Os salmos foram escritos para serem cantados. Várias passagens bíblicas registram a importância do louvor. Deuteronômio registra que o povo de Israel cantava durante a peregrinação; em Juízes, Débora e Baraque cantavam. 2Crônicas 29 afirma que os cantores de Ezequias cantavam e “toda a congregação se prostrou, quando entoavam o canto” na dedicação dos muros. Paulo e Silas, em meio à dor e aflição, cantavam na prisão em Atos 16.25. Passagens que nos ensinam o renovo e glória que há no louvor.
Além do texto em Mateus 5.3-12, em Salmos temos promessas que nos ensinam o caminho da felicidade na trajetória terrena, passando pela renúncia, quebrantamento e fé:
- “Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto” (32.1);
- “Bem-aventurada é a nação cujo Deus é o SENHOR, o povo que ele escolheu como sua herança” (33.12);
- “Provai e vede que o SENHOR é bom. Bem-aventurado quem nele se refugia!” (34.8);
- “Bem-aventurado o homem que coloca sua confiança no SENHOR e não se volta aos arrogantes nem aos que seguem a mentira” (40.4);
- “Bem-aventurado é o que dá atenção ao pobre; o SENHOR o livrará no dia da calamidade” (41.1);
- “Bem-aventurado aquele a quem escolhes e levas a ti, para habitar em teus átrios! Ficaremos satisfeitos com a bondade da tua casa, do teu santo templo” (65.4);
- “SENHOR, bem-aventurado o homem a quem repreendes e a quem ensinas tua lei, […]” (94.12);
- “Aleluia! Bem-aventurado o homem que teme o SENHOR e tem grande satisfação em seus mandamentos!” (112.1);
- “Bem-aventurados os que se conduzem com integridade, os que andam na lei do SENHOR!” (119.1);
- “Bem-aventurados os que guardam seus testemunhos, que o buscam de todo o coração, […]” (119.2);
- “Bem-aventurado todo aquele que teme o SENHOR e anda em seus caminhos!” (Sl 128.1).
- “[…] Bem-aventurado o povo cujo Deus é o SENHOR” (144.15b);
- “Bem-aventurado aquele que tem o Deus de Jacó como seu auxílio e cuja esperança está no SENHOR, seu Deus, […]“ (146.5).
A trajetória cristã não é uma linha reta e crescente, pois somos falhos em nossa humanidade. Os versículos abaixo, dentre outros, nos ensinam que Deus age para nos corrigir, quebrantar nossa jactância e, uma vez sujeita nossa vontade aos propósitos divinos. Caminhemos com fé e paciência a carreira que nos está proposta: “Portanto, também nós, rodeados de tão grande nuvem de testemunhas, depois de eliminar tudo que nos impede de prosseguir e o pecado que nos assedia, corramos com perseverança a corrida que nos está proposta, fixando os olhos em Jesus, o Autor e Consumador da nossa fé, o qual, por causa da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da vergonha que sofreu, e está assentado à direita do trono de Deus” (Hebreus 12.1-2).
Enquanto o primeiro Salmo inicia com o versículo “Bem-aventurado aquele que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores;[…]” (1.1); o último Salmo exalta o louvor: “Todo ser que respira louve o SENHOR. Aleluia! (Salmo 150.6). Amém!