“E sucedeu que, nos dias em que os juízes julgavam, houve uma fome na terra; por isso um homem de Belém de Judá saiu a peregrinar nos campos de Moabe, ele e sua mulher, e seus dois filhos;E era o nome deste homem Elimeleque, e o de sua mulher Noemi, e os de seus dois filhos Malom e Quiliom, efrateus, de Belém de Judá; e chegaram aos campos de Moabe, e ficaram ali. E morreu Elimeleque, marido de Noemi; e ficou ela com os seus dois filhos, Os quais tomaram para si mulheres moabitas; e era o nome de uma Orfa, e o da outra Rute; e ficaram ali quase dez anos. E morreram também ambos, Malom e Quiliom, ficando assim a mulher desamparada dos seus dois filhos e de seu marido. Então se levantou ela com as suas noras, e voltou dos campos de Moabe, porquanto na terra de Moabe ouviu que o Senhor tinha visitado o seu povo, dando-lhe pão. Por isso saiu do lugar onde estivera, e as suas noras com ela. E, indo elas caminhando, para voltarem para a terra de Judá, Disse Noemi às suas noras: Ide, voltai cada uma à casa de sua mãe; e o Senhor use convosco de benevolência, como vós usastes com os falecidos e comigo. O Senhor vos dê que acheis descanso cada uma em casa de seu marido. E, beijando-as ela, levantaram a sua voz e choraram. E disseram-lhe: Certamente voltaremos contigo ao teu povo. Porém Noemi disse: Voltai, minhas filhas. Por que iríeis comigo? Tenho eu ainda no meu ventre mais filhos, para que vos sejam por maridos? Voltai, filhas minhas, ide-vos embora, que já mui velha sou para ter marido; ainda quando eu dissesse: Tenho esperança, ou ainda que esta noite tivesse marido e ainda tivesse filhos. Esperá-los-íeis até que viessem a ser grandes? Deter-vos-íeis por eles, sem tomardes marido? Não, filhas minhas, que mais amargo me é a mim do que a vós mesmas; porquanto a mão do Senhor se descarregou contra mim. Então levantaram a sua voz, e tornaram a chorar; e Orfa beijou a sua sogra, porém Rute se apegou a ela. Por isso disse Noemi: Eis que voltou tua cunhada ao seu povo e aos seus deuses; volta tu também após tua cunhada. Disse, porém, Rute: Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus; Onde quer que morreres morrerei eu, e ali serei sepultada. Faça-me assim o Senhor, e outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti. Vendo Noemi, que de todo estava resolvida a ir com ela, deixou de lhe falar.”
Rute 1.1-19
Qual o seu sentimento diante de situações inesperadas que causam dor, separação e muita tristeza? Com certeza, você deve estar pensando: por que falar disso, se temos tantas coisas boas que podem servir de motivação para nossa caminhada de fé. De fato, você tem razão, mas os problemas fazem parte do nosso dia a dia, a questão é saber como devemos lidar com eles.
Na história de Noemi, observamos um exemplo de determinação a ser louvado, principalmente porque ela sentiu e viveu na pele perdas inestimáveis: em primeiro lugar, a saída de sua terra natal, ou seja, acompanhou seu marido para viver numa terra estrangeira que não temia a Deus e que tinha outras tradições e costumes bem diferentes do seu; em segundo lugar, a morte de seu marido e filhos, que conforme a tradição judaica levava a perda da sua própria identidade, pois não tinha como preservar sua descendência, o que de fato era um fator de exclusão social. Entretanto, é preciso perguntar: o que faz de Noemi um exemplo a ser observado? Eis algumas evidências, que são reveladas no próprio texto bíblico:
a) Noemi lembra a promessa de Deus e este ato de trazer a memória faz com que deseje retornar à sua terra;
b) Noemi libera suas noras da obrigação de viver com ela e, as abençoa, na medida em que deseja que sejam felizes, que retornem ao seu país e aos seus costumes e tradições. c) Noemi não age com uma visão egoísta, mas altruísta.
d) Noemi vive a esperança, mesmo diante de tanto sofrimento. Ela é uma testemunha que inspira, tanto é assim, que sua nora Rute professa uma das declarações mais bonitas de fidelidade para com sua sogra. Na sua declaração, pode-se inferir que Noemi era uma serva autêntica do Todo Poderoso.
e) Noemi não desiste, mesmo diante de um cenário desanimador e desolador, pois seu olhar não está nas circunstâncias, mas Naquele que é fiel, justo e misericordioso para com seus filhos e suas filhas.
Então, quando tudo vai mal se lembre da história de Noemi e não desista, pois toda a tempestade tem um prazo de duração, ela não dura para sempre, principalmente quando cremos que Deus está presente no meio da tormenta. Afinal, sabemos que Ele nunca nos deixará e nem nos desamparará, esta é a sua promessa. Tenha um dia abençoado na presença de Deus.
O que lhe faz confiar na ação de Deus? Ore agradecendo a ação de Deus em sua vida.