Por que a tecnologia é antagônica?
Desde o seu início, a internet tem sido uma ferramenta e aliada na quebra de paradigmas dos limites da comunicação. Ao passo que no decorrer das recentes décadas, tivemos uma evolução considerável na maneira como as pessoas se comunicam umas com as outras, um exemplo mais recente disso, é o aplicativo WhatsApp. É necessário um esforço para se lembrar da última vez que escrevemos uma carta, compramos um selo e enviamos pelos correios, ou até mesmo, quando ficamos conversando por SMS (mensagens de texto). De fato, este aplicativo e outros similares como Telegram, Facebook, Instagram etc. trouxeram facilidades e comodidade.
A maneira como as gerações se comportam, também tem sofrido alterações, seja pelo impacto direto das redes, ou por aderir ou não as novas ondas de novidades que vem surgindo, com elas, respectivamente, uma nova linguagem.
Não muito distante desse contexto, se encontram nossas igrejas e os mesmos desafios que as lideranças cristãs sérias sempre tiveram em mente: como continuar passando a mensagem do evangelho de forma eficaz para todas as faixas etárias em um mundo com tantas distrações, muitas delas capazes de arrancar as sementes que não foram de fato enraizadas.
Como ser intencional na Educação Cristã?
Partindo da problemática que em toda a história da igreja, as lideranças sempre tiveram que combater os desafios de seus contextos, culturas e gerações, dá-se a total necessidade de envolvimento e investimento intencional em ferramentas que possam auxiliar o pastor, professor de EBD, ministro de Educação Cristã, voluntários e demais pessoas envolvidas. Para isso é necessário uma mente aberta, disposição e humildade para aprender ou aprofundar os conhecimentos.
Infelizmente após anos de formação ou de frequência nas comunidades locais, muitos tendem a se achar detentores do conhecimento de forma que já não têm a mesma disposição inicial de outrora, com isso, perde-se oportunidades de aprimoramento, inovação e melhoria contínua em suas comunidades.
Vamos conhecer algumas ferramentas que podem unir tecnologia e Educação Cristã:
- Programas de Apresentação – É inegável que os recursos audiovisuais impulsionam ainda mais a absorção e capacidade de concentração das pessoas, por isso é a primeira ferramenta indicada. Aplicativos como PowerPoint, Canva, Prezi, entre outros, podem ser muito úteis na aplicação do ensino bíblico. Sempre que possível, utilize esses recursos como diferenciais nas aulas de sua igreja, seja nas Escolas Bíblicas, Pequenos Grupos, Cursos, Capacitação, entre outros. Busque incluir imagens, vídeos, matérias e mídias que têm relação direta com o tópico bíblico abordado, mas ao mesmo tempo tem relação direta com o contexto das pessoas ali presentes, dessa forma a interação e compreensão poderão ter mais êxito.
- Bíblias para celular Se o líder de fato deseja integrar o dia a dia das pessoas da igreja, precisa encontrar maneiras de interagir com elas e ter momentos devocionais ainda que virtualmente. Hoje existem diversos aplicativos onde você pode ler planos bíblicos em conjunto, comentar, fazer perguntas e promover o ensino individual/coletivo. Disponível nas plataformas Android e Ios, o aplicativo YouVersion é uma das Bíblias digitais para dispositivos mais baixados do mundo.
- Formulários Online O uso de formulários on-line (Google Forms e Microsoft Forms), fornece ao líder de Educação Cristã, Professores e Voluntários, a capacidade de ouvir as pessoas. Esse feedback não precisa vir necessariamente através dessas ferramentas, pode ser até mesmo em uma folha simples de papel ou a maneira que se adequar melhor a comunidade, o importante é ouvir as pessoas, o que elas estão absorvendo dos conteúdos apresentados, o que mais tem apreciado ou o que não tem sido útil ou bom, avaliar os professores, materiais e tudo aquilo que está envolvido com o ambiente de ensino.
As ferramentas apresentadas podem servir como grandes aliadas e com o tempo podem sim potencializar o ensino nas igrejas de forma gradual, no entanto, é necessário um acompanhamento contínuo dos feedbacks recebidos, persistência no uso e aprimoramento dos recursos e o mais importante, um real interesse pelo desenvolvimento e aprendizado das pessoas em suas mais variadas diferenças.
O que achou do tema abordado? Você já utiliza essas ferramentas em sua igreja? Conte-nos mais sobre nos comentários!
Referências
Revista Crescer Globo. A tecnologia está afetando as relações familiares dentro da sua casa? Publicado em 12/12/2014.
Notícias R7. WhatsApp mudou a forma das pessoas se comunicarem. Publicado em 18/12/2014.
Revista Ultimato Online. A fé cristã e o jovem do século 21. Publicado em 18/04/2019.
Blog YouVersion. Estamos prestes a atingir um grande marco! Publicado em 26/10/2021.
1 Comment
Pr. Henrique Paixão, parabéns pela publicação deste artigo (Nível Sacerdotal).