A Educação Cristã é de vital importância para qualquer igreja evangélica. No entanto, qual a concepção que temos sobre essa construção composta por duas palavras? Para muitos evangélicos, a Educação Cristã se restringe ao funcionamento da Escola Bíblica Dominical. No entanto, essa visão limitada excluiria todos os outros espaços educacionais de nossas igrejas.
Considerando-se essa problemática, neste artigo, apresentamos algumas definições de Educação cristã, com o objetivo de refletir sobre as suas implicações para o trabalho do educador cristão, no âmbito da igreja local.
Para Durães e Ramiro (2018), por exemplo, a concepção de uma Educação Cristã como sinônimo da Escola Bíblica Dominical configura-se como um equívoco eclesiástico, visto que parte de uma compreensão estritamente unidimensional. Portanto, deve ser desconsiderada pela igreja.
George (2003), por sua vez, assevera que, possivelmente, a predominância de uma concepção vaga e limitada sobre o que seja Educação Cristã no Brasil tenha propiciado pouca valorização para esta área tão fundamental à igreja cristã. Com o objetivo de repensar essa questão, a autora propõe o seguinte conceito: “Educação Cristã é um processo deliberado e intencional pelo qual Cristo é formado nas pessoas, visando a transformação, formação e crescimento da pessoa toda e da igreja toda em todo o tempo” (GEORGE, 2003, p. 16).
Assim, a Educação Cristã deve ser pensada e planejada pelo educador cristão e a sua equipe, considerando-se o seu objetivo, ou seja, o de fomentar o processo de transformação, formação e crescimento de cada cristão da igreja local. Portanto, não pode estar limitada apenas à Escola Bíblica Dominical.
Corroborando essa concepção, Downs (2001), tendo em vista o propósito da Educação Cristã, a conceitua como o ministério da igreja local, que tem como objetivo o de levar o crente à maturidade em Cristo Jesus. Nesse sentido, podemos vislumbrar o processo intencional e de formação do cristão, proposto por George (2003).
Lebar (2009), ao diferenciar Educação secular e Educação Cristã, enfatiza a necessidade de uma educação que seja integral, ou seja, que contemple todas as áreas do ser humano. Nas palavras da autora: Se a educação cristã, no entanto, é verdadeiramente cristã, seus fundamentos e orientação são distintos. Todas as áreas da vida que são penetradas pelo evangelho acabam transformadas.
Ao refletir sobre esse processo de formação integral do cristão, Durães e Ramiro (2018) ponderam que a Educação Cristã não deve estar restrita ao âmbito da igreja local, mas deve permear espaços educacionais múltiplos, posto que, cada vida, ao ser moldada pela palavra de Deus, deve produzir “virtudes pessoais que devem ser partilhadas com a família, a comunidade de fé e o mundo” (DURÃES; RAMIRO, 2018, p. 97). Desse modo, na visão dos autores, o trabalho com a Educação Cristã perpassa a igreja, a escola, o lar e, também, os distintos relacionamentos interpessoais de cada crente.
Não obstante, algumas pessoas podem julgar problemática uma concepção mais ampla do que seja Educação Cristã. Sobre essa proposição, Tye (2018, p. 21) a rebate e pontua que: “uma definição ampla nos ajuda a enxergar os fundamentos necessários para desenvolver um ministério forte e substancial”. Nesse sentido, ao refletir sobre uma concepção ampla para a Educação Cristã, a autora elenca quatros áreas a serem contempladas, a saber: instrução religiosa, socialização, desenvolvimento pessoal e libertação.
À guisa de conclusão, podemos verificar que as concepções propostas pelos diversos especialistas da área de Educação Cristã, na medida do possível, dialogam, convergem e se complementam, pois almejam objetivos comuns. Assim, é importante que, como educadores cristãos, as compreendamos, posto que elencam aspectos essenciais para o desenvolvimento de um ministério eficaz, no contexto da Educação Cristã.
REFERÊNCIAS
DOWNS, Perry G. Introdução à Educação Cristã – Ensino e Crescimento. Tradução de Marcelo Cliffton Tolentino. São Paulo: Editora Cultura Cristã, 2001.
DURÃES, Ivan de Oliveira e RAMIRO, Elana Costa. Educação Cristã – reflexões sobre desafios e oportunidades. São Paulo: Reflexão Editora, 2018.
GEORGE, Sherron K. A igreja ensinadora. Campinas: Luz para o caminho, 2003.
LEBAR, Lois E. Educação que é Cristã. Tradução de James Monteiro dos Reis. Rio de Janeiro: CPAD, 2009.
TYE, Karen B. Diretrizes para o ensino na igreja local. Tradução de Letícia Forcelini Scotuzzi. São Paulo: Cultura Cristã, 2018.