• Ordem dos Educadores Cristãos Batistas do Brasil
  • (11) 91654-2069
  • contato@oecbb.com.br
  • Área do Filiado
logo-oecbb-350logo-oecbb-350logo-oecbb-350logo-oecbb-350
            No results See all results
            0

            R$ 0,00

            • Home
            • Institucional
              • Sobre a OECBB
              • Equipe Gestora
              • Estatuto
              • Regimento Interno
              • Documentos
              • Código de Ética
              • FAQ
            • Filie-se
            • Certificado
            • Download
            • Cursos e Eventos
            • Blog
            • Contato
            • Produtos
            ✕
                      No results See all results

                      Metodologias ativas na Escola Bíblica: A técnica da aula invertida

                      Publicado por Senhorinha Gervásio em 14/09/2021
                      Categorias
                      • Blog
                      Tags
                      • ebd
                      • educador
                      • ensino

                      Metodologias Ativas é um modo de ensino que tira o aluno do lugar de quem “apenas escuta” e o professor do lugar de quem “apenas repassa” conteúdos. Nesse método o professor, além de usar as explicações no quadro e o PowerPoint como ferramentas de ensino, ele também promove, de forma intencional, a inserção do aluno no processo da aprendizagem, considerando-o membro ativo na construção do saber, através de opiniões, ideias, questionamentos e discussões, se colocando no lugar de mediador do conhecimento.

                      Uma das técnicas das Metodologias Ativas é a Aula Invertida, que por sinal já é praticada pelas Escolas Bíblicas ao longo da história dos batistas, até mesmo para o ensino de crianças, que contam com a ajuda dos pais e/ou responsáveis nas atividades feitas em casa. Ela insere o aluno no processo da aprendizagem pela disponibilização prévia dos conteúdos a serem abordados nos encontros dos grupos de estudo. Esse acesso torna-se possível devido ao material didático que o aluno recebe e outros fornecidos pelo professor, processo que se tornou mais fácil por causa dos recursos tecnológicos virtuais de aprendizagem que visam inteirar os alunos sobre o assunto tratado. O aluno tem a oportunidade de ler textos, assistir a vídeos, anotar dúvidas, escrever comentários e refletir sobre questões, referentes ao conteúdo a ser estudado no encontro seguinte, juntamente com outros alunos e professores, tendo a chance de discutir o que aprendeu com suas atividades em casa, reorganizando e aumentando o seu conhecimento.

                      A Aula Invertida torna o processo de aprender muito mais interativo do que no modelo tradicional do “professor falar e o aluno ouvir”. Se no modelo tradicional os estudantes vão para a sala de aula receber os conteúdos para, em suas casas, fazer as leituras solicitadas e resolver os exercícios propostos, nessa nova configuração a lógica se inverte: eles constroem de modo autônomo os conhecimentos em casa, indo ao ambiente escolar para expandi-los. 

                      Aula Invertida é um método considerado inovador, pela Educação Geral. Ele mistura o que há de mais eficiente nas teorias que explicam, descrevem e preveem como as pessoas constroem conhecimentos, com o uso de recursos tecnológicos disponíveis para aprender, tornando a aprendizagem mais produtiva.

                      Considerando a potencialização do aprendizado através do método da Aula Invertida apresentamos algumas dicas que podem fazer parte do planejamento dos estudos bíblicos:

                      1. Incentivo à leitura prévia dos textos bíblicos nos quais se baseia o estudo – leitura bíblica diária;
                      2. Incentivo à leitura e estudo prévio do conteúdo a ser discutido em grupo, com anotações, comentários, dúvidas etc. – Estudo da Lição;
                      3. Indicação de leitura de outros textos relacionados – links de sites e blogs – por meio de mensagens instantâneas ou e-mail;
                      4. Indicação de vídeos relacionados aos assuntos de estudo;
                      5. Inserção do aluno nas discussões, debates, questionamentos, mediados por eles mesmos ou pelo professor;   
                      6. União da teoria e prática – sugestão de atividades pós-estudos como forma de praticar o que aprendeu.

                      Quando o aluno participa ativamente do processo de aprendizagem torna-se mais fácil para ele contextualizar as situações discutidas em sala de aula e fazer uma aplicação prática do conteúdo. Ele consegue se envolver mais no estudo porque todos os seus sentidos são estimulados. Ele passa a reter mais informações. Ele consegue fazer conexões entre os conteúdos analisados e os acontecimentos do dia a dia. Ele se torna mais consciente da sua cidadania, mais preparado para encarar os desafios profissionais, familiares, enfim os desafios contemporâneos a que como cristãos estamos expostos dia a dia. 

                       

                      REFERÊNCIAS 

                      http://fappes.edu.br/blog/carreira/metodologia-ativa-na-graduacao/
                      http://fappes.edu.br/blog/metodologia-ativa/sala-de-aula-invertida/

                      Compartilhar
                      3
                      Senhorinha Gervásio
                      Senhorinha Gervásio

                      Artigos Relacionados

                      14/07/2025

                      Autoridade do professor em sala de aula: capacitado por Deus para a obra do ministério do ensino


                      Leia mais
                      11/07/2025

                      A dignidade da vida humana à luz das escrituras e o fenômeno reborn: um olhar necessário


                      Leia mais
                      09/07/2025

                      Metodologias atuais para o ensino bíblico (Parte 1): aprendizagem baseada em experiência


                      Leia mais

                      Deixe um comentário Cancelar resposta

                      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

                      Nossos Contatos

                      (11) 91654-2069

                      contato@oecbb.com.br

                      Rua José Higino, 416 - Prédio 30
                      Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
                      CEP: 20510-412



                      Institucional

                      • Sobre a OECBB
                      • Equipe Gestora
                      • Estatuto
                      • Perguntas Frequentes

                      Links Úteis

                      • Convenção Batista Brasileira
                      • Junta de Missões Nacionais
                      • Junta de Missões Mundiais
                      • O Jornal Batista
                      © 2025 OECBB Todos Direitos Reservados - Desenvolvido por: Sales Publicidade
                      • Área do Filiado
                      0

                      R$ 0,00

                                No results See all results
                                • Área do Filiado
                                ✕

                                Entrar

                                Perdeu sua senha?

                                ✕

                                Carrinho

                                Continuar para Finalização
                                Continuar comprando Ver carrinho
                                Precisa de ajuda?
                                OECBB
                                Olá
                                Podemos te ajudar?
                                Conversar
                                Usamos cookies para oferecer uma experiência melhor no site. Mas respeitamos a sua decisão e você pode aceitar ou não em compartilhar a sua experiência em nosso site.