“Até quando clamarei, e não escutarás, SENHOR?
Ou gritarei a ti: Violência! E não salvarás?” Habacuque 1.2
Existem momentos na vida que precisamos parar para ouvir a voz de Deus, um sussurro pelo menos, mas não conseguimos porque estamos com nossos ouvidos tão contaminados que só conseguimos falar que ele está em silêncio. Que silêncio é esse que incomoda tanto? Preciso te ouvir e não consigo, o que devo fazer?
Ao ler o livro de Habacuque percebi que uma das suas características é buscar a comunicação com o seu povo e, de forma inacreditável, ele se inicia com o silêncio de Deus.
A caminhada desse profeta resumidamente nesse momento é como a nossa hoje enfrentando dias difíceis. O pecado do seu povo crescia e muitos estavam com a fé abalada deixando de buscar a Deus. Esse profeta orava com tanto fervor buscando encontrar respostas vindas de Deus e não as tinha. Quanta tristeza para esse homem, pois as dificuldades, os conflitos, as lutas e o descrédito em Deus eram o que mais ele convivia naquele tempo.
Como Habacuque nos sentimos assim também sem poder agir, esperando um milagre de Deus e esse não chega. Nos sentimos fracos, desanimados e frustrados por ver tanta violência, falta de amor ao próximo, blasfêmia, soberba, ira, vulgaridade, perversão e muitas outras situações que não conseguimos entender o silêncio de Deus.
Em Habacuque 1.5 diz: “Vede entre as nações, e olhai; maravilhai-vos e admirai-vos; porque realizo em vossos dias uma obra que não acreditareis, quando vos for contada”. Deus nos traz uma reflexão mostrando que o seu silêncio mostra a desobediência do povo, mesmo que ele mostre o caminho eles irão fazer o que não está de acordo com a palavra de Deus. A impureza do coração do homem o faz perder-se na sua ignorância acreditando que a certeza do coração dele é a certeza de que Deus está do seu lado. Quanta falta de amor-próprio, de visão diante do certo ou errado e falta de fé.
Será que Deus está em silêncio? Creio que não. Deus fala conosco de várias maneiras e nos frustramos quando não compreendemos o que ele está nos falando. Pedimos socorro esperando que venha logo como um piscar de olhos e a verdade é que ele vem da forma que é merecida a nós. Ele fala com você diariamente através da sua Palavra, de louvores, da natureza, dos testemunhos de outras pessoas, do modo de vida dos seus amigos ao qual Deus te livrou, mas principalmente através do Espírito Santo que habita dentro de você e comanda o teu coração. Deus está falando com você agora mesmo.
Deus fala contigo mais de uma vez só que você não está atento aos seus sinais.
REFERÊNCIAS:
Bíblia na Nova Tradução na Linguagem de Hoje
Bíblia na nova versão transformadora