Existe um ditado popular brasileiro que diz: “se conselho fosse bom, ninguém dava, mas vendia”. Esse ditado, porém, não representa o real, antes é mais uma das contradições que se pode verificar na prática social, pois ele não evidencia a importância que se verifica no ato de ouvir o outro, ainda mais quando este outro já passou por situações similares. É por isso que uma grande parcela de pessoas tem dificuldades em respeitar e ouvir os experientes.
É certo que alguns conselhos dados não são os mais indicados e sensatos, por isso é preciso avaliar sempre a sua procedência e o grau de interesse envolvido no conselho. O texto bíblico de Provérbios assegura não apenas a procedência, mas a finalidade do conselho, o qual é apresentado em forma de orientação dos pais para os filhos.
Para dar evidência sobre a orientação a ser contemplada pelos pais, a partir do ensino, vamos subdividir essas orientações em três momentos. No primeiro, aborda-se sobre os objetivos do ensino; no segundo, sobre a finalidade educativa; e o terceiro, sobre o valor do ensino para o viver em sabedoria. Esperamos que você possa acompanhar e apreciar o que será apresentado.
Diante das instruções contidas no trecho bíblico, é possível identificar que a proposta da orientação é formativa, visto que ela se estenderá durante a vida. Ela também põe em evidência o sentido de ser do ensino a ser comunicado. Esse ensino pode ser traduzido como aquele que traz luz à escuridão (ao que se desconhece), por isso se deve guardá-lo no coração. Pois, só se guarda no coração o que é importante e significativo para vida.
A partir do ensino transmitido, elegem-se as finalidades formativas que precisam ser constituídas no interior dos relacionamentos estabelecidos entre pais e filhos. Afinal, é na prática relacional que ocorre o processo educativo: o ensino e a aprendizagem. Assim, as orientações oportunizam aos que aprendem, a caminhar com segurança, visto que eles compreenderam o sentido de suas escolhas na vida.
Seguimos, então, a identificação dos objetivos do ensino e que podem ser assim categorizados: o ensino objetiva o entendimento; o ensino traz significação; o ensino resulta em sabedoria; o ensino produz vida; o ensino aponta a direção correta.
O ENSINO OBJETIVA O ENTENDIMENTO
Esta é uma regra de ouro do processo educativo, pois informa que o ensino abre portas para o ato do conhecer. Esse ato envolve a relação entre o objeto e o sujeito que conhece. Isso indica que é no ato de conhecer que ocorre o entendimento sobre um fato, fenômeno ou situação.
Entender é uma ação cognitiva, mas que não se limita a ela, visto que afeta a dimensão afetiva e espiritual. Quando se entende algo, é estabelecida a conexão entre o objeto e o que ele representa. Assim, o entendimento é uma maneira de não somente olhar para o objeto, mas de se apropriar dele. Nessa direção, o objeto passa a ser incorporado à vida.
O ENSINO TRAZ SIGNIFICAÇÃO
A significação é decorrente da apropriação, pois ela oportuniza sentido ao que foi aprendido. Nesse sentido, a significação necessita que o ensino seja entendido pelo aprendente para que possa produzir significados para sua vida. Os significados são aqueles que irão permanecer e que poderão ser contemplados nos posicionamentos assumidos pelos que estão aprendendo. Quando ocorre a significação, é possível contemplar um sorriso largo no rosto de quem aprendeu. Isso acontece porque ele, de fato, se apropriou do objeto, compreendeu a sua razão de ser e por isso, pode aplicar o aprendido nas situações de vida. Então, a significação produz a utilidade e a aplicabilidade do que foi aprendido, ou melhor, significado.
O ENSINO RESULTA EM SABEDORIA
A significação é um processo que confere sentido e esse oportuniza sua prática. Logo, o que se pode apreender é que a prática é o ponto de chegada do ensino, o qual tem sua marca na sabedoria. Isso revela que quanto mais se pratica, mas se ganha experiência sobre as situações vividas. A sabedoria é o conhecimento elevado a ser alcançado pelo sujeito. A partir da sabedoria é possível decidir e fazer escolhas. Esses atos requerem de quem aprende, o poder de decisão entre uma coisa a outra. Por isso, que a sabedoria é uma atitude que advém dos posicionamentos diante dos desafios e situações-problema enfrentados.
O ENSINO PRODUZ VIDA
Os posicionamentos do aprendiz podem ser identificados como promotores de vida ou morte. Isso porque, está diante dele situações em que requerem uma decisão. Essa decisão implica em ações que norteiam sua forma de pensar, fazer, agir, crer e sentir. Por isso, o bom ensino é aquele que produz vida, pois está interessado em promover a paz e a justiça. O ensino que produz vida é pautado na sabedoria, pois ela assegura boas decisões e escolhas, as quais irão demonstrar o entendimento do aprendente e os significados produzidos no contexto da sua formação. Então, quando se ensina o alvo é que ele se torne uma fonte de vida.
O ENSINO APONTA À DIREÇÃO CORRETA
O ensino, enquanto fonte de vida aponta para a direção correta. Essa direção é demarcada pela atitude de retidão, ou seja, do caminhar correto, segundo a vontade do Senhor. O que requer obediência aos seus mandamentos, preceitos e estatutos. Tal como é requerido por Deus para aqueles que desejam segui-lo e fazer sua vontade. A proposta do ensino que conduz à direção correta é oferecer o ponto de partida e chegada, por isso ele não pode se distanciar do caminho apresentado. Antes, precisa estar atento ao caminho, desviando-se dos obstáculos e dos perigos que possam afastá-lo do centro da vontade do Senhor.
Essas são as cinco categorias do ensino, as quais precisam ser transmitidas aos pais, no tocante à formação integral dos seus filhos. Essa é uma responsabilidade a ser assumida pela Educação Cristã, no sentido de apresentar os objetivos da proposta formativa a ser viabilizada. Contudo, cabe lembrar que se você deseja tal efetividade no processo formativo das gerações é preciso, primeiramente, resgatar as orientações contidas na verdade revelada. Espero que você tenha apreciado a temática desenvolvida. Até a próxima!