Um pintor desenhou o quadro acima, mas ele esqueceu algo e são poucas as pessoas que conseguem detectar onde foi o seu erro. Uma linda imagem que devido ao erro nos remete ao questionamento após conseguirmos detectá-lo. Estamos seguindo os passos de Jesus? As pessoas têm detectado as marcas de Cristo em nós?
Mateus 4.19-20 nos diz: “E disse-lhes: Vinde a mim, e eu vos farei pescadores de homens. Imediatamente, eles deixaram as redes e o seguiram”. Recordando o momento em que o Senhor convoca os primeiros discípulos para acompanhá-lo em sua jornada, percebemos que o mesmo aconteceu com cada um de nós, quando fomos indicados, eleitos para “sermos pescadores de almas”.
Infelizmente, muitas vezes nos esquecemos deste chamado. Esquecemo-nos quando deixamos de nos preparar espiritualmente para compreendermos quais os objetivos do nosso chamado e a importância do trabalho com as pessoas. Pois entre os vários objetivos da vida do cristão, um deles é ganhar pessoas para o Reino. Muitos precisam conhecer o Salvador. Muitos não estão caminhando nos passos de Jesus, precisam compreender que caminhar com Jesus nos traz paz e alegrias, principalmente a certeza de uma vida eterna.
Para que o nosso chamado seja compreendido por nós e por aqueles que são alvo do nosso chamado, é preciso que haja em nós obediência a Deus, humildade, espiritualidade, compaixão e disposição. Jesus nunca desanimou para realizar a obra do pai, Ele tinha disposição. Sem descanso ajudava quem precisava Dele. Jesus estimulava seus discípulos. Em Mateus 10, versículo 25 ele disse: “Basta ao discípulo ser como seu mestre […]”.
Recebemos um chamado, aceitamos, e, no meio do caminho, devido às tentações e provações, acabamos desanimando. Muitas pessoas foram benção na caminhada de Jesus. Elas seguiam os passos do mestre no objetivo de ajudá-lo, de servi-lo, e muitos outros seguiram o mesmo caminho.
“SENHOR firma os passos do homem de cujo caminho se agrada; ainda que caia, não ficará prostrado, pois o SENHOR segura-lhe a mão” (Salmos 37.23-24). Quando realizamos a nossa parte, o Senhor firma nossos passos. É uma promessa!
“O SENHOR é quem vai à tua frente. Ele estará contigo, não te deixará nem te desamparará. Não temas nem te espantes”. Deuteronômio 31.8
Quando Moisés nomeia seu sucessor Josué, ele disse para que ele não temesse, pois o Senhor iria adiante dele. Nesta caminhada Josué e o povo de Israel precisaram continuar confiando no Senhor a cada passo rumo à terra prometida. Mas sabemos que quando o povo desviava o olhar das orientações do Senhor, quando desobedeciam, eles se viam em apuros.
Às vezes nos sentimos incapazes de continuar na caminhada, mas este é um momento em que devemos nos alegrar como o apóstolo Paulo: “Mas ele me disse: A minha graça te é suficiente, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. Por isso, de muito boa vontade me gloriarei nas minhas fraquezas, a fim de que o poder de Cristo repouse sobre mim. Por isso, eu me contento nas fraquezas, nas ofensas, nas dificuldades, nas perseguições, nas angústias por causa de Cristo. Pois, quando sou fraco, então é que sou forte” (2Coríntios 12.9-10).
Hoje não é diferente! Nós precisamos continuar seguindo os passos de Jesus e assim outros farão o mesmo. Precisamos continuar confiando em meio às tentações e provações, compartilhando GRAÇA E MISERICÓRDIA.