Se você está pensando que recursos são privilégio do ministério infantil, está redondamente enganado. Adultos também gostam de imagens, objetos e movimentos.
Deus nos criou com 5 sentidos: Visão, Audição, Olfato, Paladar e Tato. Que benção para nós humanos termos tão grande capacidade de perceber o mundo por meio dos sentidos e de utilizar esses sentidos para aprendizagem.
A Bíblia traz exemplos de recursos utilizados para uma melhor comunicação. Só para lembrar de alguns: som de trombetas, árvore do bem e do mal, tábuas da lei, sarça ardente, figueira, videira, peixes, moedas e muitos outros. Jesus, mestre por excelência, usou vários recursos em seus ensinos.
Para quê usar recursos e o que provocam nas pessoas?
Recursos podem ser utilizados em aulas para todas as faixas etárias com a finalidade de melhor absorção dos conteúdos ministrados. São diversos e tem sua base nos 5 sentidos do ser humano. Na maioria das vezes, professores de adultos se esquecem de utilizar recursos, ou não compreendem a grande oportunidade que os recursos podem proporcionar à aprendizagem de adultos.
Os recursos provocam reflexões, pensamentos e até emoções, e ajudam o aluno a pensar, a refletir, a sentir, a co-relacionar, a inferir. Podem também levar os aprendizes a buscar entender: Porque, Onde, Quem, Como, Quais? Em linhas gerais: os recursos são auxílio para fixação da aprendizagem e oferecem condições de ampliação da aprendizagem.
Vamos elencar alguns recursos.
VISUAIS – Dos mais modernos aos mais tradicionais, os recursos visuais possibilitam a fixação da aprendizagem para qualquer faixa etária e possibilitam ao professor maiores oportunidades de participação dos alunos. Alguns destes recursos podem ser comprados, alguns feitos pelo professor e, até pelos alunos. A Internet possui uma diversificação grande de ilustrações e se torna fonte de recursos na utilização de visuais. Alguns deles:
- Fixos para escrever: Lousa, Mural – servem para colocar tópicos, anotações, recados e outros tantos …. quase toda sala tem.
- Móveis para escrever: Flip chart – pode ser deslocado de um lugar para outro e substitui bem a lousa, mas requerem o tripé, papel próprio e caneta hidrográfica.
- Eletrônicos: Multimídia – podem ser utilizados para escrever tópicos, definições, conceitos, palavra-chave, referências, princípios bíblicos, letras de música, poesias, Imagens variadas com ou sem movimento, pequenos filmes de youtube. São infinitos os recursos visuais que se encontram a disposição na internet e canais de comunicação. Auxiliam na confecção de visuais para o Power point, Canva, Corel draw, entre outros.
- Objetos: dos mais variados tipos para ilustrar as mais variadas situações e conceitos – utensílios de casa (vasos, vassouras, panos…); ou higiene (sabão, detergente, posta de dente, escovas…); vestimentas (roupas, calçados, agasalhos, capas, chapéus ….), animais (de plástico, de pelúcia, de montar….), Bonecas e bonecos que podem representar personagens bíblicos ou não.
- Caixas de surpresa: para versículos bíblicos, pedidos de oração, surpresas relacionadas ao tema da aula.
- Cartazes: os velhos e bons cartazes …. com todo tipo de imagem, com cores vivas ou não, para recados ou para construções em grupo. Os cartazes são de múltiplo uso.
AUDITIVOS – Os recursos auditivos acompanhados ou não de recursos visuais despertam o interesse de qualquer pessoa com habilidade auditiva. A facilidade do manuseio de aparelhos elétricos e eletrônicos na sociedade moderna não é impedimento para sua utilização. Podemos fixar a aprendizagem por meio de sons, utilizando recursos tais como:
- Gravações: músicas instrumentais para momentos de reflexão com associação de ideias, momentos de oração, utilizando recursos como MP3, Gravador, Spotfy; podemos utilizar letras de canções para caracterizar os costumes e características de povos e regiões como ilustração de algum trabalho missionário:
- Gravações com vídeo: pequenos trechos de youtube com ilustrações sobre atitudes, comportamentos, lições universais, relacionamentos. Encontrados facilmente na Internet.
- Sons diversos como: risadas, buzinas, vozes de pessoas, barulho de animais, ruídos da natureza, chuva, passarinhos, vento em folhas, passos de pessoas caminhando, entre outros.
Podemos utilizar diversas formas de utilizar os sentidos para melhor fixação da aprendizagem. Qualquer trabalho de ensino pede uma metodologia que por sua vez é dirigido por um objetivo que o antecede. Um recurso acompanha a escolha da metodologia e vem incrementar a aula. Poderíamos ilustrar muitas outras situações. Continuaremos com este tema em outro artigo, aguardem.