Vivemos num contexto de pós-modernidade em que se valoriza o “aqui e agora”, a hiper – realidade que condiz com a mistura do real e o imaginário, acentuado agora com o aceleramento dos avanços tecnológicos. E porque não falar do uso da subjetividade, multiculturalismo, da fragmentação, descentralização e banalização, ou seja, ausência de valores, entre outras características? É nessa realidade que a Igreja de Cristo está inserida, precisa se posicionar como farol e a Educação Cristã fortalecida.
O período de 2020 e 2021 foi caracterizado por mudanças inesperadas e difíceis para muitas igrejas e seus respectivos líderes, inclusive os Educadores Cristãos. É muito mais fácil fazer o que se estava acostumado, buscando melhores resultados, sem sair da zona de conforto, do que ter sido interrompido para mudar e se adequar a uma nova realidade.
Diante desse cenário, o que se espera da gestão de Educação Cristã na pós-pandemia?
- Que o Educador Cristão promova uma Educação Cristã Integral e Integradora.
Quando se fala em Educação Cristã é possível que se enfatize apenas o aspecto espiritual. É importante pensar na formação integral de cada irmão, congregado e visitantes, vê-los como ser humano nas suas dimensões “psicofísica, psicossocial e racional-espiritual – e dos modos de ação no mundo” (FOSSATTI; CASAGRANDE, 2011, p. 67).
É visível que muitos que vivem no meio cristão sofrendo com problemas emocionais que somatizados, refletem em outras enfermidades físicas e instabilidade espiritual, muitas situações acentuadas durante a pandemia. É necessário que os Educadores Cristãos e demais líderes dessa área estejam atentos a essa realidade e inclua nos currículos de Educação Cristã temas que tratem o homem por inteiro: corpo, alma e espírito, já exortado pelo apóstolo Paulo a necessidade desse preparo: “[…] e o vosso espírito, alma e corpo sejam mantidos plenamente irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo” (1Tessalonicenses 5.23b).
O desafio se amplia quando se pensa na imprescindibilidade de tornar a Educação Cristã integral em integradora, ou seja, promover a vivência equilibrada e harmoniosa do ser humano integral. Pode-se, intencionalmente, estimular essa percepção e experimento com a expectativa de que essa integração possa tornar-se o estilo de vida cristã de cada um.
- Que o Educador Cristão cuide de si mesmo para poder cuidar dos outros
Para promover uma Educação Cristã integral e integradora é necessário iniciar com seu autoexame. Que áreas da sua vida precisam ser trabalhadas? Que paradigmas precisam ser quebrados? Onde se encontra o desvio padrão que dificulta a harmonização do Educador Cristão integral?
Quem sabe é necessário rever suas estratégias para ajustar a novos tempos pós-pandemia. Rever sua rotina diária ajustando ações para sua vida pessoal e ministerial, visando essa harmonização.
As mudanças externas independem da sua vontade, mas as mudanças internas dependem de você! Que tal pensar nas várias áreas de sua vida, tais como: espiritual, emocional, ministerial, social, familiar, intelectual, financeira, saúde etc.
Algumas ações de mudanças podem ser simples, como procurar intensificar sua formação continuada, a fim de ajudar na mudança de estratégias, conteúdo e ferramentas que se ajustem a esse novo momento.
Pode ser que seja necessário desenvolver competências a partir do C.H.A. (Conhecimento, Habilidade e Atitude). Veja qual delas precisam ser desenvolvidas ou esmeradas.
A harmonização do Educador Cristão por inteiro depende da tomada de decisão. O que você fará para atuar no seu ministério, promovendo uma Educação Cristã integral e integradora?
A nova conjuntura requer ajustes comportamentais e estruturais da sociedade, incluindo as nossas igrejas, portanto os Educadores Cristãos precisam atuar como “cabeças pensantes” aqueles que poderão oferecer novas propostas educacionais cristãs e porque não pensar numa Educação Cristã integral e integradora? Porque não olhar para dentro de si, buscando investir mais em sua vida, que redundará em resultados também ministeriais? Qual a sua proposta para esse tempo?
REFERÊNCIAS
FOSSATTI, A. CASAGRANDE, C. A. Formação Integral e Integradora. In: FOSSATTI, P. HENGEMÜLE, E. CASAGRANDE, C. A. Ensinar a Bem Viver. Canoas: Editora Unilasalle, 2011 (p.67)