Com certeza você sabe dizer qual a importância de ter um objetivo para a vida. Afinal, sem um objetivo a vida torna-se sem sentido, não é mesmo? Por isso, se faz necessário encontrar no contexto do ensino bíblico os objetivos que ajudarão àquele que aprende a ter atitudes, uma vez que são elas que revelam o que de fato se acredita nos posicionamentos defendidos.
Para que se tenha uma visão sobre os objetivos, faz-se uso do texto bíblico que está em Salmos 119.33-40. Esse pequeno trecho é bem significativo e esclarecedor, o qual apresenta o desejo do aprendente em permanecer firme nos caminhos do Senhor. Esse desejo vem em forma de apelo, visto que a frase se inicia dirigindo-se à pessoa que se faz esse apelo, o Senhor.
A primeira observação que se pode fazer do início deste texto bíblico é que, aquele que pede, reconhece que tudo vem do Senhor, pois é ele que concederá e dará condições para que o objetivo possa ser alcançado. Assim, os objetivos figuram como meios para se terminar a proposta estabelecida. Esses meios podem ser traduzidos nas seguintes palavras de ação: ensinar; dar; fazer; inclinar, desviar; confirmar; afastar e ansiar.
Interessante, que cada uma das palavras apresenta uma proposta a ser perseguida, ou seja, um objetivo. Essa proposta se expressará nas atitudes de materialização na vida, por meio do ensino ministrado, tanto na mente como no coração daquele que se apresenta na condição de aprendente.
Cabe agora tecer a relação entre o objetivo e a atitude, no sentido de demonstrar o que, efetivamente, se trará como resultado direto de sua observação e prática. Isso porque, não existem objetivos destituídos de intenção e não existem atitudes neutras, antes elas são reveladoras do que de fato foi apropriado por intermédio do ensino.
PRIMEIRO OBJETIVO: ENSINAR O CAMINHO
O primeiro objetivo a ser almejado está associado ao ato do ensino que gera aprendizagem. Então, quando o salmista pede ao Senhor que lhe ensine o caminho, ele reconhece a existência de um caminho, não de vários. A perspectiva de se ter o caminho demonstra que na vida cristã há um único caminho para ser perseguido. Esse caminho está fundamentado nos decretos do Senhor e ele gera atitude do desejo de querer permanecer continuamente nele. Por isso o salmista diz: “eu o seguirei até o fim”.
SEGUNDO OBJETIVO: DAR ENTENDIMENTO
O segundo objetivo revela que não se tem como andar no caminho de maneira irracional. Antes, é preciso ter a compreensão sobre o que se abraçou enquanto verdade. Não é, portanto, uma forma ingênua e nem mesmo romantizada. Ela evoca a necessidade de usar a razão. O uso da racionalidade demonstra que a vida cristã não é algo para ser seguido às cegas, mas requer uma decisão consciente e que demanda reflexão, apropriação e eleição, sobre o que está sendo aprendido. Como atitude produzida por este objetivo, o salmista diz: “para que eu guarde tua lei e a ela obedeça de todo o coração”.
TERCEIRO OBJETIVO: FAZER ANDAR PELO CAMINHO
O terceiro objetivo é elucidador, sinaliza para a importância de andar no caminho que se apresenta nos mandamentos do Senhor. É, portanto, uma maneira de dizer que se quer andar segundo a vontade de Deus, na medida em que se observa e pratica os seus ensinos. O ato de prática é revestido de júbilo, e andar pelo caminho do Senhor traz alegria à vida e ao coração do aprendente.
QUARTO OBJETIVO: INCLINAR O CORAÇÃO
O quarto objetivo revela a atitude de prestar atenção ao que foi ensinado, pois aquele que se inclina de coração, manifesta o desejo de ouvir e de viver segundo os mandamentos do Senhor, aquecendo o coração com as suas ações e seus sinais presentes na história e na trajetória de um povo.
QUINTO OBJETIVO: DESVIAR OS OLHOS
O quinto objetivo expressa a atitude de manter os olhos fixos no Senhor, na medida em que eles se desviam daquilo que não traz honra, edificação e nem utilidade à vida. É preciso saber usar os olhos para a promoção do bem e do que é agradável ao Senhor.
SEXTO OBJETIVO: CONFIRMAR A PROMESSA
O sexto objetivo apresenta o desejo de ter sinais evidentes da promessa de Deus, no sentido de que elas se confirmarão na vida daqueles que temem, obedecem, seguem e glorificam ao Senhor com todo o coração e mente. A confirmação da promessa indica a presença da fidelidade e da bondade de Deus.
SÉTIMO OBJETIVO: AFASTAR A HUMILHAÇÃO
O sétimo objetivo é um pedido para que o andar em retidão não seja alvo de humilhação, porque aquilo que o Senhor estabelece é bom. Assim, não tem como deixar de seguir as suas ordenanças, pois elas trazem vida, edificação e certeza da presença de Deus na história e na vida daquele que faz e anda conforme a sua vontade.
OITAVO OBJETIVO: ANSIAR POR SEUS PRECEITOS
O oitavo objetivo demonstra o desejo mais profundo do coração humano, que é viver segundo a vontade de Deus, revelada em seus mandamentos e preceitos. Ansiar é desejar ardentemente, com a convicção de que este é o melhor caminho a ser trilhado. Esse caminho produz esperança, amor e vida plena. Por isso, não tem como abandonar o caminho revelado pelo Senhor, pois ele traz segurança e paz.
Os objetivos foram apresentados e as atitudes foram desenhadas, agora cabe a você a decisão. Até a próxima.