“Toda a Escritura é divinamente inspirada e
proveitosa para ensinar, para repreender,
para corrigir, para instruir em justiça;
a fim de que o homem de Deus tenha capacidade
e pleno preparo para realizar toda boa obra”
(2Tm 3.16-17)
Esta não é uma pergunta retórica! E por mais que possa soar estranha ou sem sentido, gostaria que você pensasse seriamente nela. Ao longo de cerca de dez anos, tenho ministrado um curso sobre “Como Estudar a Bíblia” e de início faço um questionário sobre hábitos de leitura/estudo da Bíblia. Na última pesquisa que realizei, em fevereiro deste ano, o resultado não difere muito dos demais. Mas, tenho a impressão de uma ligeira piora! Os pesquisados eram todos acima de 18 anos, dos quais cerca de 82% haviam se convertido a mais de 5 anos. Cerca de 6% nunca leu a Bíblia toda e cerca 70% lêem a Bíblia todo dia por um tempo predominante de 15 min. A maior razão para deixar de ler a Bíblia é a falta de tempo, mas alguns não o fazem pois deixam isso para o pastor ou líder, outros por sentirem-se culpados ou não leem porque não querem mesmo. Em que grupo você se enquadra? Parece que a pergunta inicial não é tão sem sentido, não é mesmo?
Para ajudá-lo a pensar na pergunta, deixe-me dar três motivos para você estudar a Bíblia. O primeiro motivo é porque ela é essencial para o seu crescimento espiritual. Veja só o que o apóstolo Pedro diz acerca disso: “… desejai o puro leite espiritual, como bebês recém-nascidos, a fim de crescerdes por meio dele para a salvação,…” (1Pe 2.2). Com esta metáfora, Pedro diz que é preciso a mesma atitude de um recém-nascido que avança numa mamadeira; que o faz de forma ardente, pois anseia por isso. E por que tudo isso? Porque o objetivo é alcançar o crescimento para a salvação.
O segundo motivo é para que você alcance maturidade espiritual. Leia o que o autor do livro de Hebreus diz em Hb 5.11-14. Da passagem tiramos que as pessoas para as quais se escrevia eram lentas em aprender – “tardias em ouvir”; que o tempo passou, não aprenderam o que deveriam e, portanto, eram pessoas imaturas espiritualmente. E o autor fala ainda algo muito interessante, que a maturidade espiritual vem pela prática, pois a falta de experiência (de prática) os deixou naquele estado. Sempre era necessário voltar aos ensinos básicos, porque não se aprendeu quando deveria e nem se praticou o que se ensinou.
O terceiro motivo é que a Bíblia é eficaz ao que se propõe e tem eficácia comprovada. O apóstolo Paulo expressa isso a Timóteo dizendo que a Palavra de Deus é útil. Como assim? É útil para estruturar o pensamento (ensino), para determinar limites (repreensão), para conformar à vontade de Deus (correção) e para orientar de forma positiva em como seguir a vida (educação na justiça). Tudo isso tem um propósito que é capacitar para toda boa obra, onde a eficácia é comprovada.
Assim, quero voltar à pergunta inicial: para que serve sua Bíblia? Talvez você tenha mudado sua visão ou fortalecido o que já pensava, mas lembre-se de três coisas importantes: i) não há crescimento fora da Palavra de Deus; ii) para se chegar à maturidade espiritual, a Bíblia é o meio divino para isso; iii) tornar-se eficaz na obra de Deus, passa pela atitude primária de estudar a sua Palavra. Portanto, quero adicionar outras perguntas para levar a uma maior reflexão: como é sua relação com a Bíblia? Sua postura em relação à leitura e estudo da Bíblia é adequada? O que você tem de fazer para mudar sua condição de leitor para estudante ou de leitor passivo para ativo da Bíblia? Você tem alguma metodologia? Que o Senhor nosso Deus lhe dê viva esperança e intenso desejo de buscar sua Palavra! Amém!
1 Comment
Muito bom os artigos. Deus dê sabedoria a vocês para continuarem nos abençoando com esses excelentes textos. Abraços fraternos.Missionário Orismar. Macapá AP