Ei, já leu o artigo intitulado: “Dicas de competências emocionais para melhorar sua performance, profissional e ministerial”, publicado no Blog da AECBB em 31/05/2021? Se não viu, vá lá e leia, pois agora daremos sequência a esse papo com competências profissionais e tecnológicas, no final, veja qual delas precisa desenvolver ou focar no exercício de suas atividades para obter melhor desempenho na sua gestão.
COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS
Estratégia
- Na conjuntura atual em que mudanças inesperadas ocorreram na rotina das nossas vidas pessoais, profissionais e ministeriais, é necessário revisar algumas estratégias, procurando ter uma visão sistêmica, para agir de forma que se adéque às novas realidades e desafios a serem superados, junto à sua equipe e/ou organização.
Produtividade e gestão do tempo
- A gestão do tempo é fundamental, tanto no âmbito pessoal como profissional, podendo gerar maiores resultados e benefícios para o gestor, sua equipe e as pessoas individualmente. Minimiza desperdício do tempo, recurso mais escasso, maximiza a produtividade.
Liderança
- O gestor precisa ser um referencial positivo para os seus liderados, sendo capaz de motivá-los e orientá-los para alcançar os objetivos estabelecidos, quer seja do grupo que faz parte, quer seja os pessoais. É importante que o gestor conheça, explore e ajude no desenvolvimento do potencial de sua equipe. Conhecer, explorar e desenvolver o potencial de cada um favorecerá na obtenção de melhores resultados.
COMPETÊNCIAS TECNOLÓGICAS
Adaptabilidade
- A adaptabilidade é uma característica relevante em que cada pessoa precisa agir de acordo com a situação vivenciada nas diversas circunstâncias, algumas delas inesperadas, mas que demandam decisões rápidas e objetivas. Pode-se citar o momento atual de pandemia que tem requerido adaptações também na área de tecnologia para atender as demandas pessoais e profissionais.
Conectividade
- Essa competência tem sido bem experimentada nesse contexto tecnológico que requer conexão de diferentes dispositivos, canais, plataformas, tecnologias, a fim de atender as ações voltadas para o exercício de suas funções pessoais, sociais e profissionais.
Cooperação
- Esse comportamento é esperado nas diversas áreas de relacionamentos. Nas atividades em grupos a combinação de esforços individuais e coletivos é permeada pelo senso colaborativo. No ambiente tecnológico isso ocorre através das redes sociais e grupos cooperativos online em que a troca de informações e compartilhamento de experiências tem sido explorada pelas pessoas e organizações como recursos estratégicos para atender vários dos seus objetivos.
Inovação
- A inovação tem se tornado uma necessidade crescente. As pessoas, bem como as organizações têm procurado continuamente novos caminhos, soluções e possibilidades para implementar nas diversas áreas de suas gestões . No mundo tecnológico as ferramentas se ampliam e se renovam a cada momento, inová-las é o grande desafio.
Nesse breve momento de rever essas competências profissionais e tecnológicas fica o seguinte desafio: Qual dessas competências precisa ser mais explorada, desenvolvida e aplicada em sua vida pessoal ou no exercício de sua gestão? Como tem sido a atuação da sua equipe organizacional?