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                      Os quatro pilares da educação da UNESCO e os valores e fundamentos da Educação Cristã

                      Publicado por Marisnede Mendes Batista em 19/11/2025
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                      Em 1999, a UNESCO publicou o famoso relatório “Educação: Um Tesouro a descobrir”, no qual foram apresentados os quatro pilares da educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.

                      Esses princípios se tornaram referência mundial e influenciaram a educação contemporânea em diversos contextos.

                      Os quatro pilares da educação da UNESCO representam uma nova visão para um sistema educacional que visa formar cidadãos conscientes, críticos e preparados para enfrentar os desafios do mundo atual.

                      No entanto, para o educador cristão, surge uma reflexão necessária:

                      ✓ Como esses pilares dialogam com os valores e fundamentos da Educação Cristã?

                      ✓Como aplicar esses princípios à Educação Cristã?

                      1. Aprender a conhecer

                      Segundo a UNESCO, “aprender a conhecer” é desenvolver uma cultura ampla e a capacidade de aprender continuamente.

                      Na perspectiva cristã, aprender é muito mais do que acumular informações: é buscar a verdade que transforma e liberta (João 8.32). Jesus ensinou de forma prática e vivencial — “[…] vós mesmos dai-lhes de comer” (Mateus 14.16) — chamando seus discípulos a experimentar o que aprendiam.

                      O educador cristão deve conduzir o aluno a discernir, refletir e compreender o mundo sob uma cosmovisão cristã, reconhecendo Deus como a fonte de toda sabedoria (Provérbios 1.7; Tiago 1.5).

                      Aprender torna-se um processo ativo, participativo e significativo — o aluno aprende quando se envolve, quando experimenta e quando percebe sentido no que aprende.

                      1. Aprender a fazer

                      Para a UNESCO, “aprender a fazer” envolve adquirir competências e habilidades para atuar na sociedade.

                      Na visão cristã, o fazer está ligado ao servir. Jesus enviou os setenta discípulos (Lucas 10.1-11) para viverem o que haviam aprendido — levando paz, curando e anunciando o Reino.

                      Na Educação Cristã, o trabalho é vocação, e cada atividade deve ser feita “fazei tudo para a glória de Deus” (1Coríntios 10.31).

                      Ensinar a fazer é ajudar o aluno a desenvolver talentos com propósito, ética e responsabilidade diante do Criador.

                      1. Aprender a conviver

                      A UNESCO destaca a importância de viver em harmonia, respeitando as diferenças e cooperando.

                      Faz parte da educação cristã aprender a lidar com pessoas diferentes, tratar os outros com respeito e agir com gentileza. Conviver é amar e servir. Jesus ensinou: “Não será assim entre vós; pelo contrário, quem quiser tornar-se poderoso entre vós, seja esse o que vos sirva; […]” (Mateus 20.26).

                      A sala de aula cristã deve ser um espaço de comunhão e empatia, onde o amor de Deus se manifesta nas relações humanas. O papel do educador é abrir espaço para que os alunos aprendam a conviver, se conheçam e respeitem uns aos outros. Em um mundo marcado pelo egoísmo e pela intolerância, a sala de aula cristã torna-se um laboratório do amor de Deus, onde cada um é valorizado e desafiado a crescer em comunhão.

                      1. Aprender a ser

                      O quarto pilar, “aprender a ser”, segundo a UNESCO, está relacionado ao desenvolvimento da personalidade e da autonomia.

                      A educação cristã busca formar o ser humano em todas as suas dimensões — espírito, alma e corpo. Jesus chamou seus discípulos de amigos (João 15.15), revelando um relacionamento de confiança, liberdade e crescimento. Assim, aprender a ser é descobrir quem somos em Cristo e viver de acordo com os valores do Reino de Deus.

                      Na visão cristã, ser é compreender a própria identidade como criatura de Deus. O homem não cria suas próprias leis; ele reconhece e obedece às leis do Criador. Como afirma Solano Portela: “Aprender a ser é reconhecer a distância que nos afasta da perfeição divina e nos lançarmos às misericórdias de Deus na esperança de redenção”. O educador cristão auxilia o aluno a descobrir quem ele é em Cristo, formando um ser integral — espírito, alma e corpo — que vive segundo os valores do Reino.

                      Conclusão

                      Os quatro pilares da educação apresentam princípios relevantes para a formação humana.

                      Na educação cristã, esses pilares ganham novo significado:

                      Aprender a conhecer → buscar a sabedoria de Deus;

                      Aprender a fazer → servir com amor e excelência;

                      Aprender a conviver → viver em comunhão e graça;

                      Aprender a ser → refletir a imagem do Criador em todas as dimensões da vida.

                      Jesus é nosso maior exemplo. A Bíblia diz que Ele crescia em sabedoria, estatura, graça e comunhão (Lucas 2.52).

                      O grande objetivo da Educação Cristã é transformar vidas — mais do que repassar conteúdos, o educador é chamado a ser instrumento de Deus para moldar o coração e o caráter de seus alunos. Ser educador cristão é formar discípulos que aprendem, servem, convivem e vivem para a glória de Deus.

                       

                       Referências

                      Apostila Educação Cristã – Marcos Davi F. de Andrade

                      ASSOCIAÇÃO CRISTÃ DE ESCOLAS INTERNACIONAIS (ACSI). Fundamentos Pedagógicos.

                      BÍBLIA SAGRADA. Almeida Século 21.

                      PLANO DIRETOR DA EDUCAÇÃO RELIGIOSA BATISTA NO BRASIL. Rio de Janeiro: Convenção Batista Brasileira, 2010.

                      PORTELA, Solano. O que estão ensinando aos nossos filhos. SP: Editora Fiel, 2012

                      UNESCO. Educação: Um Tesouro a Descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI. Paris: UNESCO, 1999.

                      Disponível em: unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000109590 por. Acesso em: 27 out. 2025.

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                      Marisnede Mendes Batista
                      Marisnede Mendes Batista
                      Membro da Primeira Igreja Batista em Teresina, Professora, Psicopedagoga, Psicóloga Educacional, Educadora Cristã, Coordenadora de Ministério com Crianças, Capelã Escolar. É também coautora do Devocional Conversando com Deus - Reflexões da Família.

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