“[…] para que não haja divisão no corpo, mas para que os membros tenham igual cuidado uns pelos outros” (1Coríntios 12.25).
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) o Brasil infelizmente vem ocupando o pódio pelo seu nível elevado de pessoas com disfunções emocionais, este evento tem sido o grande vilão de afastamento dos colaboradores de suas atividades laborais, por causar danos importantes, tornando-os frágeis e improdutivos.
A Neurociência vem mostrando que ainda há solução para que se reverta este quadro caótico.
O exercício e a prática da Inteligência Emocional tem sido um potencializador de boas emoções, contribuindo para a restauração da saúde mental e emocional dos seres humanos, com a finalidade de que voltem a ser inseridos à sociedade.
De acordo com o psiquiatra Augusto Cury “Ninguém pode conquistar o mundo de fora se não aprender a conquistar o mundo de dentro”. Compreende-se então que o autoconhecimento é indispensável no processo da gestão humanizada, tornando possível mudança no mindset do homem.
Por meio das Soft Skills, lideranças vem aprendendo, reaprendendo e se fortalecendo, apresentando resultados satisfatórios, promovendo engajamento, fortalecimento da comunicação interpessoal e bem-estar entre pessoas.
As Soft Skills em português significam habilidades comportamentais, emocionais e sociais, que podem ser observadas nos traços de personalidade desde o nascimento de uma criança, ou poderão ser desenvolvidas ao longo da vida.
Entre várias habilidades que podem contribuir para o bom relacionamento, e crescimento humano, seguem-se abaixo três delas.
Integridade: para defender valores éticos, mantendo fielmente a imagem positiva da organização, incentivando a prática do trabalho justo, honesto e respeitoso para com todos.
Gerenciamento de conflitos: para uma boa negociação de conflitos, faz-se necessário ter calma, flexibilidade, uma comunicação não violenta, empatia para que se consiga observar o foco do problema, identificar a solução e resolver, sem gerar prejuízos irreparáveis para a equipe.
Mentoria: subentende-se por ter habilidade e ser capaz de ensinar com eficácia sendo mentores uns aos outros e terem também humildade para compreender as diferenças de cada um, pois numa liderança humanizada todos crescem juntos, sofrem juntos e o fracasso ou vitória devem ser atribuídos e, ou celebrada por todos.
Finalizando, propõe-se que gestores se convertam para um mind set humanizado, estimulando seus colaboradores a unirem-se no mesmo propósito de conectar sonhos e manter uma equipe forte com homens e mulheres produtivos, felizes e com saúde plena.
Bibliografia
Bíblia Sagrada
CURY, Augusto. Seja líder de si mesmo. Editora Sextante 2004.
Organização Mundial de Saúde (OMS). www.oms.org