Nossa conversa sobre a escolha de recursos para a aprendizagem de adultos teve início em 20 de julho. O foco naquele artigo foi o de nos sensibilizarmos para a grande contribuição dos recursos para fixação da aprendizagem.
Lembrando: Deus nos criou com 5 sentidos: Visão, Audição, Olfato, Paladar e Tato. A maneira como podemos explorar estes sentidos é infinita e normalmente em nossas aulas de ensino bíblico focamos só na audição e quando muito na audição e visão. Que pena, os alunos saem perdendo e o professor também.
Retomando: Para quê usar recursos e o que eles provocam nas pessoas?
Recursos podem ser utilizados em aulas para todas as faixas etárias com a finalidade de melhor absorção dos conteúdos ministrados. São diversos e tem sua base nos 5 sentidos do ser humano. Na maioria das vezes, professores de adultos se esquecem de utilizar recursos, ou não compreendem a grande oportunidade que a utilização dos recursos podem proporcionar à aprendizagem de adultos.
Os recursos provocam reflexões, pensamentos e até emoções, e ajudam o aluno a pensar, a refletir, a sentir, a co-relacionar, a inferir. Podem também levar os aprendizes a buscar entender: Porque, Onde, Quem, Como, Quais? Em linhas gerais: os recursos são auxílio para fixação da aprendizagem e oferecem condições de ampliação da aprendizagem.
Vamos elencar hoje: o paladar, o olfato e o tato.
O PALADAR – Há muitos trechos bíblicos que mencionam comidas e bebidas. Podemos levar para os alunos o gostinho dos assados de carnes (em formato de bolinhos de carnes), dos pães (uma infinidade de formatos e gostos), dos bolos (uma infinidade de sabores, doces e salgados), das lentilhas (acompanhados de torradinhas), dos peixes (em formato de patês). Não é tão trabalhoso nem dispendioso, mas vai fazer com que suas aulas sejam mais impactantes.
O OLFATO – Encontramos na Bíblia alguns trechos que mencionam o olfato. Lembro-me agora do tradicional trecho que narra a mulher derramando perfume aos pés de Jesus. Quem já não preparou uma aula sobre este trecho? Agora pergunto: você teve a ideia de trazer um pequeno frasco de perfume para seus alunos sentirem o perfume? O trecho bíblico que fala dos lençóis que embrulharam o corpo de Jesus? Dos presentes dos magos que ofertaram incenso ao bebê Jesus? No Antigo Testamento há diversas menções ao incenso no templo. De que forma poderíamos ilustrar esses estudos sobre o incenso? Fica um bom desafio para o professor.
O TATO – Alguns trechos bíblicos significativos são a respeito do toque da mão, do corpo. Podemos citar o toque de Jesus nos olhos do cego Bartimeu, nos ouvidos do surdo de nascença, entre outros. Também há o bonito trecho em que a mulher de fluxo de sangue toca nas vestes de Jesus e ele exclama: alguém me tocou. Elias se deita sobre o menino morto e ele ressuscita. As mãos e o corpo são expressões dos movimentos que Deus nos dá.
Certa vez, na hora do devocional da aula, decidi fazer um exercício com massinha, a massa de modelar utilizada pelas crianças, entreguei um pedaço de massinha para cada aluno e pedi que pensassem em algo que estava ocupando a mente deles naquela semana e expressassem essa preocupação por meio de uma modelagem com a massinha. Foi incrível, cada aluno modelou em formato de livros, carros, pessoas, casas, vestimentas, comidas e uma série de outras modelagens que representavam suas preocupações da semana ou aquilo que estava preenchendo a mente deles. Depois desse momento alguns compartilharam e oramos uns pelos outros.
Tempos atrás escrevi sobre dinâmicas de grupo como uma opção metodológica. Nas dinâmicas o corpo é utilizado em diversos momentos sempre com um objetivo, uma significação. Podemos chamar de movimentos cinestésicos as metodologias que usam o corpo. Alguns alunos talvez não queiram participar de situações que envolvem o corpo e podem se sentir constrangidos por ter de alguma maneira ‘aparecer’ ou ‘mostrar’ algum movimento com o corpo. As dinâmicas de grupo utilizam bastante os recursos cinestésicos. Recomendamos ao professor que estude com carinho estes recursos para não deixar alunos embaraçados ou constrangidos ao realizarem atividades desta natureza.
Os cinco sentidos são um presente de Deus para nós. Podemos utilizar diversas formas de utilizar esses sentidos para melhor fixação da aprendizagem. Lembremos sempre que as estratégias e metodologias devem ter um objetivo a perseguir, e não podem ser usados somente por ser algo divertido, diferente, ou porque envolve as pessoas. O objetivo deve ser alcançado pelo professor ao escolher recursos que envolvem os cinco sentidos.