Quando se fala em gestão de tempo, o que vem à sua mente? Como gerencia o seu tempo nas diversas áreas da sua vida? Nos diversos papeis que exerce? Qual a sensação que tem quando termina o dia e o tempo não foi suficiente para concluir todas as atividades planejadas?
Para Brian Clegg “o tempo não é receptivo a administração, tampouco a discussão; pois continua a correr em um ritmo irritantemente constante de 60 segundos por minuto, durante 60 minutos por hora” Brian Clegg (CLEGG, 2002 p. 4).
Não temos o controle do tempo que continua a correr, mas podemos gerenciá-lo a nosso favor, realizando as ações planejadas tanto na vida pessoal, familiar, acadêmica, profissional e ministerial.
Aproveite, portanto, esse recurso tão escasso, como bem colocou o pai da administração moderna Peter Drucker “O tempo é o recurso mais escasso e, a menos que seja gerenciado, nada mais pode ser gerenciado.”
Para que esse gerenciamento seja eficaz, otimizando a produtividade, é necessário adotar algumas estratégias. Vamos pensar agora em duas delas?
Evite a procrastinação
A palavra procrastinar vem do latim procrastinare, “adiar, protelar”. Segundo o Dicionário online da língua portuguesa, significa transferir a realização de alguma coisa para outro momento; prorrogar para outro dia: procrastinei a viagem para o ano que vem; não fazia nada e gostava de procrastinar.
Quem nunca procrastinou uma tarefa, atividade, projeto, um sonho ou até mesmo um compromisso? O problema não está no simples fato de protelar, mas na recorrência dela e suas conseqüências negativas.Um dos efeitos negativos é a baixa produtividade na área profissional, ministerial e pessoal, que pode comprometer os objetivos e metas com prazos definidos para sua conclusão. Atinge também a saúde de alguns, como o estresse crônico, sintomas de ansiedade, depressão, hipertensão e até mesmo doenças cardiovasculares. Evite, portanto, a procrastinação, gerenciando bem o seu tempo.
Estabeleça prioridades e foco
O planejamento de suas atividades é a base para estabelecer a prioridade da execução e divisão do tempo adequadamente, facilitando assim o seu gerenciamento.
A prioridade das atividades pode ser feita seguindo algum critério que considere relevante. Christian Barbosa em seu livro Tríade do Tempo (2008) classifica as atividades em três esferas: importância, urgência e circunstancial.
- Importância – consideradas as mais relevantes da nossa vida, trazem resultados no curto e longo prazo.
- Urgência – o próprio nome já as define, seu curtíssimo prazo para realizá-las.
- Circunstancial – são as atividades corriqueiras com gastos excessivos de nosso tempo, que não agregam valor significativo em nossas vidas. Por exemplo: uso demasiado das redes sociais, entre outros.
Uma vez, estabelecidas as prioridades, procure focar uma por vez, não tente fazer várias atividades ao mesmo tempo, pois poderá ocorrer a baixa produtividade, perda de prazo ou ainda a procrastinação. A gestão do seu tempo é um grande desafio, que precisa perseguir. Que tal pesquisar ferramentas que possam lhe ajudar nessa jornada?
Por fim, medite na orientação da Palavra de Deus quanto a remir o nosso tempo: Efésios 5.15-16 lemos: “Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, Remindo o tempo; porquanto os dias são maus”. “… Remir o tempo (KAIRÓS) é resgatar o plano de Deus para minha vida. Preciso viver a vontade de Deus, se faço isso vivo KAIRÓS.”
REFERÊNCIAS
BARBOSA, Christian.Tríade do Tempo (2008)
BIBLIA SAGRADA on line: https://www.bibliaonline.com.br/acf/mt/28
CLEGG, Brian. A Administração do Tempo- Método Pratico, 2002.
https://administradores.com.br/artigos/tecnicas-para-gestao-de-tempue
https://www.dicio.com.br/procrastinar/