Para implantar uma cultura de inovação, é fundamental reconhecer o papel da equipe no alcance da missão educacional da igreja, e valorizar o potencial criativo de cada um, independente da sua posição como servo. Afinal de contas, todo mundo gosta de atuar em ambientes onde os desafios são encarados com coragem e a participação de todas as pessoas é considerada indispensável para a resolução de problemas. As equipes podem aprender a analisar situações e criar soluções de forma natural e contínua, o que certamente as tornarão automotivadas e proativas. Este tipo de cultura, além de potencializar o alcance do programa educacional, também pode ajudar muito na mordomia dos recursos, uma vez que a avaliação constante diminui os custos, ao mesmo tempo em que aumenta a efetividade.
Mas, a grande questão é: como ajudar a minha equipe atual a tornar-se altamente engajada numa cultura de inovação e cooperação? O que preciso mudar na minha forma de liderar o ministério, que pode facilitar o desenvolvimento deste tipo de cultura? Vamos conversar agora sobre sete passos simples que você pode começar a tomar agora mesmo e que podem mudar o curso da sua liderança:
- Deixe sempre o canal de ideias aberto
É fundamental garantir que as pessoas saibam que podem dar ideias e qual é o meio adequado para fazer isso. Os métodos podem ser variados, como ter uma caixa de sugestões, um momento nas reuniões, maratonas de construção de projetos, fóruns de discussão ou conversas direcionadas. O importante é que o meio seja acessível a todos, afinal, nunca se sabe de onde virá uma grande ideia.
- Ajude as pessoas a aprimorarem suas ideias
A inovação é algo que pode partir de qualquer pessoa, mesmo que não se ache capaz ou que não tenha experiência nenhuma com processos criativos. Ela só precisa saber que não fará isso sozinha e que encontrará um ambiente de acolhimento para as suas ideias. A maioria das pessoas precisa de ajuda para desenvolver ideias em potencial. Quando alguém da sua equipe chegar com uma sugestão, use um conjunto de perguntas simples para ajudá-la a amadurecer a ideia:
Qual é o seu objetivo?
Como isso pode ser feito?
Quais são as limitações?
Como essa ideia contribuirá para as pessoas?
Quanto vai custar?
Quais são os riscos?
Quanto tempo vai demorar?
Como você vai medir os resultados?
Essas perguntas podem ser ajustadas, o importante é que todos saibam que novas ideias são bem-vindas.
- Refine ideias de forma coletiva e contínua
Quando uma ideia surge, ela precisa ser avaliada e refinada coletivamente, num processo colaborativo baseado nos objetivos e diretrizes da área educacional. Diversas partes interessadas devem ser convidadas para ajudar a refinar a ideia. Este tipo de ação permite que os participantes acompanhem o processo de aprimoramento coletivo das ideias.
- Teste as ideias antes
Certifique-se de que há um processo claro para testar e avaliar cada nova ideia. As pessoas se sentirão encorajadas a fazer sugestões e recomendações se perceberem que suas ideias serão devidamente consideradas e se a sua liderança inspirar isso.
- Coloque as ideias em prática
Com as ideias devidamente testadas, chegou a hora de planejar estrategicamente para colocá-las em prática com mais pessoas. É nessa hora que você vai definir se os recursos financeiros serão suficientes, qual equipe está preparada para executá-la e o tempo de ação.
- Cresça com as falhas
Ao buscar a inovação, é necessário aceitar que nem todas as ideias obterão sucesso, porém, as falhas podem ajudar a aprimorar ou criar soluções inovadoras. Erros podem ser transformados em oportunidades e melhorias, basta enxergar o potencial de cada um. O maior risco que o ministério pode correr pode ser exatamente não tentar nada inovador. Mas cuidado, as falhas não podem estar relacionadas ao conteúdo da Palavra de Deus!
- Reconheça as colaborações
Para finalizar, é muito importante reconhecer o trabalho de todos. Sempre que uma ideia for colocada em prática e agregar valor ao ministério, valorize publicamente quem tornou isso possível. Além de motivar as pessoas, o reconhecimento incentivará outras pessoas a inovar sempre.
Seguindo estes sete passos você dará início a uma nova fase na sua liderança. Conta aqui nos comentários, qual deles é mais desafiador para você? Vamos lá?
1 Comment
Para mim, sempre foi mais desafiador o passo 1. Pois o canal de ideias sempre esteve aberto e sempre foi falado sobre ele, mas as pessoas saíam da classe e parece que tudo o que foi falado ficava ali mesmo, não ia pra casa com a pessoa para refletir no assunto. A única forma que às vezes surgiam algumas ideias era em reuniões pois as pessoas estavam presentes e com o tempo disponível pra isso, ai colocavam a criatividade para fora.