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                      A revista da escola bíblica dominical – Um recurso indispensável?

                      Publicado por Genivaldo Felix em 10/04/2024
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                      • ensino biblico

                      Quero voltar à questão da adoção ou não da revista na EBD, lembrando que esse não é o assunto principal da nossa preleção, mas nem por isso deixa de ser importante. A Convenção Batista Brasileira – CBB¹, a décadas se encarregou da produção e comercialização de literatura periódica e permanente às igrejas batistas no Brasil entre Bíblias, livros devocionais e revistas bem como outros produtos. A CBB tinha uma Junta de Educação Religiosa e Publicações – JUERP, principal órgão na área de Educação Religiosa e hoje?

                      Com relação às revistas consistem em um dos recursos didáticos produzidos a fim de atender determinadas faixas etárias, ou seja, desde a infância até a melhor idade, com classes heterogêneas, o que exige do professor uma postura diferenciada em sala de aula. Através da veiculação dessa literatura, se dá a identidade doutrinária às igrejas. Todavia, a realidade hoje é bem diferente, do início da década de 1980 para cá. 

                      Eu mesmo reconheço a importância dessa literatura, mas admito a possibilidade de se pensar na construção de um referencial e matriz curricular com fundamentação teórico bíblico sobre o ensino da Palavra de Deus, construído a partir do lugar em que a igreja se encontra, por outro lado entendo que tal proposta passa pela formação inicial do educador em nossas instituições de ensino teológico. 

                      E as novas Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC. Seu espaço em um projeto de Educação Cristã.

                      Vamos pensar em uma Escola Bíblica Híbrida com foco no ensino híbrido, presencial e semipresencial, com foco na aula invertida, em metodologias ativas, como a Aprendizagem Baseada em Problemas – PBL, aprendizagem por projetos e o uso das novas tecnologias de comunicação e informação. 

                      As novas Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC, já é o presente, oferecido através da modalidade de Educação à Distância – EaD. Estamos vivendo um cenário histórico em que o mundo é palco de inovações científicas e tecnológicas fundamentais para se repensar a proclamação do Evangelho e como Deus age hoje no mundo. 

                      Somos favoráveis à uma Educação Cristã desejável para a formação bíblica e não apenas de informação; ainda que o desafio para a igreja seja as inovações científicas e tecnológicas, algo tipo high-tech – alta tecnologia, muito avançada, em que o conteúdo da mensagem é o mesmo, muda é a forma de transmiti-lo.

                      Sabemos que os avanços no campo do conhecimento científico e tecnológico estão muito rapidamente tornando todas as explicações obsoletas e exigindo uma nova maneira de relacionar-se com a realidade à luz da Palavra e vontade de Deus, sua missão e senso de oportunidade de intervenção e proclamação do Evangelho. 

                      A formação teológica e ministerial dos futuros obreiros ao ministério pastoral com visão educacional

                      É necessário acompanhar a formação teológica e ministerial dos futuros obreiros ao ministério pastoral com visão educacional. Ou seja, o que estamos oferecendo como matriz teórica curricular nos cursos de formação inicial dos futuros obreiros é fundante para o exercício do ministério de educação cristã na igreja? 

                      É necessário por outro lado, acompanhar os processos e avaliar melhor o que existe em termos do ministério de Educação Cristã em nossas igrejas, corrigir os aspectos mais negativos ou ineficazes em função dos objetivos a atingir e das metas e estratégias estabelecidas e realizar o que está planejado envolvendo mais ativamente todos os sujeitos do processo na igreja e, eventualmente, ajustar e rever o funcionamento dos espaços pedagógicos, dos tempos e sua organização e gestão na própria igreja. Ou seja, não é preciso reinventar a roda, mas é preciso investir mais na avaliação dos processos e dos resultados.

                      Quando esses e outros assuntos são suscitados na gestão e organização da Educação Cristã, evita-se que, as discussões que estão no nível do senso comum, se percam na falta de diagnósticos, e, de posicionamentos e soluções variados, com isso corre-se o risco se perder em especulações. Parece-me que estamos falando de uma gestão e organização de  “programa” de Educação Cristã possível e necessário sobretudo no campo da produção literária. 

                      Diria que atuar no campo da Educação Cristã implica responsabilidade social, ser criativo, atento, respeitoso, ético e espiritual de “dizer não apenas o porquê fazer, mas o que e como fazer”. Quando insistimos nestas habilidades, apontamos para um olhar desejável.

                       

                       

                      ¹ Segundo o Conselho de Planejamento e Coordenação da Convenção Batista Brasileira – documento intitulado – “Os batistas e o ano 2000”, resultado do Plano Integrado de Evangelismo e Missões – PROIME, na década de 1970 e o Programa Mestres de Desenvolvimento Denominacional – PROMESTRE, terminalidade em 1992.

                      REFERÊNCIAS

                      DELORS, Jacques.(Coord.) Educação um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI. 7 ed. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 2012.

                      FAVA, Rui. Educação 3.0. 1 ed. aplicando o PDCA nas instituições de ensino. São Paulo: Saraiva, 2014.

                      JARAUTA, Beatriz; IMBERNÓN, Francisco. Pensando no futuro da educação. Uma nova escola para o século XXII. Porto Alegre: Penso, 2015.

                      LITTLEJOHN, Robert; EVANS, Charles T. Sabedoria & Eloquência. Um modelo cristão para o ensino clássico.  São Paulo: Trinitas, 2020.

                      MORAIS, Regis de. Educação contemporânea. Olhares e cenários. Campinas: Alínea, 2003. (Coleção educação em debate)

                      PETERSON, Eugene H. O caminho de Jesus e os atalhos da igreja. São Paulo: Mundo Cristão, 2009. (Série – Teologia Espiritual) 

                      SINE Tom. O lado oculto da globalização. Como defender-se dos valores da nova ordem mundial. São Paulo: Mundo Cristão, 2001.

                      STETZER, Ed; PUTMAN, David. Desvendando o código missional. Tornando-se uma igreja missionária na comunidade. São Paulo: Vida Nova, 2018.

                      TAVARES, José. O poder mágico de conhecer e aprender. Brasília: Liber Livro, 2011.

                      THIESEN, Juares da Silva. O futuro da educação. Contribuições da gestão do conhecimento. Campinas: Papirus, 2011.

                       

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                      Genivaldo Felix
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