A igreja local oferece à sua membresia inúmeras oportunidades para edificação e aperfeiçoamento dos santos. Entre essas oportunidades, destaca-se a Escola Bíblica Dominical (EBD), realizada todos os domingos pela manhã.
Na sua organização interna, a EBD possui várias classes, que vão desde o maternal até a melhor idade. Em algumas igrejas, os membros são distribuídos por faixas etárias ou por gênero: classes de homens, mulheres, jovens casais, entre outras. O pastor, por sua vez, costuma conduzir uma classe especial para novos convertidos, preparação para o batismo ou discipulado doutrinário.
A EBD, geralmente, tem um tempo padrão de duração — normalmente 60 minutos — para todas as classes. Em alguns contextos, as crianças, ao chegarem à igreja acompanhadas dos pais, são direcionadas para a “salinha” e, muitas vezes, não retornam ao templo após o término da EBD. Quando a igreja tem apenas a EBD no domingo pela manhã, todas as classes retornam ao templo para o encerramento e apresentação final.
Há igrejas que, aos domingos pela manhã, realizam a EBD seguida do culto matinal. Em outras, o culto acontece antes da EBD, permitindo que, ao término da escola, os membros já estejam liberados.
E na sua igreja? Como funciona a EBD? Ela acontece em outro horário no domingo ou durante a semana, em dia e horário predeterminados?
Percebo que o tempo de 60 minutos é pouco para um estudo sistemático e metódico da lição. Essa limitação afeta todas as classes. Em algumas igrejas, a EBD tem a duração de 1 hora e 30 minutos, sendo essa a única programação da manhã de domingo.
Dentro da sala de aula, os alunos geralmente têm uma participação muito passiva, apenas como ouvintes da exposição didática do professor. No entanto, considerando que a EBD contempla classes de crianças, adolescentes, jovens e adultos, a metodologia de ensino precisa ser variada e adequada a cada faixa etária.
Para as crianças, atividades manuais são bem-vindas; para os juniores e adolescentes, dinâmicas em grupo, trabalhos em equipe, perguntas e respostas são estratégias que enriquecem o aprendizado.
A igreja precisa investir no bom preparo de seus alunos, disponibilizando revistas ou livros de estudo, videoaulas interativas, e Bíblias em diferentes versões e traduções. Os alunos também devem ser incentivados a utilizar a revista de forma mais eficiente, não apenas como material de leitura, mas como ferramenta de crescimento espiritual. A coordenação ou direção da EBD precisa buscar meios mais eficazes para acompanhar o desenvolvimento espiritual dos alunos. Avaliações, grupos de discipulado, leitura bíblica semanal e outros recursos podem ser utilizados para esse fim.
Se você ainda não é aluno da EBD em sua igreja, comece a frequentar!
Sugestão: que tal produzir uma camiseta com os dizeres: “Eu sou aluno da Escola Bíblica Dominical”? Seja um aluno assíduo e participativo. Na EBD, você pode crescer na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Seu crescimento espiritual passa pela Escola Bíblica Dominical!