“E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.” (João 1:14)
Qual o sentido do Natal? Se formos pensar com sinceridade nisso, talvez não tenhamos uma resposta da mesma forma quando se pensava bem no início de comemoração desta data (???). Mas sem muito esforço temos o significado atual e que tem permeado a vida de muitas pessoas como sendo o sentido que importa. Na verdade, o natal está entre as muitas datas de comemoração! Para quem atua no comércio a data representa uma das melhores datas do ano, em que o volume de vendas cresce significativamente. Eu ouvi que este ano (2019) a
perspectiva de gastos com presentes, mesmos os bem simples, é muito maior que em anos anteriores recentes. Assim, a data é lembrada como uma data especial em que o comércio vai (muito?) bem, obrigado!
Mas há também o sentido em que se pensa no natal como a data de dar e receber. Deve-se dar amor, esperança, paz, bondade, amizade, felicidade, etc., para se receber o mesmo. É quase uma troca, pois é “dando que se recebe, é perdoando que se é perdoado” (linda e verdadeira essa canção!). Mas, não se vai muito além disso! Mas há também os que dão sentido como uma data para reflexão pessoal. Faz-se um balanço do ano (o que se estende
normalmente até a data de entrada do ano novo) e se observa como se andou, que avanços se teve, que conquistas se alcançou, que problemas foram superados, que sentimentos ruins não se deve mais perdurar, que amizades devem ser mantidas, que novos propósitos devem ser traçados, etc. Tudo isso funciona como uma motivação pessoal para se terminar o ano e começar um novo ano com todo o vigor.
Mas tem um sentido real e verdadeiro que a “data comemorativa” representa. Representa o nascimento do Filho de Deus. Representa a humanização do Todo Poderoso, o Deus criador de todas as coisas, visíveis e invisíveis, materiais e imateriais. Representa a importância dessa criação para quem a criou, pois, o Deus que intervém veio habitar conosco; veio sofrer e sentir a nossa dor, consequência da terrível queda do primeiro homem. Por mais que alguns não pensem nesta data desta forma, é o que ela significa e faz sentido para a cristandade. Não se
pode pensar menos que isso, ou se retirar qualquer coisa relacionada a isso desta comemoração. Natal é celebração do nascimento de Jesus Cristo, somente, e nada mais!
Foi exatamente isso que aconteceu quando foi anunciado esse nascimento. Anjos apareceram e festejaram o nascimento. Eu não sei quem de vocês teve no nascimento uma multidão da milícia celestial celebrando o seu nascimento, mas com Jesus foi assim, pois apesar de ser homem em toda sua natureza era também Deus. Ali estava a prova do amor, do maior amor, do próprio Deus para com a humanidade. Não foi um nascimento despropositado, sem sentido, fortuito, mas foi um acontecimento de grande valor, predito há muito tempo e que no
tempo certo (kairós) se consumaria. A predição era antiga na história, mas eterna quanto a divindade. Foi predito pela primeira vez a Adão e Eva após a queda, seguindo-se então de predições pelos patriarcas, sacerdotes e profetas.
Um profeta em especial deu sentido histórico à vinda de Jesus, Isaías, que anunciou com detalhes como seria (Is 7:14). O ente santo a nascer seria quem traria luz ao mundo em trevas (Is 9:2). O anúncio a Maria, escolhida entre as mulheres, do nascimento da criança já veio da indicação do sexo da mesma, não precisou de ultrassom 4D (ainda não consegui alcançar o sentido físico disso!). Aquele que nasceria seria grande em todos os sentidos que se possa imaginar (Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz – Is 9:6), embora em nossa mentalidade materialista fosse desprezível (Era desprezado e o mais rejeitado entre os homens; homem de dores e que sabe o que é padecer; e, como um de quem os homens escondem o rosto, era desprezado, e dele não fizemos caso – Is 53:3), pois não teve lugar adequado nem para nascer. Ele não seria um altruísta, mas o sacrifício necessário para remissão dos nossos pecados.
Portanto, não podemos dar nenhum sentido ao Natal apartado disso. Natal não é dar e receber presentes, embora isso seja uma manifestação de carinho, apreço, amor pelo outro, mas é dar significado ao nascimento do Deus Todo Poderoso. Esse significado acontece quando nos entregamos a ele como nossa necessidade única e único meio de nos achegarmos a Deus, o único caminho que nos conduz à verdadeira paz, amor e esperança de um mundo melhor e que nos satisfaça. Pensar menos que isso é pensar aquém do que se deveria pensar. Que este Natal seja maravilhoso na presença de Jesus. Um Feliz Natal, em Cristo Jesus, nosso Senhor e Salvador! Amém.
Nas Estrelas
(Vencedores por Cristo, 1973)
Nas estrelas vejo a sua mão,
e no vento ouço a sua voz.
Deus domina sobre terra e mar.
Tudo Ele é pra mim.
Eu sei o sentido do natal,
pois na história tem o seu lugar.
Cristo veio para nos salvar.
Tudo Ele é pra mim
Até que um dia seu amor senti, sua imensa graça recebi.
Descobri então que Deus não vive longe lá no céu,
Sem se importar comigo.
Mas agora ao meu lado está.
Cada dia sinto seu cuidar
ajudando-me a caminhar.
Tudo Ele é pra mim.
Tudo Ele é pra mim.
Tudo é Jesus pra mim.