Para responder a esta pergunta, é necessário antes entender quais são os objetivos, seus alvos e metas finais da Educação Cristã. Segundo Thomas H. Groome em seu livro a Educação Religiosa Cristã, o Deus de amor nos ensina e nos leva a ensinar. Em Jesus Cristo apresenta-se o modelo ideal de mestre, professor e criador ao mesmo tempo. Por isso as Escrituras Sagradas formam a fonte de todo ministério de Jesus Cristo aqui na terra. E a forma como ele ensinava aos seus discípulos, tornou-se um legado tão importante para a história da evolução da humanidade, e consequentemente para a origem e trajetória de todo o Cristianismo. Agora, vamos identificar alguns aspectos que vão ajudar na compreensão e descobrir qual a utilidade do Ensino Cristão na Igreja.
- Primeira característica: O Reino de Deus é o ponto central da mensagem de Jesus Cristo. Pelas parábolas que encontramos no livro de Marcos (cap. 4) (Mateus 26.29), percebemos que elas se tornam símbolos em que a obra de Deus na história é o Reino de Deus. Como exemplos, temos a parábola da semente e do grão de mostarda. Com base nesses textos, fica claro e evidente que Jesus viveu a mensagem do Reino de Deus, e o seu Reino se faz presente na própria figura de Jesus Cristo.
- A nossa responsabilidade no Reino é produzir frutos na igreja – Através das pregações, ensino e a prática da Palavra de Deus temos que dar frutos. Transmitir as verdades bíblicas em consonância com o Reino de Deus. Atrair as pessoas não para solucionar os seus problemas, e sim, para que elas se convertam e possam fazer parte do Reino de Deus.
- A Educação Cristã é responsável pela formação integral do indivíduo – Desde o livro de Atos, no Antigo Testamento, encontramos a educação como centro da vida cristã. E essa educação não está associada apenas à formação de pessoas para o mercado de trabalho, para alcançar posições sociais relevantes. Quando falamos em educação cristã, esta surge como proposta de formação integral do indivíduo. Isso vale tanto para educadores quando para (famílias, igrejas, seminários e pequenos grupos). E torna-se grande responsável para promoção de valores e princípios presentes no projeto educacional estabelecido por Cristo.
- Educa-se para a vida – A prática da Educação Cristã, dentro do processo de ensino e aprendizagem com seus participantes, tem a missão de conduzir o aluno para as experiências de vida. Numa preparação do indivíduo para a vida em todos os aspectos, capacitando-o para seus relacionamentos com Deus primeiramente, consigo mesmo e com a sua própria sociedade. No livro: “Reflexões sobre desafios e oportunidades” aprendemos de modo amplo, a termos uma visão integrada e coerente da vida, relacionada com o Criador e com os Seus propósitos.
O espaço eclesiástico que dispõe, a sala de aula da igreja tornou-se o centro do processo educacional. Através dos estudos bíblicos formais ou informais representa a atuação do educador cristão nas igrejas (Elana Ramiro – livro Educação Cristã- espaços educacionais no ambiente eclesiástico (p.121). No entanto, esse espaço pode ser mais amplo, ganhar outros significados, com outros espaços possíveis. Em todas as ações da igreja, a figura do Educador pode estar atuando. A sua atuação não é restrita apenas a uma sala de aula na Escola Bíblica Dominical. Há vários locais que podem funcionar como espaço para a educação cristã: O púlpito, o culto cristão, a música e os pequenos grupos Há também vários desafios para que atuação do Educador Cristão seja eficiente dentro das igrejas, dentre eles podemos citar: o desafio de transformar a sala de aula em um espaço dinâmico de aprendizagem com significados, novas atitudes perante o seu planejamento e a execução do seu plano de ensino e tornar o conteúdo em conhecimento e outros.
Diante disso, existem diversos espaços e todos são importantes e necessários. As igrejas precisam identificar o perfil do educador que ela está necessitando para executar um bom trabalho. O educador deve ser uma pessoa comprometida com o Reino de Deus, que aplique as Escrituras Sagradas (Bíblia) no processo de ensino e aprendizagem.
Analisando as Escrituras Sagradas, lemos no Livro de Mateus 22.37-39: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o coração, de toda a alma e de todo o entendimento. Este é o maior e o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo”. Essa ordem aparece no modo imperativo. Jesus deixou a missão “Ide e fazei discípulos” não somente aos seus discípulos, mas como cristãos temos essa tarefa também. Fica imprescindível que, como educadores cristãos em nossas igrejas, precisamos executar essa missão, levando em consideração e meta, seguir os ensinamentos de Jesus Cristo, sua Lei e o mais importante – Reino de Deus. Você, que crê que existe o Reino de Deus, crê no Deus verdadeiro, criador de todas as coisas, venha ser um educador cristão atuante em sua igreja e conhecer a cultura do Reino de Deus; como aplicá-la em sua vida primeiramente, sua família e depois na sua igreja.
1 Comment
Maravilhoso e oportuno, este artigo. Enviarei pros professores da igreja.