Hoje vamos abordar mais um transtorno que preocupa os pais e os professores, pois muitos não sabem como lidar com essa situação.
Estamos falando do TOD. Você sabe o que é TOD? É o Transtorno de Oposição Desafiante ou Transtorno Opositivo Desafiador (TOD) . É caracterizado por distúrbios do controle de impulsos e da conduta, e por comportamentos agressivos. Frequentemente é associado a outros transtornos, em especial ao transtorno de conduta (TC) e ao transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH).
O objetivo desse artigo é apresentar a você características do transtorno e mostrar que mesmo tendo TOD, a criança pode ter bons resultados nos diversos ambientes aos quais ela pertence. Vamos mostrar que com algumas adaptações, a criança consegue dar a resposta esperada.
Características:
- Perde a paciência
- Irrita as pessoas
- Frequentemente fica com raiva e ressentido
- Discute com adultos ou pessoas em posição de autoridade
- Desafia e desobedece às solicitações ou regras dos adultos
- Sensível e se incomoda facilmente
- Busca culpados por seus erros
- Tenta justificar seu mau comportamento
Vamos às adaptações
Uma das primeiras coisas que podemos fazer é retirar as distrações e posicionar esse aluno em lugares estratégicos, principalmente nas primeiras carteiras da sala de aula, pois, essa ação ajuda na compreensão do conteúdo apresentado pelo professor.
Outra ação importante é não o desafiar na frente dos outros alunos, mesmo que ele tenha um comportamento que provoque o professor, este, deve agir com brandura e se houver necessidade de repreensão, deve fazê-lo em particular para evitar constrangimento.
É de suma importância, desenvolver amizade com o aluno, pois ele terá no professor um amigo, e o tratará com mais calma. E mesmo em períodos de oposição e agressão, o adulto deve procurar manter a calma, pois revidar agressão verbal, ameaçar, e agir de forma grosseira, só vai piorar a situação, pois a contrariedade, no TOD, aumenta a crise da criança. Ao contrário disso, o adulto deve chegar perto da criança, colocar-se à altura dele, falar com carinho e tentar resolver a situação.
Nunca isole a criança, a inclusão é saber agir de maneira correta na hora do conflito e uma das coisas que podemos fazer é colocar a criança para distribuir os materiais na sala para os colegas, isso mudará o foco da raiva e ajuda o professor a manter o aluno ocupado.
Uma última informação importante e essencial, para você saber agir no momento certo e com segurança, busque capacitação, conheça os transtornos que acometem os alunos, assim evitará problemas e desgaste emocional.