Querido leitor, essa temática é muito especial para o contexto eclesiológico e sobretudo para as discussões quiçá mais profundas no âmbito teológico, uma vez que em todos os contextos de desenvolvimento cristão precisa-se estabelecer uma rota, um percurso, um currículo para que o caminho trabalhado seja, efetivamente, o único que conduza o cidadão terreno ao cidadão celestial. Que o cidadão se conceba para além dos prazeres terrestres e que possa constituir-se pleno e capaz de elaborar o curso de sua vida, o seu itinerário, a partir dos princípios estabelecidos por aquele que é o único currículo válido: Jesus. Nesta perspectiva, o evangelho de João 14.1,4,6 nos diz:
“Não se perturbe o vosso coração. Crede em Deus, crede também em mim.
E vós conheceis o caminho para onde vou. Jesus lhe respondeu:
Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém chega ao Pai, a não ser por mim”.
A saber: qual o conceito de currículo, qual caminho deve subsidiar a elaboração das matrizes curriculares para a Educação Cristã nos mais diferentes contextos eclesiológicos, presentes nas escolas Bíblicas Dominicais e nos demais ambientes de ensinagens para a vida cristã? Em que medida os alunos e alunas consideram que houve uma mudança de paradigma em suas vidas à partir do aprendizado da Palavra de Deus? Essas e outras inquietações devem suscitar nos educadores uma nova possibilidade de se trabalhar o currículo para Educação Cristã.
Isto posto, indica que os responsáveis pela formação dos professores em nossas igrejas, precisam fazer um percurso, um currículo para superar as barreiras e consolidar saberes, bem como, terem em si o bálsamo profundo da unção do Espírito Santo, o respeito, de modo que a aprendizagem proposta via matriz curricular seja viva e plena.
Como organizar o currículo dentro da dimensão contemporânea e como fazer isso se tornar realidade e se tornar um ambiente possível de ser trabalhado no contexto da formação dos Educadores Cristãos? Educadores Cristãos, é inconcebível não ter esse olhar correto. O que aponta a Teologia sobre o curricular do ensino e como o ensino se processa, bem como, a partir de quais pilares a pessoa precisa aprender, com quem vai aprender e como aprenderá o discípulo de Cristo?
SILVA( 2004) ,diz que “o currículo é lugar, espaço, território. O currículo é relação de poder. O currículo é trajetória, viagem, percurso. O currículo é autobiografia, nossa vida, currículum vitae: no currículo se forja a nossa identidade. O currículo é documento de identidade”.
Portanto, o currículo serve para atender as diferentes possibilidades de organização dos saberes e possibilidade no contexto do conhecimento sistematizado, seja numa escola, na igreja e ou em cursos livres, entendendo que o currículo será dirigido a alguém, em algum lugar, quer seja na escola ou na Igreja.
Referências:
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https://www.bibliaonline.com.br/acf/dt/32
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Projeto Âncora https://www.youtube.com/watch?v=kE6MlnwML8Y
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http://lattes.cnpq.br/3829044021872541