Vivemos na sociedade do prático, rápido e eficiente. Existe uma valorização de pacotes prontos, pois economizamos tempo, mesmo que não signifique economizar dinheiro. Por exemplo, uma comida, um lanche, um suco são alimentos que encontramos em qualquer plataforma de entrega de refeições e alimentos online, mas também encontramos em supermercados, porém, a demanda é menor pois necessita de um maior tempo no processo de preparação do alimento e na maioria das vezes este preparo demanda tempo e alguns utensílios específicos. Realmente as plataformas de refeições e alimentos online tem sido uma forma bem vantajosa para quem necessita de mais tempo e praticidade no seu dia a dia, mas nem sempre essas comidas oferecem uma boa nutrição, ou seja, talvez não contenha os nutrientes necessários para suprir o seu gasto calórico durante o dia, ou não seja o alimento ideal para sua saúde.
Neste texto falaremos um pouco sobre o que a igreja tem preparado ou comprado para alimentar os seus membros na área de ensino. Diversas igrejas utilizam materiais prontos, comprados de editoras, como material principal de ensino. Como cada empresa editorial possui seus próprios pressupostos, a igreja assimila este currículo oculto que aparece nos temas e na forma em que estes assuntos serão tratados ao longo do tempo. Vejamos a seguir 5 motivos para criar um plano educacional próprio para a sua igreja:
1 – Destaque da missão, visão e valor do ministério
É de extrema importância que o aluno ou membro conheça a missão, visão e valores de seu ministério. Através deles serão estabelecidos alguns princípios. Com a criação de um material próprio é possível a implantação deste aspecto, e fazer com que os membros aprendam os princípios de sua igreja.
2 – Fundamentação teológica
Devemos estar fundamentados em Deus. Colossenses 2 diz; “alicerçados e edificados nele…” isso quer dizer que devemos estar fundamentados em sua palavra que é a Bíblia, ela contém toda a verdade e nela encontramos a fonte da sabedoria e de todo entendimento.
3 – Estruturação interna
Um plano educacional elaborado pela igreja pode resultar numa estrutura estudada e moldada a partir da missão, visão e valores estabelecidos pela igreja. Pode-se partir do contexto em que ela se encontra inserida em determinada cidade e bairro, analisando o perfil de seus membros e frequentadores, podendo desenvolver assim, materiais para idades diferentes e prestar um ensino específico para cada faixa etária levando em conta o tipo de abordagem para cada idade.
4 – Trabalhando através do perfil da igreja
Quando pensamos em criar um plano educacional temos a obrigação de analisar os perfis espirituais, intelectuais e culturais, sociais, profissionais e econômicos e financeiros da comunidade, a análise e estudo destes perfis nos permite a usar uma contextualização específica e adequada para a comunidade podendo estabelecer o programa educacional, a metodologia, a avaliação e até mesmo a formação da equipe educacional voltada especificamente para o perfil em que se encontra a igreja.
5 – Trabalhando com objetivos educacionais específicos
E por fim nós temos a oportunidade de elaborarmos estratégias educacionais específicas e nos moldes em que a igreja se encontra. Esses objetivos estão ligados tanto à metodologia quanto à forma avaliativa de cada aluno, podendo também desenvolver projetos específicos para a integração da igreja com o bairro, o desenvolvimento espiritual, e buscar uma aplicação efetiva em tudo que se aprende.
Esses cinco aspectos são apenas alguns de muitos que se ganham com a criação de um plano educacional próprio. Entretanto, vale ressaltar que esta construção requer habilidades técnicas específicas e uma boa base teológica e educacional. A igreja poderá encontrar uma forma saudável de oferecer um alimento espiritual sólido e fundamentado em sua identidade com o apoio específico de um Educador Cristão.
4 Comments
Graça e paz.
Os aspectos relatados, evocam uma necessidade de reestruturação, em alguns casos, digo em comparação entrre as igrejas, precisamos uma mudança comportamental e de pensamento.
Os argumentos citados são plausíveis e dignos de apreciação .
Parabéns pelo texto e pelas idéias nele contidas.
Graça e paz do Senhor Jesus Cristo amados.
Concordo plenamente com os pontos chaves citados acima.
Graca e paz! Luís, muito interessante pensar nessa perspectiva para igreja. Uma igreja firmada e fundamentada na palavra é luz onde quer que esteja.
Parabéns pela publicação, precisamos de palavras que agregam na nossas vidas.