O que são lições objetivas? São lições em que usamos objetos simples para exemplificar uma situação facilitando assim o conhecimento das crianças.
Nem sempre temos um tempo grande para desenvolver algum assunto no Culto Infantil. Nossa mensagem precisa ser rápida e objetiva. Sem falar que dependendo da idade, não temos muito tempo da atenção deles. Então precisamos lançar mão deste recurso para obter êxito no momento de passar o conhecimento.
Fazemos uso de lições objetivas, geralmente na introdução de um ensino. Pode ser antes da lição Bíblica, antes da apresentação de uma verdade Bíblica ou até mesmo da memorização de um versículo. Sabemos que o lúdico faz com que as crianças se remetam com muita facilidade à ideia que queremos desenvolver. Quanto mais relevância dermos às lições objetivas, mais contribuímos para que as crianças atinjam a ideia e fixem o conhecimento.
Ao preparar um programa de culto, precisamos nos atentar para que seja o mais compreensível possível. Então aqui vão algumas orientações;
- Ore para que o Pai te dê toda criatividade;
- Coloque suas ideias no papel;
- Pesquise os melhores recursos possíveis;
- Planeje as atividades de acordo com as idades para que haja compreensão de todos;
- Escolha objetos simples e de fácil compreensão;
- Faça ligações simples;
Alguns exemplos de lições objetivas:
FÓSFORO
(Para mostrar a importância de nossas vidas, de nossa caminhada. A importância de nossos dias).
Sendo cada dia tão importante, precisa ser bem vivido para Cristo e em Cristo. O fósforo é usado só uma vez assim como cada dia também só existe uma vez. O fósforo precisa acertar, queimar e acender algo. Se não, ele se queima todo e pronto. Não pode mais desenvolver sua função.
Texto Bíblico: Jó 14.5; Ec 9.10; Sl 144.4
LANTERNA
(Para exemplificar a escuridão, a falta da luz).
Acender uma lanterna e mostrar a luz, a diferença que a luz de uma lanterna faz no meio da escuridão. Assim como a luz da lanterna é útil para mostrar o caminho, a Palavra de Deus também nos mostra o caminho.
Texto Bíblico: Sl 119.11 e 105
SEMENTE
(Explicar o papel da semente).
Falar da importância da semente. Não tem como plantar feijão e colher arroz. Então tudo que a gente planta, a gente colhe.
Texto Bíblico: Gl 6.7; Sl. 126.6
LÂMPADA
(Mostrar a importância da luz).
Apresentar a lâmpada e explicar para as crianças a importância dela nos cômodos de nossas casas. Falar da importância da luz esclarecendo que essa luz é passageira, temporária e pode nos deixar na mão, mas Jesus não: Ele é eterno e é a luz do mundo.
Texto Bíblico: João 8.12
UM GUARDA-CHUVA
Você pode usar esse objeto para mostrar a importância dele num dia de chuva. Pode usar como gatilho para entrar na história de Noé, por exemplo. Também na história de Elias que pediu chuva.
Texto Bíblico: 1Reis 18.41-46; Gn 7
PRESENTE
Mostrar uma caixa de presente bem bonita e falar da alegria de receber um presente. A salvação é o nosso presente dado por Deus. Falar do amor de Deus por nós em entregar Seu único Filho para morrer por nós.
Texto Bíblico: João 3.16
GELO, ÁGUA E VAPOR
Você pode trabalhar os 3 estados da água para falar da trindade. A água será sempre água, mas pode se apresentar de três formas.
REDE
Você pode mostrar como é bom se deitar numa rede. Descansar numa rede. Quando a gente se deita numa rede, confia que ela vai suportar nosso peso. Assim devemos ser com Deus. Deixá-lo nos segurar, nos proteger. Levar para Ele nossas ansiedades, nossos problemas e descansar.
Texto Bíblico: 1Pedro 5.7; Mt 6.25-34
São muitos os recursos que podemos usar para contextualizar um tema. Durante a pandemia, quando não podemos estar pessoalmente com as crianças, precisamos enriquecer ainda mais nosso conteúdo para nossos encontros “on line”. Pedir com antecedência para que as crianças já reservem alguns desses objetos para que haja interação durante os encontros “on line”, é também uma boa ideia. Realizar juntos alguma experiência usando elementos simples de casa, como água e suco em pó pra falar do milagre da transformação da água em vinho por exemplo.
Fazendo uso de lições objetivas, você contextualiza o aprendizado. Isso facilita a fixação do conteúdo e com certeza terminará sua aula com seu objetivo cumprido.
Vamos juntos enriquecer nossa abordagem aos nossos pequeninos!