Metodologias Ativas é um modo de ensino que tira o aluno do lugar de quem “apenas escuta” e o professor do lugar de quem “apenas repassa” conteúdos. Nesse método o professor, além de usar as explicações no quadro e o PowerPoint como ferramentas de ensino, ele também promove, de forma intencional, a inserção do aluno no processo da aprendizagem, considerando-o membro ativo na construção do saber, através de opiniões, ideias, questionamentos e discussões, se colocando no lugar de mediador do conhecimento.
Uma das técnicas das Metodologias Ativas é a Aula Invertida, que por sinal já é praticada pelas Escolas Bíblicas ao longo da história dos batistas, até mesmo para o ensino de crianças, que contam com a ajuda dos pais e/ou responsáveis nas atividades feitas em casa. Ela insere o aluno no processo da aprendizagem pela disponibilização prévia dos conteúdos a serem abordados nos encontros dos grupos de estudo. Esse acesso torna-se possível devido ao material didático que o aluno recebe e outros fornecidos pelo professor, processo que se tornou mais fácil por causa dos recursos tecnológicos virtuais de aprendizagem que visam inteirar os alunos sobre o assunto tratado. O aluno tem a oportunidade de ler textos, assistir a vídeos, anotar dúvidas, escrever comentários e refletir sobre questões, referentes ao conteúdo a ser estudado no encontro seguinte, juntamente com outros alunos e professores, tendo a chance de discutir o que aprendeu com suas atividades em casa, reorganizando e aumentando o seu conhecimento.
A Aula Invertida torna o processo de aprender muito mais interativo do que no modelo tradicional do “professor falar e o aluno ouvir”. Se no modelo tradicional os estudantes vão para a sala de aula receber os conteúdos para, em suas casas, fazer as leituras solicitadas e resolver os exercícios propostos, nessa nova configuração a lógica se inverte: eles constroem de modo autônomo os conhecimentos em casa, indo ao ambiente escolar para expandi-los.
Aula Invertida é um método considerado inovador, pela Educação Geral. Ele mistura o que há de mais eficiente nas teorias que explicam, descrevem e preveem como as pessoas constroem conhecimentos, com o uso de recursos tecnológicos disponíveis para aprender, tornando a aprendizagem mais produtiva.
Considerando a potencialização do aprendizado através do método da Aula Invertida apresentamos algumas dicas que podem fazer parte do planejamento dos estudos bíblicos:
- Incentivo à leitura prévia dos textos bíblicos nos quais se baseia o estudo – leitura bíblica diária;
- Incentivo à leitura e estudo prévio do conteúdo a ser discutido em grupo, com anotações, comentários, dúvidas etc. – Estudo da Lição;
- Indicação de leitura de outros textos relacionados – links de sites e blogs – por meio de mensagens instantâneas ou e-mail;
- Indicação de vídeos relacionados aos assuntos de estudo;
- Inserção do aluno nas discussões, debates, questionamentos, mediados por eles mesmos ou pelo professor;
- União da teoria e prática – sugestão de atividades pós-estudos como forma de praticar o que aprendeu.
Quando o aluno participa ativamente do processo de aprendizagem torna-se mais fácil para ele contextualizar as situações discutidas em sala de aula e fazer uma aplicação prática do conteúdo. Ele consegue se envolver mais no estudo porque todos os seus sentidos são estimulados. Ele passa a reter mais informações. Ele consegue fazer conexões entre os conteúdos analisados e os acontecimentos do dia a dia. Ele se torna mais consciente da sua cidadania, mais preparado para encarar os desafios profissionais, familiares, enfim os desafios contemporâneos a que como cristãos estamos expostos dia a dia.
REFERÊNCIAS
http://fappes.edu.br/blog/carreira/metodologia-ativa-na-graduacao/
http://fappes.edu.br/blog/metodologia-ativa/sala-de-aula-invertida/