• Ordem dos Educadores Cristãos Batistas do Brasil
  • (11) 91654-2069
  • contato@oecbb.com.br
  • Área do Filiado
logo-oecbb-350logo-oecbb-350logo-oecbb-350logo-oecbb-350
            No results See all results
            0

            R$ 0,00

            • Home
            • Institucional
              • Sobre a OECBB
              • Equipe Gestora
              • Estatuto
              • Regimento Interno
              • Documentos
              • Código de Ética
              • FAQ
            • Filie-se
            • Certificado
            • Download
            • Cursos e Eventos
            • Blog
            • Contato
            • Produtos
            ✕
                      No results See all results

                      Tendências na Educação Cristã: Metodologias Ativa – parte 5

                      Publicado por Genivaldo Felix em 09/10/2024
                      Categorias
                      • Blog
                      Tags
                      • novas tendencias
                      • Novas tendências na Educação Cristã

                      Nas palavras de Edgar Morin (2000, p.4) diria que, “a construção da imagem  do futuro desejável somente seja factível tendo, o presente como referência, o que se  faz necessário antever um campo complexo de  possibilidades”. (p.12) 

                      “Educação não é neutra. Portanto, devemos decidir se queremos ser agentes de  transformação ou de transmissão.” F. Eberson, 1952 

                      “Desse modo leram no livro, na Lei de Deus, esclarecendo o que liam e explicando o seu sentido para que o povo entendesse a leitura”

                      (Ne 8.8) 

                      Neste texto voltado para as práticas educativas  nos ambientes virtuais de aprendizagem, o foco será em  algumas tendências voltadas para as metodologias ativas  ou métodos ativos, inov-Ativos. 

                      Vamos observar atentamente essas duas imagens (sala de aula) e analisar de  forma a comparar qual é a concepção de educação proposta. 

                      Como temos reafirmado os Ambientes Virtuais de Aprendizagem  (AVA) na contemporaneidade passam a exigir novas competências e  habilidades digitais, socioemocionais e espirituais para o  exercício das práticas educativas. Algo que implica em  mudanças na Arquitetura Pedagógica (AP) das salas de  aula na EBD, na (organização, conteúdo, metodologias e  tecnologia de comunicação digital). Reafirmo que “o uso de  tecnologias não é metodologia ativa de aprendizagem”    

                      Em síntese o que temos, três espaços interconectados ou não,  ou seja, o presencial, virtual e o híbrido. No presencial, espaço  físico, ou espacialidade, e o tempo, temporalidade bem definidos que na prática educativa do professor, há predomínio dos métodos  tradicionais, centralidade no professor; no virtual, aprende-se em todo lugar e a qualquer tempo e o híbrido, quando há  uma conexão entre o presencial e o virtual.  

                      Pressupõe que quase nada mudou com relação à prática do  professor em sala de aula, seja presencial ou virtual. Os métodos  ativos são pensados independentemente de qual seja o espaço de  aprendizagem, seja por meio da sala de aula invertida ou não.  Compreendo que o professor é um dos mediadores do processo aprendizagem, a ênfase desloca-se do ensino  (quem aprende para ensinar) para o sujeito que aprende a  aprender.  

                      Cabe à liderança do ministério de educação cristã na igreja repensar  a organização – que se refere ao planejamento e a elaboração do  PEC. “Para ensinar e aprender com ajuda de recursos digitais, duas  dimensões associadas são necessárias: conhecer as TICs e  saber usá-las no contexto do ensino e da aprendizagem”,  bem como os métodos ativos. Com relação à aprendizagem  para o desenvolvimento de competências, devem-se considerar  três elementos indissociáveis: conhecimento bíblico,  procedimentos (habilidades) e mudanças atitudinais.  

                      Cabe ao educador cristão (re) organizar, reaprender e apreender  e planejar o processo de ensino e de aprendizagem (in) dependente do espaço pedagógico, ou modalidade de ensino  (presencial, virtual ou híbrido). A começar pelo conteúdo  bíblico, (compreensão inicial) ou objetos de conhecimento  bíblico (extrapola o entendimento do ensino centrado  exclusivamente no conteúdo é voltado para a transmissão deste conteúdo por parte do professor) no que diz respeito à temática  proposta e os materiais utilizados. 

                      Aos aspectos metodológicos reporta-se à maneira como são  empregadas as tecnologias de comunicação digital e como é  desenvolvido o conteúdo ao longo dos processos de ensino e  de aprendizagem mais significativas. O objetivo é tornar o  aluno mais ativo e participativo em sala de aula no  processo de aprendizagem. Em outras palavras, provocar uma  maior intencionalidade em todo o processo. 

                      Considera-se que na andragogia, educação de adultos, em que  aprendizagem e experiência não podem estar dissociadas.  Neste sentido, o professor permite aos alunos desenvolverem atividades de  aprendizagem, ou de atividades voltadas para a elaboração  frente às situações-problema (aplicação do conhecimento bíblico) à  sua realidade de maneira contextualizada, em diferentes  momentos de interação, presenciais ou síncronos, sob  orientação e mediação do professor. Em razão disto, é fundamental a  formação continuada de professores para a EBD, revisão  periódica das metodologias e recursos tecnológicos de  comunicação digital utilizados em sala de aula como revistas, livros, entre outros.  

                      Continua no próximo artigo.

                       Referências  

                      ARMSTRONG Paul. Dominando as Tecnologias Disruptivas. São  Paulo: Autêntica Business, 2019. 

                      BACICH, Lilian (at all). Ensino Híbrido. Personalização e tecnologia na  educação. Porto Alegre: Penso, 2015.  

