“Eu mesmo não o conhecia, mas, a fim de que ele fosse manifestado a Israel, vim, por isso, batizando com água.” (João 1:31)
Qual o seu papel no mundo? Talvez essa seja uma pergunta que você trate com indiferença, afinal o mundo tem mais de sete bilhões de pessoas e você é só mais uma! Mas e se nós diminuíssemos a abrangência e aplicássemos ao país, ao estado, à cidade, à comunidade, ao bairro, ao seio familiar? A que você veio? Qual o seu papel? Ou você se acha indiferente ao seu tempo, à história que se desenrola e simplesmente vai vivendo um dia após outro e afirmando para si mesmo que é assim mesmo? Se você pensa assim, é provável que se lhe aplique o
poema de Dorival Caymmi: “Quando eu vim pra esse mundo eu não atinava em nada, …” e continue pensando e vivendo assim!
Com João Batista foi diferente! Ele pensava corretamente quem ele era, havia-lhe uma certeza sobre o papel que deveria desempenhar. A história dele é magnífica! O evangelista Lucas, conta com detalhes a história da predição de seu nascimento e do papel que desempenharia: “Zacarias (seu pai), não temas, porque a tua oração foi ouvida; e Isabel (sua mãe), tua mulher, te dará à luz um filho, a quem darás o nome de João. Em ti haverá prazer e alegria, e muitos se regozijarão com o seu nascimento. Pois ele será grande diante do Senhor, não beberá vinho nem bebida forte e será cheio do Espírito Santo, já do ventre materno. E converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor, seu Deus. E irá adiante do Senhor no espírito e poder de Elias, para converter o coração dos pais aos filhos, converter os desobedientes à prudência dos justos e habilitar para o Senhor um povo preparado.” (Lc 1:13-17).
Zacarias deve ter lembrado João muitas vezes o que o anjo lhe falou quem ele seria. João, por outro lado, parece ter absorvido por completo sua missão e empenhou-se em cumpri-la. Aos pais, esta é uma lição importante, inculcar na mente dos filhos a grandeza e importância deles no mundo. Talvez isso ajudasse tantos filhos a se encontrarem! O evangelista João não conta detalhes da vida de João Batista antes do aparecimento de Jesus, mas a importância dele é tão grande que João o estabelece como um marco central na história de aparecimento do Messias e quebra o prólogo que começa a desenvolver no início de seu livro para situar a historicidade
paralela daqueles dias. João Batista é o ponto histórico que situa o que ele está falando. Note a importância que alguém pode ter!
João Batista, como o anjo falou antes de seu nascimento, era aquele que seria cheio do Espírito Santo e viria para preparar o caminho do Senhor. Com isto em mente ele declara “por isso eu vim batizando com água”. Ele era aquele que anunciaria a mensagem para que as pessoas se endireitassem para a vinda do Messias. Nesta mesma perspectiva essa é nossa missão. A segunda vinda de Jesus deve ser precedida pela pregação do evangelho, não
somente uma mensagem de arrependimento pregada por João, mas a mensagem transformadora e libertadora do evangelho de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
Portanto, quem você é e a que você veio? Saiba que Deus o conhece e sabe da sua capacidade. Ele sabe o desenrolar de sua história, nada lhe foge às mãos! Saiba que Ele o fez com o propósito de honrá-Lo e glorificá-Lo para sempre em tudo o que faz. Saiba que como João, somos chamados a anunciar as obras do Senhor, anunciar o evangelho que transforma não só o exterior, mas o interior. Você tem um papel importante de anunciar e proclamar o evangelho no lugar onde foi chamado. Não para ser o melhor, mas para ser relevante naquilo que faz. Assim, quando lhe perguntarem, “veio a quê?”, responda com toda certeza: “por isso … vim!”.