A Educação Cristã transpassa o entendimento de somente ensinar. Quando pensamos em ensino na Bíblia, devemos nos lembrar sempre da Grande Comissão em Mateus 28.20, “ensinando-os a obedecer a tudo o que eu vos ordenei”. Jesus nos comissionou e nos orientou a ensinar outros. Este ensino é responsabilidade de todos nós.
Para falar sobre a atuação do Educador Cristão, precisamos pensar em carreira, em vocação, em competências. O Educador Cristão deverá trabalhar com pessoas, com delegação de tarefas, com lideranças de grupos, com gerências de valores, com governanças corporativas do Terceiro Setor. Ele precisa ter competências que vão se formando a partir de estudos, de avanços e de experiências significantes. O Educador Cristão dirige um ministério e para isso precisa de amor e preparo!
O Educador Cristão deve ser alguém que passe por um curso preparatório em cursos eclesiásticos que lhe capacite trabalhar dentro desta realidade. Muitas igrejas acabam entregando a liderança da Educação Cristã para pessoas com formação educacional apenas na área secular, entretanto, temos que levar em consideração que a formação secular, embora excelente, não nos capacita para um contexto eclesiástico. A formação ministerial habilita de forma mais específica o líder para atuar na igreja local.
Como ministro preparado para o ministério do ensino na igreja local, o Educador cristão deve ser justamente remunerado e abrir espaço para o desenvolvimento mais amplo da Educação Cristã. Seu trabalho não deve estar restrito a programar eventos, fazer capacitações e dar palestras! O campo de atuação do Educador Cristão hoje é mais do que uma necessidade, é uma urgência! Quantas Igrejas, pastores e líderes necessitam de parceiros competentes para somar nas resoluções de políticas de implementação dentro do campo eclesiástico. Vemos hoje tantas igrejas com programas raquíticos, pobres de ações significativas, desnorteadas em legalidades, desajustadas no nosso contexto de avanços e desligadas das inovações urgentes demandadas pelo mundo em constante transformação.
Durante muito tempo alguns Educadores Cristãos foram colocados de lado por insegurança, ciúme, medo ou até mesmo por orgulho e vaidade de líderes. Mesmo assim, ainda estamos dispostos e disponíveis para atuarmos como parceiros, aliados de grande valia no ministério e habilitados para atuar num mundo com tantos desafios. Vamos humildemente nos unir, juntar forças e construir grandes edifícios espirituais.
Cada Educador Cristão, vocacionado, precisa estar comprometido com sua missão, com quem o vocacionou! Aquele que nos chamou é que nos direciona para sermos úteis no ministério.
Suzana Élida do Nascimento Farias
Educadora Cristã Licenciada e Especialista em Metodologia do Ensino Superior
Igreja Batista Shalom – São Luís, MA
1 Comment
Olá, bom dia! quero sabe se você tem o curso superior a distância para educador cristão
Gostei muito do que li aqui no site de vocês.