquisa;
– O professor se torna ainda mais preparado para ser capaz de sanar as dúvidas;
– As aulas se tornam mais participativas e tecnológicas;
– Nota-se um aumento de 79% de aprendizagem nos alunos submetidos ao método sala de aula invertida em comparação ao método tradicional (Estudo feito pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos).
– Engajamento dos alunos com dificuldade de aprendizagem, pois no tempo de cada um eles tem a oportunidade de estudo.
Este método traz a possibilidade de dinamizar nosso processo de ensino-aprendizagem e torná-lo mais eficiente e prazeroso.