Ao tratar da cosmovisão cristã e a relação com mindset digital, comentei que a expressão “Educação 4.0” já é amplamente utilizada nas grandes feiras educacionais. Sobre esse assunto, o artigo Professor 4.0 X Aluno 4.0, da Kelly Sodré, no nosso blog da AECBB, nos revela que, no contexto atual, existem características específicas de cada um dos envolvidos no processo de aprendizagem. Mas o que significa educação 4.0 mesmo?
Claramente a expressão é uma referência à quarta revolução industrial, tratada no artigo A educação cristã em um mundo digital, publicado no dia 10/03/2021. Nesse sentido, é mais um resultado da revolução da internet e da digitalização, bem como da coleta e análise de dados. Diante do avanço tecnológico, teóricos afirmam que essa nova abordagem educacional é de fato capaz de mudar a forma como os seres humanos absorvem conhecimento.
Cassiano Zeferino Carvalho Neto explica que a educação 4.0 está estruturada sobre quatro referenciais teórico-tecnológicos, que podem ser considerados pilares dinamicamente interligados, também chamados de pilares estruturadores¹. São eles:
– MSE (Modelo Sistêmico de Educação)
– ECT (Educação Científica e Tecnológica)
– EGC (Engenharia e Gestão do Conhecimento)
– CBQ (Ciberarquitetura).
A representação gráfica dessa estrutura evidencia que são três pilares interligados a um pilar central. Assim, em resumo, enquanto o modelo sistêmico é a avaliação que as instituições devem fazer do cenário atual, possibilitando a construção de estratégias para um plano de inovação efetivo, os demais pilares, respectivamente, propõem: uma busca por referenciais teóricos baseados em uma educação científica tecnológica; um estudo das competências e habilidades dos alunos; e a preparação dos espaços de aprendizagem, para que sirvam ao propósito da Educação 4.0.
As expressões podem ser bastante técnicas, mas a questão que se conclui é que Educação 4.0 já tem sido analisada sob uma perspectiva acadêmica e técnica, revelando a seriedade com que o tema deve ser abordado, levando em consideração, inclusive, os parâmetros da nova indústria, tais como: a conectividade dos sistemas e facilidade de acesso ao conhecimento; a inteligência artificial, automação e sistemas robotizados; as novas mídias e Big Data (análise e interpretação de grandes volumes de dados); a velocidade da inovação; e o desenvolvimento de novas habilidades e conhecimentos constantes.
Como educadores cristãos, é importante avaliar que a sociedade que está se formando é muito diferente do que já vivemos até aqui. Sabemos que a Palavra de Deus é infalível e inerrante, mas o contexto de vida das pessoas que precisam das orientações bíblicas está em constante mudança, de modo que talvez seja necessário fazermos ajustes até no sentido de juntos definirmos o que seria Educação Cristã 4.0.
Aos poucos, ações como esse blog e as demais atividades da AECBB têm nos mostrado a importância de refletirmos sobre esses assuntos, e como as respostas ainda não estão muito claras para as diversas dúvidas que estão surgindo, sinto-me inclinada a pensar que um ambiente plural, formado por pessoas com diferentes perspectivas, é que realmente vai propiciar o desenvolvimento das habilidades (hard e soft skills) necessárias para esse novo momento.
Muito além do mero uso da tecnologia, é importante que educadores e educandos busquem uma mentalidade digital, que já tratamos em outra oportunidade neste blog, mas também é necessário que desenvolvam competências para um processo de aprendizagem autônoma, o que em termos de vida cristã, podemos entender como o processo de aprendizagem que provém do próprio relacionamento com o nosso Senhor e salvador. É urgente que educadores e educandos cristãos amadureçam e alcancem a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, atingindo a medida da plenitude de Cristo (Efésios 4.13).
¹ O modelo teórico-tecnológico da Educação 4.0, concebido por Cassiano Zeferino de Carvalho Neto, foi apresentado e validado academicamente como parte de um programa de pós-doutorado (convênio CAPES/ITA – projeto Inova ITA/Inovação na Educação em Engenharia), realizado no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), vinculado ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) do Comando Militar da Aeronáutica (Ministério da Defesa do Brasil).
Referências:
DE CARVALHO NETO, Cassiano Zeferino. Educação 4.0: Princípios e práticas de inovação em gestão e docência. Edição do Kindle.
WAKKE. O que é Educação 4.0 e como ela vai mudar o modo como se aprende? Disponível em: https://wakke.co/o-que-e-educacao-4-0-e-como-ela-vai-mudar-o-modo-como-se-aprende/#:~:text=O%20termo%20Educa%C3%A7%C3%A3o%204.0%20%C3%A9,outras%20tecnologias%20dentro%20da%20escola. Acesso: 09 mai. 2021.
DE CARVALHO NETO, Cassiano Zeferino. Educação 4.0: Macrovisão Teórico-Tecnológica. Disponível em: http://www.cep.eb.mil.br/images/estap/Palestra_ESTAP-DrCassiano.pdf. Acesso: 09 mai. 2021.