Como educadores sempre queremos nos aperfeiçoar para desempenhar da melhor forma a missão nos dada por Deus. Jesus, o Mestre dos mestres, tem muito a nos ensinar. Seu método deve ser paradigma para nós. Como é bom aprender com o educador por excelência!
Para falar sobre a maneira de ensinar de Jesus vamos recorrer ao livro “A Pedagogia de Jesus”, de J. M. Price. Em nove capítulos, o autor destaca a pessoa de Jesus, sua idoneidade para ensinar, as características dos seus discípulos, objetivos de ensino, material, métodos, maneira e resultados do trabalho educacional.
O capítulo 6 destaca a “Maneira de Ensinar de Cristo”. Price escolhe a conversa de Jesus com a mulher samaritana, para falar do tema. Explicita o caso como uma ilustração geral dos passos que devem conter a apresentação de um estudo. Ele fala do começo ou envolvimento, do desenvolvimento, da conclusão e da avaliação.
O destaque no início é prender a atenção e o interesse do público-alvo. Outro ponto importante é conhecer o educando, de modo que se possam estabelecer pontos de contato.
No tópico dois o autor aborda o desenvolvimento do estudo, apresentando alguns aspectos essenciais como:
– Prontidão para o ensino,
– Exercício e
– Prática
Neste mesmo tópico, Price faz distinção entre:
– Ensino Transmissivo: só transmite, sem interação, e
– Ensino Criador: onde o mestre atua como aquele que ajuda na descoberta da verdade.
O último tópico é a conclusão e a avaliação. Na conclusão se atualiza a verdade e se faz a aplicação aos problemas atuais. As ilustrações são importantes durante todo processo, mas na conclusão elas ajudam a aprofundar o conteúdo e incitam à ação. Jesus empregava excelentes ilustrações principalmente através do uso das parábolas.
O mestre Jesus verificava os resultados do seu ensino como, por exemplo, o relatório da atividade dos setenta, ou quando afirmou “que pelos seus frutos os conhecereis”. Assim como Cristo, devemos usar formas de conferir os resultados. Cabe lembrar que o ensino de Jesus tinha um objetivo e o nosso também deve ter.
Como educadores, aprendemos com Jesus Cristo que nosso fazer educacional na igreja ou em outro espaço, como mestres, gestores, ou exercendo outra atividade de educação cristã, não pode ser feita de qualquer maneira, mas com intenção, que tanto no início, como no desenvolvimento, conclusão e avaliação, se perceba seu objetivo de uma construção educacional de excelência.
Neste capítulo também aprendemos que a educação “deve ir ao encontro das necessidades da vida”, e nestes tempos de pandemia em que vivemos, isto é mais do que necessário. Por exemplo, nossos currículos educacionais precisam ser flexíveis, adaptáveis sem perder o objetivo, ajudando a responder as angústias que invadem tantos corações.
Isto aprendemos com o educador Jesus Cristo. Seguindo seu paradigma, seremos melhores educadores. Educadores que ajudem a transformar vidas de pessoas que transformem vidas com a mensagem transformadora do “Mestre dos Mestres”.