                      ______________; MORAN, José. (Orgs). Metodologias ativas para  uma educação inovadora. Uma abordagem teórico-prática. Porto  Alegre: Penso, 2018. (Série Desafios da Educação).  

                      BERGMANN, Jonathan; SAMS, Aaron. Sala de aula invertida. Uma  metodologia ativa de aprendizagem. Rio de Janeiro: LTC, 2019. CAMARGO, Fausto; DAROS, Thuinie. A sala de aula digital. Estratégias  pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo, on-line e híbrido. Porto  Alegre: Penso, 2021. 

                      CORTELAZZO, Ângelo Luiz; (et all). Metodologias ativas e  personalizadas de aprendizagem. Rio de Janeiro: Alta Books, 2018. DAROS, Thuinie. Mentalidade criativa. Preparando estudantes para  serem inovadores e resolutivos. Porto Alegre: Penso, 2023. 

                      DEBALD, Blasius. (Org.) Metodologias ativas no ensino superior. O  protagonismo do aluno. Porto Alegre: Penso, 2020. (Série Desafios da  Educação).

                      FAVA, Rui. Trabalho, educação e inteligência artificial. A era do  indivíduo versátil. Porto Alegre: Penso, 2018. (Série Desafios da Educação). FILATRO, Andrea; CAVALCANTE, Carolina Costa. Metodologias inov-ativas na educação presencial, a distância e corporativa. São  Paulo: Saraiva Educação, 2018. 

                      GABRIEL, Martha. Educação na era digital. Conceitos, estratégias e  habilidades. Barueri: Athas, 2023. 

                      GIL, Antônio Carlos. Metodologias do ensino superior. Presencial, a  distância e híbrido. 6ª ed. Barueri: Atlas, 2023. 

                      GODOI, Mailson Alan de GUEDES, Luiz Carlos Vieira. (Org.). Metodologias  Ativas: disrupção na prática pedagógica. Curitiba: CRV, 2019. IMBERNÓN, Francisco. A inovação educacional no ensino do  futuro. São Paulo: Cortez, 2024. 

                      MARTÍN, Héctor Ruiz. Como aprendemos? Uma abordagem científica  da aprendizagem e do ensino. 3ª ed. Porto Alegre: Penso, 2024. NEVES, Vander José das. (et all) (Org.). Metodologias ativas: perspectivas teóricas e práticas no ensino superior. Campinas: Pontes  Editores, 2018. 

                      ORDOÑEZ, Ana Manuela; CAMARGO, Fausto. (Org.) Planejamento e  gestão da aprendizagem por competências. Além do conteúdo  na educação superior. Porto Alegre: Penso, 2023. 

                      PSCHEIDT, Allan Carlos. Inteligência artificial na sala de aula. Como  a tecnologia está revolucionando a educação. São Paulo: Matrix, 2024. RAINER, Thom S. Igreja pós-quarentena. Seis desafios e oportunidades.  Rio de Janeiro: CPAD, 2020. 

                      ROCHA, Daiana Garibaldi da; (et all) Aprendizagem digital. Curadoria,  metodologias e ferramentas para o novo contexto educacional. Porto Alegre:  Penso, 2021. (Série desafios da educação). 

                      SINE, Tom. O lado oculto da globalização. Como defender-se dos  valores da nova ordem mundial. São Paulo: Mundo Cristão, 2001. SHATZER, Jacob. Transumanismo e a imagem de Deus. a  tecnologia de hoje e o futuro do discipulado cristão. São Paulo: Vida Nova,  2022. 

                      TIPPIT, Sammy. Fazendo discípulos na era digital. As redes sociais e  a nova via romana. Rio de Janeiro, JMN, 2022.

                      ZYLSTRA, Sarah Eekhoff. Equilíbrio social na era digital. São José dos  Campos. Fiel, 2023. 

                      Compartilhar
                      2
                      Genivaldo Felix
                      Genivaldo Felix

                      Artigos Relacionados

                      18/07/2025

                      O dízimo Deus e eu


                      Leia mais
                      16/07/2025

                      Metodologias atuais para o ensino bíblico (Parte 2): uso da tecnologia e multimídia no ensino


                      Leia mais
                      14/07/2025

                      Autoridade do professor em sala de aula: capacitado por Deus para a obra do ministério do ensino


                      Leia mais

                      Deixe um comentário Cancelar resposta

                      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

                      Nossos Contatos

                      (11) 91654-2069

                      contato@oecbb.com.br

                      Rua José Higino, 416 - Prédio 30
                      Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
                      CEP: 20510-412



                      Institucional

                      • Sobre a OECBB
                      • Equipe Gestora
                      • Estatuto
                      • Perguntas Frequentes

                      Links Úteis

                      • Convenção Batista Brasileira
                      • Junta de Missões Nacionais
                      • Junta de Missões Mundiais
                      • O Jornal Batista
                      © 2025 OECBB Todos Direitos Reservados - Desenvolvido por: Sales Publicidade
                      • Área do Filiado
                      0

                      R$ 0,00

                                No results See all results
                                • Área do Filiado
                                ✕

                                Entrar

                                Perdeu sua senha?

                                ✕

                                Carrinho

                                Continuar para Finalização
                                Continuar comprando Ver carrinho
                                Precisa de ajuda?
                                OECBB
                                Olá
                                Podemos te ajudar?
                                Conversar
                                Usamos cookies para oferecer uma experiência melhor no site. Mas respeitamos a sua decisão e você pode aceitar ou não em compartilhar a sua experiência em nosso site.