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                      Jesus e a aprendizagem baseada em problemas – Problem Based-Learning (PBL)

                      Publicado por Elana Costa Ramiro em 15/04/2024
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                      Jesus foi um mestre excelente. Ele usou diversificadas estratégias para ensinar e transformar vidas. Muitos métodos usados durante o seu ministério, passaram a ser estudados e aplicados em pesquisas educacionais mais recentes.  Um exemplo é a Problem Based-Learning (PBL), em português, Aprendizagem Baseada em Problemas. Ela consiste em solucionar problemas reais ou simulados, de forma colaborativa e cooperativa. Os problemas são extraídos ou criados a partir de um contexto significativo e buscam desenvolver a capacidade de aprender e aplicar diversos conhecimentos e habilidades numa mesma situação. 

                      A proposta do método PBL é estimular a curiosidade e a criatividade natural em favor da aprendizagem, uma vez que o envolvimento numa problematização promove a construção do conhecimento, uma forte integração teoria e prática e o desenvolvimento de habilidades importantes como a colaboração e cooperação. 

                      Foi exatamente o que fez Jesus no episódio da multiplicação dos pães e peixes. Jesus usa o problema real para mostrar algo sobre si mesmo e levar os ouvintes a outro patamar de conhecimento.  

                      Características da PBL

                      Na PBL é importante definir uma situação-problema que desperte o interesse dos participantes na sua resolução. Como podemos definir problemas que direcionem o aprendizado? Uma notícia no jornal, um artigo publicado, um vídeo ou uma figura, entre outros materiais, pode inspirar o delineamento de um problema, desde que desperte o interesse de maneira instigante e desafiadora. O problema pode surgir a partir de uma situação existente ou adaptada, relacionada ao que está sendo ensinado e que está inserido na realidade dos alunos.

                      Definido um problema, o professor atua como mediador da aprendizagem intervindo apenas para: (1) garantir que todos entenderam o problema; (2) desafiá-los a refletir sobre os temas relacionados ao problema; e (3) certificar que todos estão participando da resolução.

                      Ele estimula os alunos a descobrirem, a interpretar e aprender de forma autônoma e automotivada. O aluno tem um papel ativo na construção de sua aprendizagem, de maneira que busque o conhecimento e elabore possíveis soluções, enquanto o professor é responsável por:

                      1. Estimular a tomada de decisões, 
                      2. Ajudar a definir regras que norteiam o trabalho do grupo, 
                      3. Contribuir com as pesquisas para o tema em estudo,
                      4. Orientar na elaboração da produção cultural em torno do tema, e 
                      5. Apoiar aqueles que encontrarem dificuldades durante o processo.

                      Vantagens no uso da PBL

                      1. Contextualização da aprendizagem; 
                      2. Motivação; 
                      3. Estímulo à criatividade; 
                      4. Desenvolve a construção do pensamento; 
                      5. Potencializa a capacidade de resolução de problemas reais ou autênticos;
                      6. Amplia a compreensão e aplicação do conteúdo, fixando o conhecimento; 
                      7. Desenvolve a interação e habilidades interpessoais dos alunos.

                      Cuidados no uso da PBL

                      Ao adotar a PBL é preciso cuidar para não oferecer um problema tão complexo que desestimule a busca de soluções e nem tão simples ao ponto de desestimular o engajamento da turma. 

                      No próximo artigo vamos apresentar como se dá a implementação da PBL em todas as suas etapas. Até lá!

                       

                      Referências

                      SOUZA, S. C. de; DOURADO, L. Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP): um método de aprendizagem inovador para o ensino educativo. Revista Holos, Portugal, v. 5, n. 31, p. 182-200, 2015. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2880 Acesso em: 10 jun. 2022.

                       

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                      1 Comment

                      1. Mirian Barbosa disse:
                        26/04/2024 às 19:10

                        Muito bom! Parabéns!!

                        Responder

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