“Pois eu bem sei que planos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; planos de prosperidade e não de mal, para vos dar um futuro e uma esperança”
(Jeremias 29.11)
Estamos vivendo um tempo de tribulações diárias com violência espalhada por todos os cantos, fome e falta do temor de Deus. Em Jeremias 29:11, fala da promessa de Deus para o seu povo, ao mesmo tempo traz a promessa de um futuro melhor.
Como podemos recomeçar nesse tempo não obscuro e ao mesmo tempo tão revelador? Em Romanos 15.13 fala: Que o Deus da esperança vos encha de toda alegria e paz na vossa fé, para que transbordeis na esperança pelo poder do Espírito Santo. Essa é uma promessa para o hoje, nos dando esperança para um futuro melhor como podemos ler em Romanos 14.4 – Quem és tu, que julgas o servo alheio? É para seu próprio senhor que ele está em pé ou cai; mas estará firme, pois o Senhor é poderoso para o firmar.
O contexto da história relatada no livro de Jeremias fala do povo que foi levado cativo de Jerusalém e, a ordem deixada por Deus a eles que diz: Edificai casas e habitai nelas; plantai pomares e comei do seu fruto. Casai-vos com mulheres e gerai filhos e filhas; também tomai esposas para vossos filhos e dai vossas filhas em casamento para que tenham filhos e filhas. Multiplicai-vos ali e não venhais a diminuir. (Jeremias 29.5-6). Essa história nos faz pensar que estamos vivendo dias de cativeiros. São dias onde sofremos perseguições por sermos cristãos, somos proibidos de expressar o que pensamos, sentimos e acreditamos. Vamos pausar o tempo e refletir…
Em 2Crônicas 36.20 temos a promessa de Deus ao seu povo cativo por 70 anos na Babilônia: “Quem escapou da espada, ele levou para Babilônia; e se tornaram servos dele e de seus filhos, até o tempo do reino da Pérsia. Depois desse tempo finalmente terminou e o povo voltou a Jerusalém.
Para recomeçarmos precisamos avaliar o que fizemos e servirá como aprendizado para vida futura, porque Deus permite que cada pessoa escolha o que vai fazer na vida. Desde o tempo cativo o povo escolheu o que fazer, se queriam ou não servir a Deus e ter um futuro. E, assim continua, o nosso Deus não promete riquezas, mas paz e vida tranquila.
Chegou a hora de escolhermos e assim recomeçar.
Se você buscar a Deus, ele de todo o coração fará a melhor escolha no seu recomeçar
REFERÊNCIAS:
Bíblia Nova Versão Internacional – Colossenses 4.6
Bíblia Shedd – SBB: Editora Vida Nova