Em verdade vos digo que se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só, mas se morrer produz muito fruto (Jo 12. 24).
Imagina que você seja uma árvore alta com um tronco forte, raízes profundas, folhas verdes, flores lindas prontas para dar frutos poderosos. Afirmo que nem sempre foi assim. Todos nós, assim como as sementes, passamos por processos dolorosos até se tornar uma árvore.
Quando a semente é plantada ela precisa germinar. Ela rasga seu “casco” e força para sair. Imagine a dor desse grão que insiste em brotar. Sei que não tem sido fácil para você esse tempo de crise e pandemia, não tem sido para mim também. Entenda que não dá para ser uma árvore se não passar pelos processos da semente.
Mesmo depois que já germinou, se a planta ficar sem água e sem luz ela morre. É necessário todos os dias um pouquinho desse alimento para que ela se torne forte e saudável. Nós também precisamos ser cheios da água do Espírito, nos alimentar da palavra e viver em oração, caso contrário, não tem como crescer.
Depois que a planta cresce, o vaso começa a ficar pequeno e ela se expande. Isso acontece porque tem alimento certo e condições adequadas. A troca do vaso deixa ela inicialmente desconfortável, mas depois ela sente que está no lugar certo. Quando Deus troca você de vaso, Ele está te ensinando sobre fé, amor, intimidade, te mostrando um novo caminho e um novo começo rumo ao crescimento. Então fica firme! Não desista!
Mas, o momento crucial é o da poda. Quem tem plantas sabe que arrancar as folhas e cortar os galhos dói, mas é necessário e a planta fica forte e exuberante depois disso. Em João, no capítulo 15.2, diz que ” todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, Ele retira; e todo que dá fruto, Ele limpa, para que dê mais fruto ainda.” Ninguém disse que não teríamos aflições neste mundo. A poda é o momento crucial, aquele que dói mais, mas com certeza depois dela você jamais será o mesmo. Você será alguém melhor, porque está quase chegando o tempo de frutificar.
Quando você já for uma árvore grande, madura e frutífera lembrar-se-á da dor que foi romper a semente ao germinar, do momento da troca do vaso, do adubo da terra e da poda. Mas você cresceu, amadureceu e exala em sua natureza a vida de Cristo. Agora está feliz e realizado; cheio de flores e pronto para frutificar.