“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu”
Eclesiastes 3.1
Muitas pessoas acreditam que o momento ideal para repensar uma prática é durante uma crise. Pois bem, estamos vivendo um momento de crise mundial, a pandemia da Covid19, e esse pode ser um bom momento para repensar a forma de ensino nas igrejas.
Algumas perguntas norteadoras podem ajudar nesse processo de reavaliação:
– Quais são as características de uma boa aula?
– Qual é o perfil do bom professor?
– Como capacitar esses professores?
– Quais as habilidades e competências que se espera desenvolver nos alunos?
– Que estratégias usar para desenvolver essas habilidades e competências?
– Na prática, a forma de ensino (método) tem transformado vidas? (O que está em avaliação não é o conteúdo, a Bíblia, mas a metodologia usada para ensiná-la).
De modo geral, em muitas igrejas o ensino acontece de forma tradicional: Um professor/palestrante e alunos/plateia cativa, silenciosa que participa da aula através de questionamentos respondidos pelo professor. Alguns desses alunos leem a lição da revista previamente e conseguem interagir. Não há erro nisso.
Devido a impossibilidade de reunir os alunos da Escola Bíblica de forma presencial em uma sala durante esse tempo de pandemia, naturalmente ousou-se atravessar mares nunca navegados através do ensino por meio da internet na igreja. Diante desse cenário, o educador cristão tem a oportunidade de propor uma avaliação do ensino, e sugerir a inserção do uso de metodologias ativas, nas quais o aluno é o protagonista do seu aprendizado e o professor o mediador. Isso é possível através de modalidades do ensino híbrido. Misturando estratégias digitais com o ensino off-line.
Um bom exemplo é a Sala de Aula Invertida, esse método é bem parecido com o que é frequentemente usado, mas a diferença está em motivar o aluno a estudar o conteúdo em casa usando Bíblias em traduções variadas, dicionários, textos, vídeo, internet, entre outros, e o momento em grupo, seja ele presencial ou virtual, é para discussões nas quais o professor é o mediador, fazendo aplicações práticas e tirando dúvidas.
Existem muitas formas de ensino e de aprendizagem, por isso, mesclar metodologias torna esse um processo de ensino-aprendizagem mais leve, dinâmico e atraente.
Repensar, significa, pensar de novo, mas o Educador Cristão não precisa pensar sozinho. Bom será se todos os professores, alunos e igreja em geral pensem de novo o ensino na igreja. Esse é o desafio.