“Quando Jesus acabou de dizer essas coisas, as multidões estavam maravilhadas com o seu ensino, porque ele as ensinava como quem tem autoridade, e não como os mestres da lei.” Mateus 7.28 e 29
Grande parte do ministério de Cristo foi ensinar. Ele fazia o mesmo que os mestres da sua época, porém, seu ensino produzia um impacto diferente nas multidões. É a autoridade, o poder transformador que entra em ação, quando o evangelho é compartilhado por meio de um processo educativo comprometido com o Pai e a expansão do seu Reino. O cumprimento da grande comissão, está ligado ao ensino e ao discipulado (Mt 28.19-20), por isso a importância da Educação Cristã é tão clara em toda a Escritura.
A Igreja de Cristo sempre enfrentou, e continuará a enfrentar, grandes desafios que só podem ser vencidos por meio de processos educacionais. Todas as ações da Igreja, que visam propagar o Reino de Deus, são essencialmente educativas. Investir em Educação Cristã é cooperar de forma assertiva para o cumprimento da vontade de Deus no mundo.
A AECBB, ao longo de mais de 35 anos de história, investe na vida de Educadores e no fortalecimento da Educação Cristã Batista no Brasil. Temos usado todas as oportunidades para avançar em diversas frentes. Agora, nos deparamos com um novo tempo de mudanças, um novo desafio, para o qual nos sentimos impulsionados por Deus!
Neste movimento sadio de crescimento, no dia 28 de maio de 2022, a AECBB esteve reunida em Assembleia Extraordinária online para apreciar e votar um processo de transição para uma Ordem. A temática vem sendo discutida entre os Educadores Cristãos Batistas desde a sua última reforma estatutária, em janeiro de 2020. No início da discussão, entendeu-se que não era o momento para tal mudança, e que o caminho a ser seguido era o da oração e da espera pela ação de Deus. O tempo foi passando e, pela Sua misericórdia, a AECBB foi se fortalecendo e se estruturando de tal forma que a proposta ressurgiu com grande apoio dos associados.
Após maturação do tema, houve a aprovação do processo de migração, que consistirá: (1) preparação dos documentos oficiais – Estatuto, Regimento Interno, Código de Ética e processo de admissão; (2) consulta pública dos documentos, incluindo assembleias deliberativas; (3) apreciação da comissão jurídica do Conselho da CBB; (4) votação final, prevista para a Assembleia Anual da AECBB em Recife, dia 17 de janeiro de 2023.
A proposta de migração para a estrutura de Ordem foi levantada, principalmente, pelo caráter das atividades da AECBB, pela natureza ampla dos seus objetivos e pelos grandes desafios que temos a vencer em nosso país. Tanto a associação quanto a Ordem, possuem personalidades jurídicas semelhantes, e a Educação Cristã no Brasil poderá avançar muito com a presença de uma organização federativa que engaje ministros em torno de seus objetivos.
Neste processo, a Ordem manterá todas as finalidades e objetivos da AECBB, porém, com mais organização e robustez, possibilitando o fortalecimento da Educação Cristã na igreja e na denominação.
Sonhamos com um Brasil Batista formado por igrejas saudáveis, com projetos educacionais construídos a partir de suas realidades. Sonhamos com Educadores Cristãos engajados em ministérios frutíferos, trabalhando em parceria com os demais ministérios da igreja em perfeita harmonia. Sonhamos com a potencialização da ação educacional em todas as igrejas Batistas do Brasil.
Se você também sonha com isso, junte-se a nós! Para conhecer melhor a AECBB, acesse o nosso site e confira os conteúdos: www.aecbb.com.br.
Elana Costa Ramiro
Presidente da AECBB
Educadora Cristã da PIB Penha – SP