Você já utilizou uma plataforma, aplicativo ou outro recurso digital e não obteve o resultado esperado? Ou já teve medo de utilizar algum destes recursos?
Esse post vai te ajudar!
Uma das características da transformação digital é justamente a agilidade no desempenho de diversas atividades. E para isso, temos à disposição grande variedade de recursos que podem ser utilizados para o alcance dos nossos objetivos. Sites, plataformas digitais, programas, aplicativos, são apenas alguns exemplos.
É possível realizar reuniões, capacitações, aulas interativas, gincanas online e muito mais, porém, vez ou outra, pode ocorrer frustração na escolha de algum destes recursos.
Então, para evitar esse tipo de transtorno e conseguir maiores possibilidades de obter êxito, fique atento a estas dicas:
- Objetivo: Evite usar determinado recurso porque está “na moda”. Questione-se quanto ao objetivo – o que se deseja alcançar. Cada recurso possui suas especificidades, então, verifique se estão de acordo com a proposta da atividade, reunião ou programação.
- Perfil do público-alvo: É preciso levar em consideração quem irá participar. Por isso, observe atentamente qual a faixa etária, se já são alfabetizados ou não, se necessitariam de ajuda e quem poderia fornecer este auxílio. De crianças à idosos, considere o nível de interesse que este recurso poderia despertar no público escolhido.
- Acessibilidade e nível de abrangência: Em caso de plataforma, aplicativo ou apenas interação on-line, verifique se todos os participantes possuem acesso à internet e ao dispositivo necessário.
- Conheça e participe: Estude, conheça e domine o recurso escolhido. Faça todos os testes necessários com antecedência, para que tenha segurança na utilização.
- Avalie a eficácia: Ouça o feedback dos participantes, veja se houve dificuldade na utilização e de modo geral, se o objetivo foi alcançado.
- Zele pela segurança: Atenção redobrada aos dados e informações pessoais que são disponibilizados na internet. Infelizmente, ciberataques são mais comuns do que imaginamos.
Não se esqueça que por mais atrativo que seja, o recurso só será útil se estiver de acordo com seus objetivos. Estas novas ferramentas à disposição, são como o próprio nome diz: “recursos”, cuja função é auxiliar.
Deus abençoe!