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                      Currículo educacional cristão: caminhos formativos dos professores para que e para quem? – parte 2

                      Publicado por Dorcas Rodrigues Silva de Recamán em 27/07/2021
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                      • ensino

                      Querido leitor, essa temática é muito especial para o contexto eclesiológico e sobretudo para as discussões quiçá mais profundas no âmbito teológico, uma vez que em todos os contextos de desenvolvimento cristão precisa-se estabelecer uma rota, um percurso, um currículo para que o caminho trabalhado seja, efetivamente, o único que conduza o cidadão terreno ao cidadão celestial. Que o cidadão se conceba para além dos prazeres terrestres e que possa constituir-se pleno e capaz de elaborar o curso de sua vida, o seu itinerário, a partir dos princípios estabelecidos por aquele que é o único currículo válido: Jesus. Nesta perspectiva, o evangelho de João 14.1,4,6  nos diz:

                       

                      “Não se perturbe o vosso coração. Crede em Deus, crede também em mim. 

                      E vós conheceis o caminho para onde vou. Jesus lhe respondeu: 

                      Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém chega ao Pai, a não ser por mim”.

                       

                      A saber: qual  o conceito de currículo, qual caminho deve subsidiar a elaboração das matrizes curriculares para a Educação Cristã nos mais diferentes contextos eclesiológicos,  presentes nas escolas Bíblicas Dominicais e nos demais  ambientes de ensinagens para a vida cristã?  Em que medida os alunos e alunas consideram  que houve uma mudança de paradigma em suas vidas à partir do aprendizado da Palavra de Deus?  Essas e outras inquietações devem suscitar nos educadores  uma nova possibilidade de se trabalhar o currículo  para  Educação  Cristã.

                      Isto posto, indica que os responsáveis pela  formação dos professores em nossas igrejas,  precisam  fazer um percurso, um currículo para superar as barreiras e  consolidar saberes, bem como, terem em si  o bálsamo profundo da unção do Espírito Santo, o  respeito, de modo que a aprendizagem  proposta via matriz curricular seja viva e plena. 

                      Como organizar o currículo dentro da dimensão contemporânea e  como fazer isso se tornar realidade e se tornar  um ambiente possível de ser trabalhado no contexto da formação dos Educadores Cristãos? Educadores Cristãos, é inconcebível não ter esse olhar  correto.  O que aponta a Teologia sobre  o curricular do ensino e  como o ensino  se processa, bem como,  a partir de quais pilares a pessoa precisa aprender, com quem  vai aprender e como aprenderá o discípulo de Cristo? 

                      SILVA( 2004) ,diz que  “o currículo é lugar, espaço, território. O currículo é relação de poder. O currículo é trajetória, viagem, percurso. O currículo é autobiografia, nossa vida, currículum vitae: no currículo se forja a nossa identidade. O currículo é documento de identidade”.

                      Portanto, o currículo serve para atender as diferentes possibilidades de organização dos saberes e possibilidade no contexto do conhecimento sistematizado, seja numa escola, na igreja e ou em cursos livres, entendendo que o currículo será dirigido a alguém, em algum lugar, quer seja na escola ou na Igreja. 

                       

                      Referências:

                      ADAMS, Carole G. A Ideia Cristã de Criança: Concepção e Implicações. Tradução de Fernando Guarany Jr. 1.ed. Belo Horizonte: Copyright, 2006.
                      ARAÚJO, L. R. ; SOUZA, S. R. ; RECAMAN, D. R. S. . A Construção Social da Diferença Individual. 1. ed. Vitória – ES: Sérgio Rodrigues de Souza, 2015. 100p .
                      ARAÚJO, L. R. ; SOUZA, S. R. ; RECAMAN, D. R. S. . A Construção Social da Diferença Individual. 1. ed. Vitória – ES: Sérgio Rodrigues de Souza, 2015. 100p .
                      BÍBLIA. Português. Bíblia Sagrada : Almeida Revista e Atualizada. 2ª ed. Barueri-SP: Sociedade Bíblica do Brasil; 1999.
                      COMÊNIO, João Amós. Didática Magna. Trad. De Joaquim Ferreira Gomes. 4 ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1996.
                      Currículo para todos, Descrição: Pesquisa realizada na escola de Ensino Fundamental de 1º grau da UFES/PMV. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Dorcas Rodrigues Silva de Recamán – Integrante / Profª Euzi Moraes – Coordenador.1990
                      FERRAÇO, Carlos. Currículos, pesquisas conhecimentos e produção de subjetividade. Petrópolis, RJ: DP et Alii; Vitória, ES: Nupec/UFES, 2012.
                      HALL, Stuart. Identidades e mediações culturais. Belo Horizonte. 2ª ed. Minas Gerais: UFMG, 2013.
                      https://www.bibliaonline.com.br/acf/dt/32
                      https://www.youtube.com/watch?v=G29xndqylW0 image.png
                      LYONS, Max T. Fundamentos para Estabelecer uma Escola na Abordagem por Princípios. Tradução de Fernando Guarany Jr. 1. ed. Belo Horizonte: Copyright, 2009.
                      Oliveira, Camila Ribeiro de A educação cristã por princípios e sua aplicação / Camila Ribeiro de Oliveira. – Rio Claro, 2015 60 f.
                      Projeto Âncora https://www.youtube.com/watch?v=kE6MlnwML8Y
                      RECAMAN, Dorcas Rodrigues Silva de . Projeto Político pedagógico em construção na gestão democrática da escola pública. 1996. Dissertação : Mestrado em Educação . Universidade Federal do Espírito Santo – UFES, Vitória , 1996
                      SACRISTAN, Jimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática e diferença.Porto Alegre: Artmed, 2000.
                      SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999. 156 p.
                      ________. Currículo e diversidade cultural. Rio de Janeiro: Vozes,1995. SILVA, Tomaz Tadeu. Documento de identidade: uma introdução as teorias do currículo. Belo horizonte: Autêntica, 1999.
                      ________. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 3. ed. Petrópolis:Vozes,2004. TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes,2012.
                      SILVA , Tomaz  Tadeu  da. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias de Currículo 3ª Edição. Editora autêntica. 2010
                      http://lattes.cnpq.br/3829044021872541  

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