A Educação Cristã deve começar nos primeiros anos de vida do ser humano (entre os familiares próximos), pois o início de um novo ciclo de vida traz a oportunidade de corrigir erros cometidos pela geração anterior (falta de conhecimento bíblico). Nos momentos preliminares de uma nova geração, para que a estrutura familiar possa subsistir nas décadas que se seguirão, faz-se necessário apresentar, ao “recém-chegado(a)”, uma ordem dada por Deus no Monte Sinai, isto é, o 5º Mandamento (“Honra teu pai e tua mãe, para que tenhas vida longa na terra que o SENHOR teu Deus te dá”, conforme está registrado em Êxodo 20.12).
“A honra dos filhos aos pais está no cerne, pois é no lar que ocorre o ensino da Aliança” (HILL e WALTON, 2006, p. 152). Tal preciosidade foi cristalizada no ordenamento jurídico brasileiro para que, no futuro, as novas gerações possam continuar cultivando essa reverência, não deixando os genitores largados à própria sorte, conforme está elencado no artigo 229, da Constituição Federal (“os pais têm o dever de assistir, criar e educar os filhos menores, e os filhos maiores têm o dever de ajudar e amparar os pais na velhice, carência ou enfermidade”).
Esse entendimento jurídico apresentou reflexos em legislações posteriores, como no artigo 3º, do Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/2003), que dispõe que “é obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária”. Concluindo, para que o respeito pelos idosos continue existindo no futuro, será necessário que essas sementes (da Educação Cristã) sejam plantadas no presente, pois só é possível colher o que foi semeado (vale a pena destacar a passagem registrada em Levítico 19.32: “Levanta-te diante dos idosos, honra a pessoa do ancião e teme o teu Deus. Eu sou o SENHOR”.
BIBLIOGRAFIA
BÍBLIA, Antigo e Novo Testamento da. Bíblia Sagrada – Nova Tradução na Linguagem de Hoje. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 2015.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm>. Acesso em: 01 dez. 2021
BRASIL. Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003. Dispõe sobre o Estatuto do Idoso. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/2003/L10.741.htm>. Acesso em: 01 dez. 2021.
HILL, Andrew E. e WALTON, J. H. Panorama do Antigo Testamento. São Paulo: Vida, 2006.
1 Comment
Muito bom, Parabéns!
É Fundamental o respeito e a consideração sincera para uma estrutura social e familiar saudável e os fundamentos para isso foram muito bem descritos.